SUA CONEXÃO

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Consumir alimentos frescos, orgânicos e crus deixa a pessoa mais bem disposta, dizem os defensores da alimentação viva

Foto: Getty Images

Alimentação viva: consumir alimentos frescos, orgânicos e crus deixa a pessoa mais bem disposta, dizem os defensores dessa dieta

Você conseguiria comer apenas produtos crus ou levemente cozidos? É assim na chamada alimentação viva, um braço do vegetarianismo. A vantagem, segundo os defensores da dieta, é que a vitalidade da comida é transferida para quem consome.

Não, alimentação viva não significa colocar alguma coisa se mexendo no prato. É um tipo de nutrição que prioriza principalmente brotos, sementes germinadas, frutas, legumes e verduras. De preferência, tudo orgânico. Os adeptos da dieta, também conhecida como life food, acreditam que os brotos têm mais energia vital e que quem os consome também tem. Detalhe: segundo os preceitos da alimentação viva, nada pode ultrapassar a temperatura de 40 graus Celsius no processo de preparação - só para comparar, um bolo simples ou um pão caseiro dificilmente são assados em forno comum a menos de 180 graus.

No preparo, o fogão é deixado de lado e dá lugar a um equipamento chamado desidratador, um aparelho que ajuda a cozinhar os alimentos. O processo é lento e a temperatura pode ser controlada. Existem produtos domésticos à venda, que custam a partir de 100 reais.

Entre os especialistas, há quem defenda o cozimento ao sol. Você leu direito: demora muito mais para ficar pronto e tem de ter alguns cuidados bem peculiares, como cobrir o alimento com uma telha, mas a vantagem principal seria absorver a energia solar.

A comida não é fria
A chef Tiana Rodrigues, do restaurante Universo Orgânico, no Leblon, Rio de Janeiro, desmente que tudo seja consumido frio. "As pessoas têm essa ideia, mas os pratos são mornos. Não é pelando de quente, nem congelado".

Tiana conheceu a alimentação viva em Nova York, quando teve contato com as ideias de David Jubb. O neurofisiologista australiano, considerado um guru do vegetarianismo, acredita que quando o alimento passa dos 40 graus Celsius ele perde enzimas essenciais para a digestão. Quando cozidos, os produtos perdem enzimas e com isso o organismo trabalha mais para compensar e, com o tempo, se desgasta, explica Ana Maria Figueiredo Ramos, nutricionista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

É com o desidratador que Tiana prepara os pratos mais "acessíveis ao paladar", como pizzas, pães, lasanhas, crepes e até um hambúrguer. "As pessoas pensam que é só capim, mas não é. Faço uma massa de nozes, alho, cebola e cogumelo portobello, que dizem valer por um bifinho de tão nutritivo", diz. "Coloco no desidratador e sai de lá com o formato de um hambúrguer. Costumo servir com salada, para repor o líquido perdido no processo, pão de essênio (feito de grãos e que não é assado) e maionese enriquecida com castanha de caju", ensina.

O mineiro Flávio Passos descobriu a alimentação viva na Califórnia. Ele prefere as receitas mais simples. "Bebidas rápidas são as minhas preparações preferidas, mas também faço pizzas com queijo de amêndoas, espaguete de algas marinhas, bolos e tortas", conta o chef, que é especialista em nutrição orgânica. Para ele, um pouco de criatividade e alguma técnica bastam para que alimentos crus e saborosos possam atrair cada vez mais interessados.

Outro lado
Apesar da dieta do life food ser bastante nutritiva, ela não é suficiente para repor tudo que o corpo precisa. Nem sempre o alimento cru é o mais adequado para nosso organismo. "Soja, feijões, ervilha e grão de bico crus ou pouco cozidos, por exemplo, podem conter substâncias chamadas de "antinutricionais" e que interferem na absorção de vitaminas e minerais", observa a nutricionista Kátia Gavranich Camargo, de São Paulo.

