SUA CONEXÃO

sábado, 17 de abril de 2010

SABE QUE VOCÊ PODE APROVEITAR O LIXO ?

O que faz os japoneses serem tão cuidadosos é a educação: eles começaram a separar o lixo há 500 anos.
ROBERTO KOVALICK Tóquio
O trem parece saído de um filme de ficção. Sem maquinista, totalmente automático, passa pelo meio dos prédios a 20 metros de altura. O destino é o bairro mais moderno de Tóquio. Fica em uma ilha artificial, aterrada e construída – em grande parte – com lixo.

Ali, os japoneses ergueram hotéis, shopping centers, sedes de grandes empresas. Tem até roda gigante e uma réplica da Estátua da Liberdade. Não e só a aparência, Odaiba é como os japoneses esperam, que seja o futuro: eficiente e limpo. O bairro é um exemplo de convivência com o lixo: praticamente 100% são reaproveitados.

O brasileiro Akira morou aqui por dois anos. Agora está de mudança e, como acontece nessas situações, está produzindo muito lixo. Ele nos leva até a lixeira do prédio para mostrar que, para viver em uma sociedade limpa, é preciso obedecer a m uitas regras. Para reciclar, Akira só tinha plásticos, por isso foi tudo em uma lixeira só. Mas geralmente, dá mais trabalho: é preciso separar o lixo em mais de 10 categorias.

“No começa não é natural separar tanto lixo. No Brasil estamos acostumados a uma lixeira só. Depois, isso começa a ficar natural”, diz o brasileiro.
Parte do lixo que não pode ser reciclada: restos de comida, papéis sujos. Isso é levado em um saco para outra sala.

O lixo segue automaticamente para uma usina. Tubos trazem o lixo para a usina. São cinco tubos, vindos das cinco regiões do bairro. São como gigantescos aspiradores de pó, sugando o lixo diretamente para a usina.

Lá dentro, toneladas de lixo são despejadas a cada minuto. Uma gigantesca garra mecânica, controlada por um comando parecido com o de videogame, recolhe tudo e joga na fornalha. O calor gera eletricidade. Tudo funciona automaticamente. Os engenheiros ficam só de olho para o caso de alguma pane. Nenhum grão de sujeira é desperdiçado.

As cinzas que sobram dessa queima são reaproveitadas, por exemplo, para pavimentar as ruas.

O engenheiro explica que, provavelmente, o ar expelido pela usina é mais limpo do que o que se respira em Tóquio. A energia produzida a partir do lixo abastece até 10 mil residências. E um dos clientes é um ginásio de esportes que, para combinar com o estilo do bairro, se parece com uma nave espacial.

As piscinas do centro esportivo são usadas pelos moradores do bairro, que pagam uma taxa baixa – R$ 6 – para nadar por duas horas aqui. A água é mantida sempre a 30º. Graças à energia vinda da usina de lixo, ninguém precisa passar frio.

Os moradores aproveitam os benefícios de viver em um bairro que é um dos mais limpos do mundo. O resto do Japão não chega a ser assim, mas também não é muito diferente.

As regras de separação de lixo variam de bairro para bairro. Alguns multam os que não obedecem. Mas o que faz os japonese s tão cuidadosos é a educação: eles começaram a separar o lixo há 500 anos, é uma tradição aprendida na escola e com a família.

No Japão, não há lixeiras nas calçadas. Se a gente quiser se livrar de uma garrafa de refrigerante, por exemplo, precisa ir até uma loja de conveniência, onde há um ponto de coleta para reciclagem. O lixo é dividido em quatro categorias. Aí tem que fazer assim: primeiro joga o resto do refrigerante no ralo. A garrafa tem que estar vazia. Depois, arranca o rótulo, que vai para a lata dos plásticos. Finalmente, pode jogar a garrafa fora, no lugar apropriado.

Dá trabalho? Claro que dá. O prêmio é viver em cidades que raramente alagam em dias de chuva e com ruas que parecem sempre ter acabado de passar por uma boa faxina.

http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL1562975-16020,00-MORADORES+DE+BAIRRO+JAPONES+REAPROVEITAM+QUASE+DO+LIXO.html

COMO LIMPAR PRATA E CROMADOS EM CASA SEM GASTAR MUITO

Para quem ainda tem pratas e cromados em casa, chatíssimos de limpar com "argentala, silvo, brasso " ou seja lá o que for, aí vai uma dica genial...

