SUA CONEXÃO

sábado, 20 de fevereiro de 2010

SIMPLESMENTE CORAJOSA

SIMPLESMENTE CORAJOSA

Adriana Vandoni Curvo

é professora de economia, consultora, especialista em Administração Pública pela FGV/RJ.


Blog
http://argumento.bigblogger.com.br/ .

PRESIDENTE, VÁ SE FODER!

por Adriana Vandoni Curvo

Não sei se é desespero ou ignorância. Pode ser pelo convívio com as más companhias, mas eu, com todo o respeito que a "Instituição" Presidente da República merece, digo ao senhor Luis Inácio que vá se foder. Quem é ele para dizer, pela segunda vez, que tem mais moral e ética "que qualquer um aqui neste país"? Tomou algumas doses a mais do que o habitual, presidente?

Esta semana eu conheci Seu Genésio, funcionário de um órgão público que tem infinitamente mais moral que o senhor, Luis Inácio.

Assim como o senhor, Seu Genésio é de origem humilde, só estudou o primeiro grau e sua esposa foi babá. Uma biografia muito parecida com a sua, com uma diferença, a integridade. Ao terminar um trabalho que lhe encomendei, perguntei a ele quanto eu o devia. Ele olhou nos meus olhos e disse:

- Olha doutora, esse é o meu trabalho. Eu ganho para fazer isso. Se eu cobrar alguma coisa da senhora eu vou estar subornando. Vou sentir como se estivesse recebendo o mensalão.

Está vendo senhor presidente, isso é integridade, moral, ética, princípios coesos. Não admito que o senhor desmereça o povo humilde e trabalhador com seu discurso ébrio.

Seu Genésio, com a mesma dificuldade da maioria do povo brasileiro, criou seus filhos. E aposto que ele acharia estranho se um dos quatro passassem a ostentar um patrimônio exorbitante, porque apesar tê-los feito estudar, ele tem consciência das dificuldades de se vencer. No entanto, Lula, seu filho recebeu mais de US$ 2.000.000,00 (dois milhões de dólares) de uma empresa de telefonia, a Telemar. E isso, apenas por ser seu filho, presidente! Apenas por isso e o senhor achou normal. Não é corrupção passiva? Isso é corrupção Luis Inácio! Não é ético nem moral! É imoral!

E o senhor acha isso normal? Presidente, sempre procurei criar os meus filhos dentro dos mesmos princípios éticos e morais com que fui criada. Sempre procurei passar para eles o sentido de cidadania e de respeito aos outros. Não posso admitir que o senhor, que deveria ser o exemplo de tudo isso por ser o representante máximo do Brasil, venha deturpar a educação que dou a eles. Como posso olhar nos olhos dos meus filhos e garantir que o trabalho compensa, que a vida íntegra é o caminho certo, cobrar o respeito às instituições, quando o Presidente da República está se embriagando da corrupção do seu governo e acha isso normal, ético e moral?

Desafio o senhor a provar que tem mais moral e ética que eu!

Quem sabe "vossa excelência" tenha perdido a noção do que seja ética e moralidade ao conviver com indivíduos inescrupulosos, como o gangster José Dirceu (seu ex-capitão), e outros companheiros de partido, não menos gangsteres, como Delúbio, Sílvio Pereira, Genoíno, entre outros.

Lula, eu acredito que o senhor não saiba nem o que seja honestidade, uma prova disso foi o episódio da carteira achada no aeroporto de Brasília. Alguém se lembra? Era início de 2004, Waldomiro Diniz estava em todas as manchetes de jornal quando Francisco Basílio Cavalcante, um faxineiro do aeroporto de Brasília, encontrou uma carteira contendo US$ 10 mil e devolveu ao dono, um turista suíço. Basílio foi recebido por esse senhor aí, que se tornou presidente da república. Na ocasião, Lula disse em rede nacional, que se alguém achasse uma carteira com dinheiro e ficasse com ela, não seria ato de desonestidade, afinal de contas, o dinheiro não tinha dono. Essa é a máxima de Lula: achado não é roubado.