"Uma alimentação composta somente por alimentos cozidos também é pobre em nutrientes, pois muitos se perdem durante o cozimento. O ideal seria compor uma dieta com proporções equilibradas dos dois para o bom funcionamento do organismo", completa. Assim como o consumo dos alimentos crus tem suas vantagens, o cozimento também. Ele é responsável por aniquilar microorganismos que podem ser nocivos à saúde e até mesmo garantir mais sabor para a comida.

Há teorias que garantem que a cocção também foi importante para a evolução do homem. Uma delas é do antropólogo de Harvard, Richard Wrangham, autor do livro Catching Fire: How Cooking Made Us Human (Pegando Fogo: como o Cozimento nos Tornou Humanos, em tradução literal). No livro, ele explora o assunto e diz que foi o domínio do fogo e o cozimento das carnes que fez com que o ser humano se diferenciasse dos chimpanzés.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

VETERINÁRIO EXEMPLAR - MORRE EM SÃO PAULO

Dr. Marcel Benedeti

Que os animais que já se foram desta dimensão - e tiveram seus donos esclarecidos e confortados com a leitura do livro do Dr. Marcel Benedeti "Todos os animais merecem o céu" - possam fazer um grande corredor de boas vindas para acolhê-lo na nova moradia.



O veterinário e defensor de animais Marcel Benedeti morre em SP


Marcel Benedeti

Morreu hoje em São Paulo, aos 47 anos, vítima de câncer, o médico-veterinário, escritor espírita e defensor dos animais, Marcel Benedeti. Ele era vegetariano e dedicou a vida aos animais e a conscientizar as pessoas da necessidade de tratar todas as espécies com respeito e compaixão.

Benedeti apresentava um programa na Rádio Boa Nova (“Nossos Irmãos Animais”), único no gênero, que mostrava os animais como seres inteligentes e sensíveis, capazes de compreender as nossas ações sobre eles. Com o programa Marcel Benedeti conseguiu mudar o ponto de vista de milhares de pessoas que se tornaram vegetarianas por simples demonstração de respeito aos animais. Milhares de pessoas que não davam importância aos seus animais passaram a respeitá-los e a tratá-los com a dignidade que merecem, tanto quanto nós.

Ainda na tentativa de ampliar a consciência nas pessoas, criou uma associação, que tem como objetivo educar as pessoas por meio de cursos, que envolvem o aprendizado da ética no trato com os animais. Por intermédio da associação, Marcel Benedeti conseguiu arrecadar rações e medicamentos distribuídas aos animais carentes, contribuindo assim para salvar milhares de vidas animais. Certo de que a educação é o caminho correto para uma vida melhor e mais digna aos animais e pessoas, Marcel Benedeti defendia, que ampliando o seu pequeno projeto de educação ética, se ampliariam os horizontes da dignidade humana para com os animais. Seu objetivo era ver os animais sendo tratados com dignidade e respeito, pois acreditava que um crime cometido contra um animal tem a mesma gravidade de um crime cometido contra uma pessoa.

Por seu amor aos animais, ele fazia consultas, cirurgias e até dava medicamentos às pessoas carentes, que mal tinham o que comer em casa, para que seus animais não sofressem ainda mais.

Marcel Benedeti publicou também sete livros. O primeiro a ser editado foi Todos os Animais Merecem o Céu; o segundo: Todos os Animais São Nossos Irmãos; o terceiro: Animais no Mundo Espiritual; o quarto: A Espiritualidade dos Animais; o quinto Histórias Animais que as Pessoas Contam, Errar é Humano – Perdoar é Canino, Os Animais Conforme o Espiritismo e, mais recentemente, Animais: Tudo o que Você Precisa Saber, e o último Os Animais conforme o Espiritismo.

O corpo será cremado nesta terça-feira (02) no Crematório da Vila Alpina, às 10h00.