Forre o fundo de uma bacia bem grande (ou do tanque mesmo) com papel de alumínio, encha com água e dissolva uma boa quantidade de sabão em pó na água.
Coloque os metais de molho por um tempinho...eis aí que surge o milagre: tudo brilhando!!!!!!!!!!
Fácil, não???

MORRE LADY LAURA AOS 96 ANOS

A mãe do cantor Roberto Carlos, Laura Moreira Braga, morreu neste sábado no Rio de Janeiro. Ela estava internada no Hospital Copa D'or desde o dia 31 de março por causa de uma infecção respiratória.

Reprodução
Roberto Carlos e Lady  Laura, em foto de arquivo
Roberto Carlos e Lady Laura,
em foto de arquivo





















Boletim divulgado pelo hospital informa que Laura apresentou uma "acentuada piora do quadro" neste sábado, quando teve duas paradas cardíacas. Ela morreu por volta das 18h20.

No atestado de óbito, constam como causas da morte: choque séptico e insuficiência respiratória aguda, decorrentes de pneumonia bacteriana e agravados por insuficiência renal crônica, insuficiência coronariana e arritmia cardíaca.

Laura Moreira Braga é conhecida como Lady Laura, nome da canção em homenagem a ela gravada por Roberto Carlos em um disco de 1978. O cantor está em Nova York, nos Estados Unidos, para apresentações.

PEDOFILIA NA IGREJA CATÓLICA ENTRE PADRE E COROINHAS !

PADRE SAFADO NÃO ORAVA MAS PRATICAVA SEXO ORAL COM OS "COROINHAS" DA IGREJA ...



O escândalo sexual teve início quando imagens do monsenhor Luiz Marques Barbosa mantendo relações sexuais com um jovem foram divulgadas na mídia nacional. Os ex-coroinhas ouvidos pela reportagem denunciaram os três religiosos de Arapiraca de crimes de abuso sexual, alegando que haviam sido aliciados quando tinham idades entre oito e 12 anos.

A denúncia repercutiu internacionalmente e obrigou o Vaticano a se manifestar publicamente sobre o caso. Segundo dom Valério Brêda, além do afastamento das paróquias, os religiosos poderão ser expulsos da Igreja. A punição deve ser anunciada até julho.




O monsenhor Luiz Marques Barbosa mantinha uma casa no balneário da Barra de Santo Antônio, a 47 quilômetros de Maceió, para encontros sexuais com jovens e adolescentes que trabalham para a Igreja Católica na região de Arapiraca - segundo maior município do Estado, a 146 quilômetros da capital alagoana. A denúncia foi feita pelo ex-coroinha Fabiano Ferreira, em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os casos de pedofilia no Brasil. Fabiano foi o responsável pela filmagem do vídeo onde o monsenhor Luiz Marques aparece em ato sexual com o ex-coroinha Flávio Silva.

O depoimento de Fabiano foi um novo golpe na imagem dos religiosos. Além de Luiz Marques, também estão sendo acusados pelo mesmo crime o monsenhor Raimundo Gomes e o padre Edilson Duarte. Os três religiosos foram afastados das atividades eclesiásticas por determinação do bispo da Diocese de penedo (AL), Dom Valério Brêda, depois que o escândalo ganhou repercussão nacional, a partir de uma reportagem sobre o caso veiculada na TV.




Dez integrantes da CPI da Pedofilia, incluindo o presidente da Comissão, senador Magno Malta (PR/ES), estão em Arapiraca, desde a última sexta-feira, para apurar o envolvimento dos três religiosos em abusos sexuais contra ex-coroinhas da Igreja Católica. Os trabalhos da CPI, que foram retomados neste sábado com depoimentos e acareações, prosseguem até domingo. Na sexta-feira, foram ouvidos ex-coroinhas, funcionárias dos padres e as duas delegadas da Polícia Civil de Alagoas que presidem o inquérito sobre o caso.

Dos três religiosos acusados de pedofilia, apenas o monsenhor Luiz Marques foi ouvido. O depoimento dele foi realizado na manhã deste sábado, mas foi interrompido por volta das 12 horas, para o almoço. Em seu depoimento, o religioso contou sua trajetória com padre de Arapiraca e negou qualquer envolvimento sexual com menores.

Até este domingo, pelo menos 25 pessoas devem prestar depoimento aos senadores. Além do monsenhor Luiz Marques, os outros dois religiosos - o monsenhor Raimundo Gomes e o padre Edílson Duarte - vão prestar depoimento aos integrantes da CPI.