O turista suíço quis recompensar o Seu Basílio lhe pagando uma dívida de energia elétrica de míseros 28 reais, mas as regras da Infraero, onde ele trabalha, não permitem que funcionários recebam presentes. E olha que a recompensa não chegava nem perto do valor da Land Rover que seu amigo ganhou de um outro "amigo".

Basílio e Genésio são a cara do povo brasileiro. A cara que Lula tentou forjar que era possuidor, mas não é. Na verdade Lula tinha essa máscara, mas ela caiu. Não podemos suportar ver essa farsa de homem tripudiar em cima na pureza do nosso povo. Lula não é a cara do brasileiro honesto, trabalhador e sofrido que representa a maioria. Um homem que para levar vantagem aceita se aliar a qualquer um e é benevolente com os que cometem crimes para benefício dele ou de seu grupo e ainda acha tudo normal! Tenha paciência! "Fernandinho Beira-Mar", guardando as devidas proporções, também acha seus crimes normais.

Desculpe-me, 'presidente', mas suas lágrimas apenas maculam a honestidade e integridade do povo brasileiro, um povo sofrido que vem sendo enganado, espoliado, achacado e roubado há anos. E é por esse povo que eu me permito dizer: Presidente, vá se foder!

Adriana Vandoni Curvo

E-mail: avandoni@uol.com.br

Blog: http://argumento.bigblogger.com.br/

Cuiabá / MT

A origem do ingrediente e uma receita afetuosa de pudim com baba-de-moça

Marcela Besson, iG São Paulo | 19/02/2010 20:10

Foto: Flavio Moraes/Foto Arena

O doce preparado pela chef Mara Salles é dourado por fora e amarelinho e macio por dentro

Mandioca, aipim, macaxeira. O nome varia de acordo com a região, mas cozinheiros de norte a sul do Brasil defendem: o ingrediente é um dos mais representativos da culinária nacional, expressão máxima da nossa herança indígena. A chef Mara Salles, do restaurante Tordesilhas, em São Paulo, descreve o produto com a autoridade de quem pesquisa há anos as tradições da nossa cozinha: “É o alimento com maior potencial gastronômico e cultural do país”.

Bem antes dela, o folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo, em sua obra História da Alimentação no Brasil, já havia elevado a mandioca ao posto de “rainha” – já que dela quase tudo se aproveita. Não à toa, no século XVIII ganhou o nome científico de Manihot utilíssima. Com utensílios primitivos, mas engenhosos, os nativos aprenderam a extrair deste tubérculo uma tribo de derivados.

Depois de ralada, a parte sólida vai para o forno e se transforma em farinhas de texturas variadas. À porção líquida que escorre da moagem dá-se o nome de tucupi, muito usado em pratos da região amazônica. O amido que se decanta deste suco, depois de escorrido e seco, pode virar polvilho, sagu, goma ou farinha de tapioca.

“São subprodutos da fécula da mandioca, com diferenças sutis e que se confundem de região para região, especialmente em relação à nomenclatura”, diz Mara Salles. Em linhas gerais, ela explica que as distinções estão ligadas à concentração de umidade, que faz mudar a textura e, consequentemente, o uso culinário de cada um.

Em outros tempos, era preciso força nos braços para ralar a mandioca e obter esses ingredientes. Hoje eles são industrializados e vendidos em saquinhos nos supermercados. Perderam o valor artesanal, mas ainda fazem as receitas afetuosas de sempre como sequilhos, biscoitos, broas, sagus puxa-puxa e bolos fofinhos.

A farinha de tapioca, em particular, tem recebido olhares generosos dos chefs de cozinha por causa da sua versatilidade. Ganhou, portanto, brilho próprio. A típica crepe, difundida com recheios doces e salgados, continua firme e forte no cardápio e na preferência nacionais. Para além dela, há outras tantas receitas, novas e antigas, feitas a partir da farinha de tapioca.

Nas mãos do chef Alex Atala, do contemporâneo D.O.M, ela virou uma versão genérica de caviar, usada em pratos sofisticados como a ostra gratinada. Na cozinha tradicionalista da chef Mara Salles, ela reina saborosa na forma de um singelo pudim.