Nota da Redação:
Fica aqui a nossa homenagem para uma pessoa de grande caráter, que trabalhou incansavelmente, em sua área, pelo reconhecimento dos direitos animais.

http://www.anda.jor.br/?p=44682

ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais
www.anda.jor.br

Data: 02/02/10

Hora: 03:08

É HORA DO POVO SABER AS FALCATRUAS QUE ELES FAZEM. OS POLÍTICOS QUE PROMETEM E NADA FAZEM A NÃO SER ENGORDAR DE NOTAS DE REAL E DOLLAR AS CUECAS DELES

ACHO MUITO BOM VOCÊS LEREM, DIVULGAR, GUARDAR E COMEÇAR A COBRAR ESSES POLÍTICOS! (E-mail do senadores)

Congresso PRAlamentar
As leis abundam nos Estados mais corruptos”.
(Corruptissima in republica plurimae leges)
(Tácito)
DOS SENADORES EM EXERCÍCIO,
APENAS 27 DELES TERMINARÃO O MANDATO EM 2.015.
PORTANTO, O RESTANTE TENTARÁ SE REELEGER, AI DAREMOS O TROCO NELES.
DIVULGUE ESSA INFORMAÇÃO E/OU ESTE E-MAIL PARA OS SEUS AMIGOS, AMIGOS DE SEUS AMIGOS, MAIS AMIGOS, AMIGOS DE QUALQUER UM E SEUS PARENTES.
É HORA DE COMEÇARMOS A FAZER A NOSSA PARTE. MUITO EMBORA ELES JÁ ESTEJAM MILIONÁRIOS...
VAMOS FAZER ELES ENTRAREM EM OUTRA PROFISSÃO OU VOLTAREM A FAZER O QUE NÃO SABEM!
Caso você vote em branco na próxima eleição? O seu voto é descartado apenas, caso não tenha sido feito já alguma alteração nos programas quando são carregados nas máquinas de votação, computando para quem quer que esteja programado. Eu não duvido não disso. Espero que você se lembre das máquinas alteradas pelo PT na eleição da cidade de Guarulhos no Estado de São Paulo. E se você quer saber... Nada aconteceu além da divulgação pela imprensa. Esta hoje está amordaçada pela quantidade de dinheiro público gasto nas empresas de comunicações, principalmente de televisão.
AGORA VOCÊ ANULANDO O SEU VOTO!!! ELE É CANCELADO, E SE CONSEGUIRMOS FAZER ISSO EM 50% MAIS 1 (UM). A ELEIÇÃO É CANCELADA EM NÍVEL NACIONAL!
O MAIS IMPORTANTE É QUE;
TODOS OS CANDIDATOS QUE ESTAVAM INSCRITOS NESTA ELEIÇÃO QUE FOI ANULADA, NÃO PODERÃO SE CANDIDATAR NOVAMENTE.
SOMENTE EM 4 ANOS APÓS O FATO OCORRIDO.
FALE COM TODOS SEUS AMIGOS. O BRASIL AGRADECE.
BRASIL MELHOR ACIMA DE TUDO!
NÓS TEMOS A ARMA QUE MATA POLÍTICOS.
O NOSSO "TITULO DE ELEITOR".
Só para esclarecer você novamente e farei isso direto. Não tenha medo deles, nós é que pagamos as contas por enquanto. Além disso, essa p... de constituição de 1988, está valendo, ao menos para alguma coisinha.
Art. 5º. da Constituição Brasileira.
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
Portanto, faça a sua parte todo dia pela MORALIDADE do nosso país!