NOTA: ESTE RELATÓRIO, FOI COPILADO DE OUTRO SITE !

EM TEMPO : Falam muito de orar e vigiar... mas os padrecos antigos, já carregam ofensas morais desde que nasceram e trazem na índole imperfeita deles essa aberração hedionda que é a PEDOFILIA ! Mas isso não é somente na igreja católica não, existe também nas outras igrejas e religiões que todos conhecem. Há a culpa dos "coroinhas também que sem vergonhas, faziam sexo com o padreco velho e PEGAVAM o DÍZIMO dado pelos FIÉIS !

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Qual é o único alimento que não estraga?


Resposta? O mel. E que o mel faz bem para a saúde de todos, isso já é fato, mas ele vai além; suas propriedades são fantásticas. Confira mais algumas de seus inúmeros benefícios e abuse doce e divino alimento.
A mistura de mel e canela cura a maioria das doenças. O mel é produzido em quase todos os países do mundo. Apesar de ser doce, a ciência demonstrou que, tomado em doses normais como medicamento, o mel não faz mal aos diabéticos. A revista ‘Weekly World New’, do Canadá, na sua edição de 17/01/1995, publicou uma lista das doenças que são curadas pelo mel, misturado com canela.


DOENÇAS DO CORAÇÃO


Faça uma pasta de mel com canela. Coloque no pão e coma-o regularmente no café da manhã, no lugar da manteiga e geléia.
Ela reduzirá o colesterol das artérias e previnirá problemas no coração. Também previne novos infartos nas pessoas que já tiveram um antes. O uso regular deste processo diminui a falta de ar e fortalece as batidas do coração. Nos Estados Unidos e Canadá, se utiliza esta pasta continuamente nos asilos. Descobriu-se que o mel com canela revitaliza e limpa as artérias e veias dos pacientes idosos.

ARTRITE E INFECÇÕES DE RINS
Misturar uma xícara de água morna com 02 colheradas de mel e 01 colherinha de canela em pó. Beber uma xícara de manhã e uma de noite. Se tomar com frequência pode até curar a artrite crônica, além de eliminar os germes que produzem infecção nos rins. Numa pesquisa feita na Universidade de Kopenhagen, os médicos deram aos seus pacientes diariamente, antes do café da manhã, 01 colherada de mel e meia colherada de canela em pó. Em uma semana, de 200 pacientes que seguiram o tratamento, 75 deixaram de ter dor inteiramente. Um mês depois, todos os pacientes estavam livres da dor, mesmo aqueles que quase já não conseguiam caminhar.

COLESTEROL
2 colheradas de mel com 03 colherinhas de canela misturados em meio litro de água..
Tomar 03 vezes ao dia. Isto reduz o colesterol em 10%, em duas horas. Tomado diariamente, elimina o colesterol ruim.

RESFRIADOS
Para curar completamente sinusite, tosse crônica e resfriado comum ou severo, misturar 01 colherada de mel com 01 colherinha de canela em pó e tomar com frequência.

DOR DE GARGANTA
1 colherada de mel, misturada com meia colher de vinagre de sidra. Tomar de 4 em 4 horas.

PERDA DE PESO
Diariamente, meia hora antes de deitar e meia hora antes de tomar o café da manhã, beba mel com canela numa xícara de água. Se beber todos os dias, reduz o peso até de pessoas muito obesas.

VELHICE
Também evita os estragos da idade quando se toma regularmente. Misture 01 colherada de canela e 03 xícaras de água.
Ferva para fazer um chá. Quando amornar, coloque 04 colheradas de mel. Beber um quarto (1/4) de xícara, 03 ou 04 vezes ao dia. Mantém a pele fresca e suave, e, diminui os sintomas da idade avançada. Beber este chá alonga a vida e até uma pessoa de 100 anos pode melhorar muito e se sentir como alguém muito mais jovem

PERDA DE CABELO
Os que sofrem de calvície ou estão perdendo o cabelo, podem aplicar uma pasta de azeite de oliva (aqueça o óleo até uma temperatura suportável à pele), 01 colherada de mel e 01 colherinha de canela em pó, no couro cabeludo. Deixar por 15 minutos antes de lavar. Foi comprovado que é eficiente mesmo quem deixar a pasta na cabeça somente 05 minutos.

DOR DE DENTES
Fazer uma pasta com 01 colherinha de canela e 05 colherinhas de mel e aplicar no dente que está doendo. Repita pelo menos 03 vezes ao dia.