“Aprendi a fazer com minha mãe”, conta Mara. Reproduzida com sucesso pela filha, a sobremesa é a mais vendida do cardápio do restaurante Tordesilhas, que serve até quatro pudins por dia, num total de 48 pedaços, vendidos a 17 reais cada.

Não é difícil soltar um suspiro de satisfação logo na primeira colherada porque é daquelas sobremesas que confortam e encantam pela simplicidade. O doce tem a superfície dourada pelo caramelo. Por dentro, é macio, amarelinho e levemente aerado. Os pedaços miúdos de coco fresco aparecem como elemento-surpresa, contrastando com a textura suave do miolo. E o que era bom fica ainda melhor com a delicada baba-de-moça que se deita na base do prato. É de comer com os olhos fechados.

Pudim de tapioca com baba-de-moça
Receita da chef Mara Salles, do restaurante Tordesilhas, em São Paulo

Rendimento: 12 pedaços
Tempo de preparo: mais de 1 hora

Ingredientes
Pudim
1/2 xícara (chá) de farinha de tapioca granulada
1/2 litro de leite
4 ovos (separados da seguinte forma: 3 gemas, 3 claras em neve e 1 ovo inteiro)
1 lata de leite condensado
200ml de leite de coco
l/2 coco fresco ralado
2 colheres (sopa) de manteiga

Baba-de-moça
1 litro de água
500g de açúcar
200ml de leite de coco
4 gemas

Modo de preparo
Pudim

Para hidratar a tapioca, ferva o leite, retire do fogo e introduza, imediatamente, a tapioca granulada. Misture bem, cubra com uma tampa e deixe descansar em temperatura ambiente por trinta minutos. Em seguida, caramelize uma fôrma de pudim e reserve.

Coloque no liquidificador as três gemas, o ovo inteiro, o leite e o leite condensado. Acrescente o leite de coco, o coco ralado fresco e, por último, a manteiga. Bata tudo por cerca de três minutos. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Retire a mistura do liquidificador, despeje em uma vasilha grande e vá acrescentando delicadamente as claras em neve.

Quando a mistura estiver homogênea, coloque-a na fôrma de pudim, cubra com papel-alumínio. Leve ao forno em banho-maria. Após trinta minutos, retire o papel e mantenha assando por mais trinta minutos. Desligue o fogo quando estiver dourado e espere esfriar em temperatura ambiente. Desenforme.

Baba-de-moça
Em uma panela, misture a água e o açúcar e leve ao fogo até ferver e obter uma calda em ponto de fio grosso. Retire do fogo e deixe esfriar. Misture o leite de coco e leve ao fogo em banho-maria. Passe as gemas por uma peneira e adicione-as à calda antes de entrar em ebulição. Mexa sem parar, sempre em fogo baixo. A baba-de-moça estará pronta quando a mistura começar a borbulhar na borda da panela.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

SITES IMPORTANTES SOBRE AS DOENÇAS

Veja que interessante ! Clique no assunto de seu interesse e obtenha um relatório sobre a doença.

Site Médico

Matérias:


Papilomavirus Humano (HPV)

Hemorróidas: novo procedimento cirúrgico
Acúmulo de ácido úrico no sangue? Veja como controlar

Escabiose (Sarna)
Perguntas e respostas sobre Influenza A (H1N1)

O que é Doença Celíaca?
Anorexia Nervosa: A eterna briga com o espelho
Rinosinusite
Distúrbios sexuais
Estresse: conheça este inimingo
Saiba mais sobre apnéia e ronco
Transtorno do Comer Compulsivo
Condiloma: lesões verrugosas aparelho genital
Gota: Distúrbio no Metabolismo das Purinas
Palpitações: saiba mais sobre este sintoma
É tristeza ou depressão?
Incontinência urinária: mais uma opção de tratamento
O que é a doença de refluxo gastroesofágico (DRGE)?
Desvio de septo nasal
Cuidado com pés inchados, varizes e tromboses
Doenças respiratórias de inverno