"Não há nenhum pensamento importante que a burrice não saiba usar, ela é móvel para todos os lados e pode vestir todos os trajes da verdade. A verdade, porém, tem apenas um vestido de cada vez e só um caminho, e está sempre em desvantagem." (Robert Musil)
Senador, invertendo as letras = DESONRA
Saudações
GERALDO NOGUEIRA
PS. Esta relação é atualizada com os endereços de correio dos elementos que compõem o senado.
Esperem a relação dos dePUTAdos federais, com as suas respectivas profissões.
Então, você saberá quais são os profissionais que BRINCAM DE FAZER LEIS NESTE PAÍS.
Já os senadores não disponibilizam suas profissões ABERTAS. Somente alguns em sua página pessoal.
Mas cheguei a entrar em algumas páginas e bibliografias. Um do Amazonas, fiquei de queijo caído com a riqueza de informações. Confira você também...
Agora você pode imaginar os governadores, dePUTAdos estaduais, vereadores, prefeitos, principalmente de cidades pequenas.
Nesta relação abaixo, clicando no nome do senador, abrirá a página pessoal do mesmo.
Adelmir Santana DEM DF 52ª-53ª 2003-2011
Almeida Lima PMDB SE 52ª-53ª 2003-2011
Aloizio Mercadante PT SP 52ª-53ª 2003-2011
Alvaro Dias PSDB PR 53ª-54ª 2007-2015
Antonio Carlos Júnior DEM BA 52ª-53ª 2003-2011
Antonio Carlos Valadares PSB SE 52ª-53ª 2003-2011
Arthur Virgílio PSDB AM 52ª-53ª 2003-2011
Augusto Botelho PT RR 52ª-53ª 2003-2011
César Borges PR BA 52ª-53ª 2003-2011
Cícero Lucena PSDB PB 53ª-54ª 2007-2015
Cristovam Buarque PDT DF 52ª-53ª 2003-2011
Delcídio Amaral PT MS 52ª-53ª 2003-2011
Demóstenes Torres DEM GO 52ª-53ª 2003-2011
Edison Lobão ???? MA 52ª-53ª 2003-2011 Agora é Ministro do Lulla
Eduardo Azeredo PSDB MG 52ª-53ª 2003-2011
Eduardo Suplicy PT SP 53ª-54ª 2007-2015
Efraim Morais DEM PB 52ª-53ª 2003-2011
Eliseu Resende DEM MG 53ª-54ª 2007-2015
Epitácio Cafeteira PTB MA 53ª-54ª 2007-2015
Expedito Júnior PR RO 53ª-54ª 2007-2015
Fátima Cleide PT RO 52ª-53ª 2003-2011
Fernando Collor PTB AL 53ª-54ª 2007-2015
Flávio Arns PT PR 52ª-53ª 2003-2011
Flexa Ribeiro PSDB PA 52ª-53ª 2003-2011
Francisco Dornelles PP RJ 53ª-54ª 2007-2015
Garibaldi Alves Filho PMDB RN 52ª-53ª 2003-2011
Geraldo Mesquita Júnior PMDB AC 52ª-53ª 2003-2011
Gerson Camata PMDB ES 52ª-53ª 2003-2011
Gilberto Goellner DEM MT 52ª-53ª 2003-2011
Gilvam Borges PMDB AP 52ª-53ª 2005-2011 (SENADOR TAMPÃO)
Gim Argello PTB DF 53ª-54ª 2007-2015
Heráclito Fortes DEM PI 52ª-53ª 2003-2011
Ideli Salvatti PT SC 52ª-53ª 2003-2011
Inácio Arruda PC DO B CE 53ª-54ª 2007-2015
Jarbas Vasconcelos PMDB PE 53ª-54ª 2007-2015
Jayme Campos DEM MT 53ª-54ª 2007-2015