PICADAS DE INSETOS
Misture 01 colherinha de mel, 02 colherinhas de água morna e 01 colherinha de canela em pó. Faça uma pasta com os ingredientes e esfregue-a suavemente sobre a picada. A dor e a coceira irão desaparecer em um ou dois minutos.

DIVERSOS
A mistura de mel com canela alivia os gases no estômago, fortalece o sistema imunológico e alivia a indigestão.

O que nos aguarda em 2010 - FORA PT,

2010: Cristais quebrados
*Carlos Vereza Não é necessário ser profeta para revelar
antecipadamente o que será o ano eleitoral de 2010.

Ou existe alguém com tamanha ingenuidade para acreditar que o fascismo

galopante que aparelhou o estado brasileiro, vá, pacificamente,
entregar a um outro presidente, que não seja do esquema lulista, os
cargos, as benesses, os fundos de pensão, o nepotismo, enfim, a mais
deslavada corrupção jamais vista no Brasil?

Lula, já declarou, que (sic) 2010 vai pegar fogo!. Entenda-se por

mais esta delicadeza gramatical, golpes abaixo da cintura: Dossiês
falsos, PCC em rebelião, MST convulsionando o país… Que a lei de
Godwin me perdoe - mas assistiremos em versão tupiniquim, a
Kristallnacht, A Noite dos Cristais que marcou em 1938 o trágico
início do nazismo na Alemanha.

E os judeus serão todos os democratas, os meios de comunicação não

cooptados (verificar mais uma tentativa de cercear a liberdade de
expressão no país: em texto aprovado pelo diretório nacional do PT, é
proposto o controle público dos meios de comunicação e mecanismos de
sanção à imprensa). Tudo isso para a perpetuação no poder de um
partido que traiu um discurso de ética e moralidade ao longo de mais
de
25 anos e, gradativamente, impõe ao país um assustador viés
autoritário. Não se surpreendam: Há todo um lobby nacional e
internacional visando a manutenção do PT no poder. Gostar de Fidel,
Ahmadnejar, Chaves, não é um mero acaso.

Prêmios, como por exemplo, o Chatham House, em Londres, que contou com

patrocínios de estatais como Petrobras, BNDS e Banco do Brasil, sem,
até agora, uma explicação convincente por parte dos patrocinadores;
matérias em revistas estrangeiras, enaltecendo o mantenedor da
estabilidade na América Latina. Ou seja: a montagem virtual de um
grande estadista… Na verdade, Lula, é o übermensch dos especuladores
que lucram como nunca na história deste país.

Sendo assim, quem, em perfeito juízo, pode supor que este ególatra

passará, democraticamente, a faixa presidencial para, por exemplo,
José Serra , ou mesmo Aécio Neves?

Pelo que já vimos de inaugurações de obras que sequer foram iniciadas,

de desrespeito às leis eleitorais, do boicote às CPIs, como o da
Petrobras, do MST e tantos outros deslizes, temos o suficiente para
imaginar o que será a disputa eleitoral em 2010.

E tem mais, o PT está comprando com o nosso dinheiro, Políticos,

Intelectuais, juízes, Mlitares, o povo humilde com bolsa esmola e
formando milícias com o MST, PCC, Sindicatos, ONGS, Traficantes e
outros, que recebem milhões e milhões de reais, para apoiar o PT e as
falcatruas do Governo lula.

Não podemos nem pensar em colocar como Presidente do Brasil, uma

mulher Terrorista, que passou a vida assaltando bancos, matando
pessoas inocentes, arrombando casas, roubando e matando as pessoas.
Só uma pessoa internada num manicômio, seria capaz de votar numa
BANDIDA para presidente de um País.

Confiram.

Carlos Vereza Ator DIVULGUEM!
POR UM BRASIL JUSTO E PERFEITO
Um Grande abraço

terça-feira, 13 de abril de 2010

PORQUE SE LLAMA SOPA PARAGUAYA???


Es una pregunta que siempre me hice… entonces a esta altura de mi vida tenía que tener una respuesta este cuestionamiento… porque uno no puede cocinar algo, como es mi caso, sin saber la historia que hay detrás de cada receta… entonces emprendí mi búsqueda… por internet… porque era un poco tarde para llamar a las fuentes primarias (abuelas)… y para sorpresa mía hay bastantes teorías sobre su origen… bueno no tanta sorpresa… siempre se gestan muchas teorías alrededor de algo… les dejo tres de ellas que en realidad cuando las lean van a encontrar similitudes… y para el final la receta como me la enseñaron a mi (con fotos!)