Litíase renal ( pedra nos rins )
Sangramento pelo nariz (epistaxe)

HPV, vírus que assusta

Hemorragia retal
O que é flebite?
Apendicite
Hérnia inguinal

Pedra de vesícula
Dez dicas para se proteger do câncer
Saiba mais sobre diabetes e viva melhor!
Como controlar os níveis de colesterol
Angina do peito e infarto do coração
Sangramento anal

Varizes: suas causas

A dor de ter fibromialgia

Prurido anal

Hérnias abdominais
Constipação intestinal
Tratamento lupus
Edema dos pés e pernas
Brotoeja!! cuidado... o verão se aproxima!
Cuidados com a sua coluna
As múltiplas causas das dores nas pernas

Cálculos renais
Sobre alergia ocular
O que é micose?
Stress elevado e má alimentação podem provocar úlceras
Prevenção e fatores de risco do câncer de pele
Úlceras e gastrites podem ser causadas por bactéria
Aftas, estomatite aftosa recorrente
Verão pede cuidados redobrados com os olhos
Manchas roxas podem ser um problema
De fácil contágio, escabiose pode dar trabalho
Hemorróidas: não tenha medo de tratar
Previna a bursite e evite problemas maiores
Colesterol e triglicérides: quais são os seus riscos?
Higienização nasal previne crises alérgicas
Alergia a picada de inseto
Vitiligo
Transtorno afetivo bipolar
Transtorno bipolar
DST: doença sexualmente transmissível
Neuropatia diabética

O que favorece o desenvolvimento das micoses
Enxaqueca: quais as principais causas?
Cálculos urinários/urolití ase

Existe tratamento para pessoas com incontinência urinária?
7 dores que exigem atenção máxima!
Dor no calcanhar é sintoma de fascite

Perguntas e respostas sobre hérnia inguinal
Herpes genital, uma dst, que não tem cura
O que desencadeia uma crise de asma?
Saiba mais sobre gota (excesso de ácido úrico no sangue)
Bursite
Tosse crônica
Alguns alimentos contribuem para disseminação do vírus da herpes
Comer compulsivo
Bulimia
Anorexia

5 dicas para prevenir o câncer colorretal
Pediculose pubiana (chato)
Fibromialgia e formas de tratamento
Informações sobre prolapso da válvula mitral
Hiperidrose é tratada com toxina botulínica
Depressão: o mal do século
O que é lelicobacter pylori (H. pylori)?
Algumas dicas para quem quer parar de fumar
Orientações para problemas digestivos
Resfriados/gripes e suas conseqüências
Cuidado com pés inchados
Tipos de diarréias mais freqüentes
Cirrose hepática: dúvidas mais freqüentes
O diabetes e as complicações dos pés
Hipertireoidismo: sintomas e tratamento
Gordura no fígado: esteatose hepática
Hérnia de disco: perguntas e respostas
Gota: dicas de tratamento nutricional
O que é hepatite C
Comer-compulsivo: transtorno mais freqüente em mulheres
Sintomas comuns da bulimia

Síndrome do pânico: saiba como lidar com ela
Perguntas e respostas sobre HPV
Veja algunas doenças sexualmente transmissíveis
Sintomas da enxaqueca
Informações sobre herpes simples
Afecções do pulmão
Dispareunia - dor durante a relação sexual
Hemorróidas: sintomas, tratamento e prevenção
Conseqüências da bulimia...
Dicas para diminuir ou parar de consumir bebidas

Perguntas e respostas sobre herpes genital
O que é pancreatite?
Alimentação para quem tem gastrite
Efeitos da maconha no organismo
Desidrose (dermatite crônica das mãos e pés)
Bromidrose: suor com cheiro desagradável
O que é prolapso da válvula mitral ?
Sinusite: sintomas e recomendações

Anemia: muitos têm, poucos sabem
Mau hálito - um problema social
As verrugas genitais são sexualmente adquiridas
O que é artrose e "bico de papagaio "?
Distúrbios da tireóide
Clamídia: doença sexualmente transmissível