PDT AM 52ª-53ª 2003-2011
João Durval PDT BA 53ª-54ª 2007-2015
João Pedro PT AM 53ª-54ª 2007-2015
João Ribeiro PR TO 52ª-53ª 2003-2011
João Tenório PSDB AL 52ª-53ª 2003-2011
João Vicente Claudino PTB PI 53ª-54ª 2007-2015
José Agripino DEM RN 52ª-53ª 2003-2011
José Nery PSOL PA 52ª-53ª 2003-2011
José Sarney PMDB AP 53ª-54ª 2007-2015 (O DE SEMPRE, NA LISTA NÃO CONSTA)
Kátia Abreu DEM TO 53ª-54ª 2007-2015
Leomar Quintanilha PMDB TO 52ª-53ª 2003-2011
Lobão Filho PMDB MA 52ª-53ª 2003-2011 (TAL PAI, TAL FILHO)
Lúcia Vânia PSDB GO 52ª-53ª 2003-2011
Magno Malta PR ES 52ª-53ª 2003-2011 (O CARA DA CPI "ETERNA PEDOFILIA")
Mão Santa PMDB PI 52ª-53ª 2003-2011 (FAZ DISCURSO NA SEGUNDA PARA BATER UM RECORDE NO ANAL DO SENADO)
Marcelo Crivella PRB RJ 52ª-53ª 2003-2011 (PRIMO DO SAI CAPETA)
Marco Maciel DEM PE 52ª-53ª 2003-2011
Marconi Perillo PSDB GO 53ª-54ª 2007-2015
Maria do Carmo Alves DEM SE 53ª-54ª 2007-2015
PT AC 52ª-53ª 2003-2011
Mário Couto PSDB PA 53ª-54ª 2007-2015
Mauro Fecury PMDB MA 52ª-53ª 2003-2011 (O CARA NÃO TEM E-MAIL) TEL.(61) 3303-3069
Mozarildo Cavalcanti PTB RR 53ª-54ª 2007-2015
Neuto De Conto PMDB SC 52ª-53ª 2003-2011
Osmar Dias PDT PR 52ª-53ª 2003-2011
Papaléo Paes PSDB AP 52ª-53ª 2003-2011
Patrícia Saboya PDT CE 52ª-53ª 2003-2011
Paulo Duque PMDB RJ 52ª-53ª 2003-2011
Paulo Paim PT RS 52ª-53ª 2003-2011
Pedro Simon PMDB RS 53ª-54ª 2007-2015
Raimundo Colombo DEM SC 53ª-54ª 2007-2015
Renan Calheiros PMDB AL 52ª-53ª 2003-2011 (IMAGINAVA QUE COMIA SOZINHO E A GENTE PAGAVA A CONTA)
Renato Casagrande PSB ES 53ª-54ª 2007-2015
PRB PB 52ª-53ª 2003-2011
Romero Jucá PMDB RR 52ª-53ª 2003-2011
Romeu Tuma PTB SP 52ª-53ª 2003-2011
DEM RN 53ª-54ª 2007-2015
Sérgio Guerra PSDB PE 52ª-53ª 2003-2011
Sérgio Zambiasi PTB RS 52ª-53ª 2003-2011
Serys Slhessarenko PT MT 52ª-53ª 2003-2011
Tasso Jereissati PSDB CE 52ª-53ª 2003-2011
Tião Viana PT AC 53ª-54ª 2007-2015
Valdir Raupp PMDB RO 52ª-53ª 2003-2011
Valter Pereira PMDB MS 52ª-53ª 2003-2011
-----Mensagem Original-----
De: .:Geraldo Nogueira:.
Para: ...SF - Wellington Salgado de Oliveira (PMDB - MG) ; ...SF - Valter Pereira (PMDB - MS) ; ...SF - Valdir Raupp (PMDB - RO) ; ...SF - Tião Viana (PT - AC) ; ...SF - Tasso Jereissati (PSDB - CE) ; ...SF - Serys Slhessarenko (PT - MT) ; ...SF - Sérgio Zambiasi (PTB - RS) ; ...SF - Sérgio Guerra (PSDB - PE) ; ...SF - Rosalba Ciarlini (DEM - RN) ; ...SF - Romeu Tuma (DEM - SP) ; ...SF - Romero Jucá (PMDB - RR) ; ...SF - Roberto Cavalcanti (PRB - PB) ; ...SF - Renato Casagrande (PSB - ES) ; ...SF - Renan Calheiros (PMDB - AL) ; ...SF - Raimundo Colombo (DEM - SC) ; ...SF - Pedro Simon (PMDB - RS) ; ...SF - Paulo Paim (PT - RS) ; ...SF - Paulo Duque (PMDB - RJ) ; ...SF - Patrícia Saboya Gomes (PSB - CE) ; ...SF - Papaléo Paes (PSDB - AP) ; ...SF - Osmar Dias (PDT - PR) ; ...SF - Neuto De Conto (PMDB - SC) ; ...SF - Mozarildo Cavalcanti (PTB - RR) ; ...SF - Marisa Serrano (PSDB - MS) ; ...SF - Mário Couto (PSDB - PA) ; ...SF - Marina Silva (PT - AC) ; ...SF - Maria do Carmo Alves (DEM - SE) ; ...SF - Marconi Perillo (PSDB - GO) ; ...SF - Marco Maciel (DEM - PE) ; ...SF - Marcelo Crivella (PRB - RJ) ; ...SF - Mão Santa (PMDB - PI) ; ...SF - Magno Malta (PR - ES) ; ...SF - Lúcia Vânia (PSDB - GO) ; ...SF - Lobão Filho (PMDB MA) - Tampão do pai ; ...SF - Leomar Quintanilha (PMDB - TO) ; ...SF - Kátia Abreu (DEM - TO) ; ...SF - José Sarney (PMDB - AP) ; ...SF - José Nery (PSOL - PA) ; ...SF - José Maranhão (PMDB - PB) ; ...SF - José Agripino (DEM - RN) ; ...SF - Jonas Pinheiro (DEM - MT) ; ...SF - João Vicente Claudino (PTB - PI) ; ...SF - João Tenório (PSDB - AL) ; ...SF - João Ribeiro (PR - TO) ; ...SF - João Pedro (PT - AM) ; ...SF - João Durval (PDT - BA) ; ...SF - Jefferson Praia (PDT - AM) filho ; ...SF - Jayme Campos (DEM - MT) ; ...SF - Jarbas Vasconcelos (PMDB - PE) ; ...SF - Inácio Arruda (PC DO B - CE) ; ...SF - Ideli Salvatti (PT - SC) ; ...SF - Heráclito Fortes (DEM - PI) ; ...SF - Gim Argello (PTB - DF) ; ...SF - Gilvam Borges (PMDB - AP) ; ...SF - Gilberto Goellner (DEM - MT) ; ...SF - Gerson Camata (PMDB - ES) ; ...SF - Geraldo Mesquita Jr. (PMDB - AC) ; ...SF - Garibaldi Alves Filho (PMDB - RN) ; ...SF - Francisco Dornelles (PP - RJ) O cara que absolveu o Renan ; ...SF - Flexa Ribeiro (PSDB - PA) ; ...SF - Flávio Arns (PT - PR) ; ...SF - Fernando Collor (PTB - AL) Irmão ; ...SF - Fátima Cleide (PT - RO) ; ...SF - Expedito Júnior (PR - RO) ; ...SF - Epitácio Cafeteira (PTB - MA) ; ...SF - Eliseu Resende (DEM - MG) ; ...SF - Efraim Morais (DEM - PB) ; ...SF - Eduardo Suplicy (PT - SP) ; ...SF - Eduardo Azeredo (PSDB - MG) ; ...SF - Demostenes Torres (DEM - GO) ; ...SF - Delcidio Amaral (PT - MS) ; ...SF - Cristovam Buarque (PDT - DF) ; ...SF - Cícero Lucena (PSDB - PB) ; ...SF - César Borges (DEM - BA) ; ...SF - Augusto Botelho (PT - RR) - mudou para o PT ; ...SF - Arthur Virgílio (PSDB AM) ; ...SF - Antônio Carlos Valadares (PSB SE) ; ...SF - Antonio Carlos Magalhães JR (DEM - BA) ; ...SF - Alvaro Dias (PSDB - PR) ; ...SF - Aloizio Mercadante (PT - SP) ; ...SF - Almeida Lima (PMDB - SE) ; ...SF - Aldemir Santana (DEM-DF)