“Según Margarita Miró Ibars, profunda conocedora y rigurosa investigadora del folklore paraguayo, la sopa paraguaya “es producto del sincretismo guaraní y español. Los guaraníes acostumbraban a consumir comidas pastosas elaboradas con harina de maíz o de mandioca envueltas en hojas de güembé o banana y cocinadas entre ceniza caliente. Los españoles… introdujeron el uso del queso, los huevos y la leche, aditivos que fueron agregados a los platos preparados por los guaraníes…” Se trata pues de una torta esponjosa salada y es, como toda buena muestra de la cocina paraguaya, muy rica en contenido calórico y proteico.”(1)

“Este milenario alimento de nuestros indígenas guaraníes siempre tuvo el mismo nombre nativo: chipa guazú, que era preparado en el ñaúpyvú, una vasija hecha arcilla (ñaiú). Se preparaba del maíz nuevo, o choclo. La palabra chipá sería como muchas otras guaraníes, honomatopéyica. Se lo preparaba en masa de maíz para cocerla en el tatakuá (tata, fuego; kua, agujero), un agujero en el suelo donde se hacía fuego. El horno, como se conoce hoy, fue un aporte español; el tatakuá guaraní ya existía cuando llegaron los españoles. En esta "cocina" se doraban las chipas, que no son sino panes de maíz. Para poner orden: el chipá guazú se hace de choclo y en una suerte de sartén (ñaúpyvú). El chipá, en el tatakuá. Con el tiempo, claro, chipá guazú y chipa se cocieron en el "moderno" horno heredado de los españoles. Todo hace pensar que los primeros ibéricos llegados a las tierras guaraníes preguntaron cómo se llama el alimento que se hace en el ñaúpyvú, a lo que los indígenas le habrían dicho que se trataba del chipá guazú, a lo que al ver el caldo de maíz hirviendo en la vasija habrían dicho que aquello era una sopa, como - de hecho - lo era. Habrían terminado añadiéndole "paraguaya" pero esta parte de la historia minúscula nacional acaso nadie se habría preocupado en aclarar.
Finalmente bien vale mencionar que el "chipá guazú" se sigue consumiendo en Paraguay,. Esta se prepara, como la sopa paraguaya, en fuentes. La diferencia de aquel con ésta es que la sopa se prepara con maíz madura y bien molida; el chipá guazú, con maíz tierno.
La sopa se consume mucho más que el chipá guazú puesto que maíz maduro hay todo el año, mientras que el choclo generalmente en los meses de diciembre y enero.”(2)

“La Sopa Paraguaya se llama así porque, en la época de Carlos Antonio López, presidente en ese país allá por el siglo XIX, este tenía mucha hambre y encargó a su cocinera sopa paraguaya, que era una sopa líquida con mandioca; la cocinera, en el apuro de servir al presidente, se equivocó y puso un ingrediente de más, por lo que quedó muy espesa. El caso es que Carlos Antonio López tenía tanta hambre, que se la comió igual -porque ya no se podía tomar- y tanto le gustó que pidió una y otra vez la sopa paraguaya preparada de forma espesa. Luego se popularizó, al intentar las clases más humildes seguir la costumbre, en parte porque ahora se había transformado en un alimento de alto valor nutritivo. (Fuente: El lector El Cerdo sin Galera, que lo sabe de su amiga “Lorena Espinola, bibliotecaria de la Universidad del Norte en Paraguay”, que “pone la cara por su país, por su comida típica, y una no anda jodiendo con su gente; además, es bibliotecaria, por lo que se pasa leyendo libros de verdad. Agrego que he probado sus sopas paraguayas y son de las mejores”. Probabilidades de exactitud: 190 %%, tiene varias fuentes buenísimas pero la historia tiene un leve parecido con la leyenda urbana de la cocinera de Mariquita Sánchez de Thompson que se olvidó de revolver la leche e inventó el dulce de leche, por lo que pasaría a la dudosa categoría de “historia de comidas creadas accidentalmente por el personal doméstico de personajes históricos”)” (3)



Ahora paso la receta (aclaro como me la enseñaron a mí, hay miles de recetas):

Ingredientes:

-Queso semiduro (pategras en mi caso): ½ Kg.
-Cebollas: 3 aprox.
-Leche: ½ L.
-Agua: ½ L.
-Harina de maíz (hay que pedir para hacer sopa paraguaya, es mas fina que el harina para la polenta): ½ Kg.
-Sal y Pimienta: a piacere.
-Huevos: 2 unidades.
-Manteca: 200 gr.