Tricomoníase: infecção da vagina e do pênis
Infecção urinária: sintomas mais comuns
Recomendações para quem está com tosse
Úlcera: sintomas, cuidados e recomendações alimentares
Recomendações para quem tem hemorróidas
Respostas e dúvidas sobre dores na coluna
Dicas para parar de fumar
Dicas de alimentação para quem tem úlcera
Dor de cabeça: mitos e verdades
Saiba o que é diabetes: sintomas e diagnóstico
Parkinson: saiba mais sobre a doença

A gagueira tem muitas faces
O dia-a-dia de um portador de diabetes
A importância do iodo na alimentação
Após feito o diagnóstico de hipertensão arterial como tratá-la?
Hipertensão, tabagismo e visão
Como manter a saúde ocular
Perguntas e respostas sobre asma brônquica
Alergia: conheça mais sobre essa inimiga
Cuidados com os pés do diabético
Fatores de risco das doenças do coração
Mais informações sobre doenças renais
Tabagismo + colesterol = doenças do coração
Perguntas e respostas sobre hérnia de disco
Sinais e sintomas do hipotireoidismo
Mais informações sobre herpes
Lentes de contato: conheça as verdades e mitos
O que é síndrome do intestino irritável?
Buscando soluções para a infertilidade
Neuróbica - ginástica para o cérebro para escapar do Alzheimer
Cuidado com a postura ao usar o computador
Conseqüências do tabagismo passivo
Está de cama? dicas para evitar que o corpo fique dolorido
Mais infomações sobre diabetes

Doenças cardiovasculares e os hábitos da vida
Saiba mais sobre palpitações
Saiba mais sobre LER (lesão por esforço repetitivo)
Esclareça suas dúvidas sobre obesidade
O que é doença do refluxo?
Diagnóstico precoce reduz em 50% a taxa de câncer

Doenças de verão
Dor nos ombros
Principais causas da osteoporose
O que é hanseníase
Causa e prevenção das frieiras
Riscos da obesidade
Ganho de peso pode ser retenção de líquidos
Perguntas e respostas sobre hipertensão arterial
Perguntas e respostas sobre lúpus
Saiba mais sobre fibromialgia
Cuidado com o ‘ritmo’ do seu coração
Conjuntivite: é preciso estar alerta
Como usar o colírio corretamente
Coçar os olhos pode ser sinal de doenças
Automedicação: o barato que sai caro
Perguntas e respostas sobre anorexia e bulimia
O que é pé-de-atleta?

Saiba mais sobre ansiedade
Qual a causa e a prevenção da hipertensão arterial?
Perguntas e respostas sobre depressão

Mais informações sobre alergia respiratória
Perguntas e respostas sobre cirurgia a laser nos olhos
Óculos de má qualidade fazem mal aos olhos?
O computador e seus olhos
Proteja-se de algumas doenças típicas do verão
O que é língua presa?
Terçol - lesão da pálpebra
“Proteger os olhos dos raios ultravioleta: como e porquê”
Vista cansada tem correção
Diabetes e uma dieta sadia
Informações sobre rouquidão
Entenda a esofagite de refluxo
Recomendações aos doentes com alergia respiratória
Perguntas e respostas sobre catarata
Como usar corretamente as lentes de contato
Dúvidas mais comuns sobre alergia
O que é alergia respiratória?
Doenças causadas pelo excesso de álcool
O alcoolismo pode causar doença do fígado?
Fatores de risco cardíaco
Glaucoma este mal silencioso.

O que é psoríase?
O que fazer quando estou em crise de enxaqueca?
Tempo seco: dicas para evitar problemas respiratórios
Conjuntivite: sintomas e tratamento

Saiba mais sobre pedras nos rins e na bexiga
Gastrite tem cura?
O que é artrite reumatóide?
O que é urticária?
O que é a doença reumática?
Como a fibromialgia se manifesta?
Tabagismo: vilão da saúde
Saiba mais sobre bronquite

Defesas imunológicas
Gripe e resfriado: doenças diferentes
A tosse e seus significados
Como evitar as crises da enxaqueca
O que é cefaléia tensional?
Hipertensão: um mal cada vez mais freqüente