Preparación:

1- Picar el queso y la cebolla (de la manera que les quede más cómodo).





2-Colocar la manteca con un poquito de aceite en la sartén (para que no se queme), dorar las cebollas a fuego bien bajito. Cuando estén listas dejar entibiar.



3-Batir un poco los huevos, colocarles sal y pimienta a gusto.

4-Mezclar la leche con el agua. E ir intercalando en el bol donde batimos los huevos, la leche/agua con el harina de maíz; mezclar con batidor o un tener, colocando el harina en forma de lluvia para que no se formen grumos.



5-Tiene que quedar una preparación bastante chirle o tirando a un poco liquida. Colocan el queso y la cebolla rehogada con la manteca. Mezclan muy bien.




6-Enmantecar o colocar fritolin y enharinar una asadera o fuente de vidrio. Volcar la preparación.




7-Llevar a horno caliente por unos 20 min. aproximadamente; retirar espolvorear un poco de queso rallado por la superficie y si tienen dorar en la parte baja del horno, sino colocar unos minutos mas para que el queso que adicionamos se derrita. Listo!!!











Esta muy copada para una picada, para darle un toque diferente o para llevar a cualquier reunión con amigos o familiares…

…Saludos y espero comentarios para saber que tal les salio!!!

SOPA PARAGUAIA


Não, a foto é essa mesma! Esta é a sopa paraguaia que de líquida não tem nada. É um prato típico da região de fronteira, mas que pode ser encontrado por todo o estado. Feito de nada mais nada menos do que milho, ovos, leite e cebola… e só. Super simples, porém super saboroso. Alguma coisa de bom tinha que tirar do mato, né? Essa receitinha é da irmã da colega lá no trabalho.

Grau de dificuldade: mais fácil impossível!

Ingredientes

  • 1L de leite
  • 500g de flocos de milho pré-cozido sem sal (vulgo Milharina®)
  • 500g de queijo minas padrão ralado (meia cura, caipira)
  • 1 xícara de óleo (aproximadamente)
  • 4-5 cebolas fatidas
  • 3 ovos
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • sal e pimenta.

Utensílios: forma grande, panela grande.

Modo: pré-aqueça o forno em 180ºC e unte a forma. Refogue as cebolas já fatiadas com um pouco do óleo, só para murchar de leve. Não precisa e nem deve ficar dourado. Desligue o fogo.

Se a panela for de tamanho respeitável, junte o leite, o óleo, os ovos, o queijo e misture bem. Misture o fermento com o flocos de milho. Acrescente aos poucos na mistura de cebolas. Acerte o sal e a pimenta.

Transfira para a forma e asse por 45-50 minutos, ou até ficar dourado. Deixe esfriar e sirva.

Dicas
- Para essa quantidade 1 colher (sopa) é o suficiente. Mas se usar outro tipo de queijo e/ou de flocos de milho que já possuam sal vá com calma. Queijo meia cura e o caipira já tem uma boa quantidade de sal, a Polentina® tem sal, por exemplo.
- Por incrível que pareça, o prato fica muito mais gostoso frio e se possível de um dia para o outro. Os sabores se acentuam. Experimentei quente e não gostei… estava com o gosto da milharina, mas no dia seguinte… nham, com café! :D
- Antes de assar fica assim, óh:

Sopa Paraguaia

Revista SUPERINTERESSANTE denigre Chico Xavier e recebe resposta de Richard Simonetti.

Nas bancas, a revista SUPERINTERESSANTE com a reportagem de capa:

Superinteressante ed. 277
abril/2010

Chico Xavier -
Uma investigação
Quem foi o homem que fez milhões de brasileiros acreditar em espíritos?

O grifo é nosso... Tendenciosa a manchete? Imagine o conteúdo...

Mas não percamos tempo em ler a matéria. Melhor que isto é a carta que Richard Simonetti encaminhou à redação, de cujo teor se deduz o material tendencioso e chulo da revista da Abril Cultural.

Para quem não sabe, Richard Simonetti é autor de mais de 40 livros espíritas de elevada qualidade, coerência doutrinária e confiabilidade.

Se você tem amigos espíritas, ou que se interessam pelo assunto, não lhes prive desta informação e lhes encaminhe este email.

Senhor Sérgio Gwercman
Diretor de redação da revista Super Interessante

Sou assinante dessa revista há muitos anos. Sempre a encarei como publicação séria, fonte de informações a oferecer subsídios para meu trabalho como escritor espírita, autor de 49 livros publicados.
Essa concepção caiu por terra ao ler, na edição de abril, infeliz reportagem sobre Francisco Cândido Xavier, pretensiosa e tendenciosa, objetivando, nas entrelinhas, denegrir e desvalorizar o trabalho do grande médium.
Isso pode ser constatado já na seção “Escuta”, com sua assinatura, em que V.S. pretende distinguir respeito de reverência, como se reverência não fosse o respeito profundo por alguém, em face de seus méritos.
Podemos e devemos reverenciar Chico Xavier, não por adesão de uma fé cega, mas pela constatação racional, lúcida, lógica, de que estamos diante de uma personalidade ímpar, que fez mais pelo bem da Humanidade do que mil edições de Superinteressante, uma revista situada como defensora do bom jornalismo, mas que fez aqui o que de pior existe na mídia – a apreciação superficial e tendenciosa a respeito de alguém ou de uma notícia, com todo respeito, como pretende seu editorial, como se fosse possível conciliar o certo com o errado, o boato com a realidade, o achincalhe com o respeito.
Para reflexão da repórter Gisela Blanco e redatores dessa revista que em momento algum aprofundaram o assunto e nem mesmo se deram ao trabalho de ler os principais livros psicografados pelo médium, sempre com abordagem superficial, pretendendo “explicar” o fenômeno Chico Xavier, aqui vão alguns aspectos para sua reflexão e – quem sabe? – um cuidado maior em futuras reportagens.
De onde a repórter tirou essa bobagem de que “toda essa história começou com as cartas dos mortos?”

Se as eliminarmos em nada se perderá a grandeza de Chico Xavier. A história começa bem antes disso, com a publicação, em 1932, do livro Parnaso de Além-Túmulo, quando o médium tinha apenas 22 anos.
A reportagem diz: “Ele dizia que não escolhia os espíritos a quem atenderia, só via fantasmas e ouvia vozes. Mas parecia ser o escolhido por celebridades do céu. Cruz e Souza, Olavo Bilac, Augusto dos Anjos e Castro Alves lhe ditaram versos e prosa.”

Afirmativa maliciosa, sugerindo o pastiche, a técnica de copiar estilo literário. O repórter não se deu ao trabalho de observar que no próprio Parnaso há, nas edições atuais, 58 poetas desencarnados, menos conhecidos e até desconhecidos, como José Duro, Alfredo Nora, Alma Eros, Amadeu, B.Lopes, Batista Cepelos, Luiz Pistarini, Valado Rosa… Poetas do Brasil e de Portugal que se identificam pelo seu estilo, em poesias personalíssimas enriquecidas por valores de espiritualidade.
Não sabe ou preferiu omitir a repórter que Chico psicografou poesias de centenas de poetas desencarnados, ao longo de seus 75 anos de apostolado, na maior parte poetas provincianos, conhecidos apenas nas cidades onde residiam no interior do Brasil. Pesquisadores constatam que esses poemas não são “razoavelmente fiéis ao estilo dos autores”. São totalmente fiéis.
Não tem a mínima noção de que a técnica do pastiche, a imitação de estilo literário, é extremamente difícil, quase impossível. Pastichadores conseguem imitar uma página, uma poesia de alguém, jamais toda uma obra ou as obras de centenas de autores.
Afirma que Chico foi autodidata e leitor voraz durante toda a vida, sempre insinuando o pastiche. Leitor voraz? Passava os dias lendo? Só quem não conhece sua biografia pode falar uma bobagem dessa natureza, já que Chico passava a maior parte de seu tempo atendendo pessoas, psicografando, participando de reuniões e atendendo à atividade profissional. Não conheço um único documentário, uma única foto mostrando Chico lendo “vorazmente”. Ah! Sim! Para a repórter Chico certamente escondia isso.
Fala também que Chico teria 500 livros em sua biblioteca e que “a lista inclui volumes de autores cujo espírito o teria procurado para escrever suas obras póstumas, como Castro Alves e Humberto de Campos”.

E as centenas de poetas e escritores que se manifestaram por seu intermédio. Chico tinha livros deles? E de poetas que sequer publicaram livros?
Quanto a Humberto de Campos, cuja família tentou receber na justiça os direitos autorais pelas obras psicografadas por Chico, o que seria ótimo acontecer, o reconhecimento oficial da manifestação dos Espíritos, esqueceu-se a repórter de informar que Agripino Grieco, o mais famoso crítico literário de seu tempo, recebeu uma mensagem do escritor, de quem era amigo. Reconheceu que o estilo era autenticamente de Humberto de Campos, mas que o fato para ele não tinha explicação, já que, como católico praticante, não admitia a possibilidade de manifestação dos espíritos.
Esqueceu ou ignora que Chico, médium psicógrafo mecânico, recebia duas mensagens simultaneamente, com ambas as mãos sendo usadas por dois espíritos. Desafio Superinteressante a encontrar um prestidigitador capaz de fazer algo semelhante.
Uma pérola de ignorância jornalística está na referência sobre materialização de Espíritos: “seria necessário produzir um total de energia duas vezes maior do que é hoje produzido pela hidroelétrica de Itaipu por ano, segundo os cálculos feitos por especialistas exibidos por reportagens sobre Chico nos anos 70.” Seria superinteressante a repórter ler sobre as pesquisas de Alfred Russel Wallace
, Oliver Joseph Lodge, Lord Rayleigh, William James, William Crookes, Ernesto Bozzano, Cesare Lombroso, Alexej Akzacof e muitos outros cientistas respeitáveis que estudaram o fenômeno da materialização e o admitiram. Leia, também, sobre quem eram esses cientistas, para constatar que não agiam levianamente como está na revista.
A repórter reporta-se às reuniões mediúnicas das quais Chico participava como shows que o tornaram famoso e destila seu veneno. Cita o sobrinho de Chico que, dizendo-se médium, confessou que era tudo de sua cabeça, o mesmo acontecendo com o tio. Por que passar essa informação falsa, se o próprio sobrinho de Chico, notoriamente perturbado e alcoólatra, pediu desculpas pela sua mentira? Joga penas ao vento e espera que o leitor as recolha? Omitiu também a informação de que ele confessou que pessoas interessadas em denegrir o médium pagaram-lhe pela acusação.
Eram frequentes nas reuniões a ocorrência de fenômenos como a aspersão de perfumes no ambiente, algo que, deveria saber a repórter, costuma ocorrer com os médiuns de efeitos físicos. No entanto, recusando-se a colher informações mais detalhadas sobre o assunto, limitou-se a dizer que em 1971 um repórter da revista Realidade, José Hamilton Ribeiro, denunciou que viu um dos assessores de Chico Xavier levantar o paletó discretamente e borrifar perfume no ar. Sugere que havia mistificação, aliás, uma tônica na reportagem. Por que não foram consultadas outras pessoas, inclusive centenas que tiveram seus lenços inexplicavelmente encharcados de perfume ou a água que levavam para magnetizar, a exalar também um olor suave e desconhecido que perdurava por muitos dias?
Na questão das cartas, milhares e milhares de cartas de Espíritos que se comunicavam com os familiares, sugere a repórter que assessores de Chico conversavam com as pessoas, anotando informações para dar-lhes autenticidade. Lamentável mentira. E ainda que isso acontecesse, Chico precisaria ser um prodígio para ler rapidamente as informações e inseri-las no contexto de cada mensagem, de cada espírito, mistificando sempre.
E as mensagens dirigidas a pessoas ausentes? E os recados aos presentes? Não eram só mensagens. Eram incontáveis recados. A pessoa aproximava-se de Chico e ele, sem conhecer nada de sua vida, transmitia recados de familiares desencarnados, na condição de um ser interexistente, que vivia simultaneamente a vida física e a espiritual, em contato permanente com os Espíritos.
Lembro o caso de um homem inconformado com a morte de um filho. Ia toda noite deitar-se na sepultura do rapaz, querendo “ficar com ele”. Não contava a ninguém, nem mesmo aos familiares. Em Uberaba recebeu mensagem do filho pedindo-lhe que não fizesse isso, porquanto ele não estava lá.
Durante muitos anos Chico psicografou receituário mediúnico de homeopatia. Perto de 700 receitas numa noite. Ficava horas psicografando. E os medicamentos correspondiam à natureza do mal dos pacientes, sem que o médium deles tivesse o mínimo conhecimento. Na década de 70 tive uma uveíte no olho esquerdo. Compareci à reunião de receituário. Escrevi meu nome e idade numa folha de papel. Não conversei com ninguém. Após a reunião recebi a indicação de dois medicamentos. Tornando a Bauru, onde resido, verifiquei num livro de homeopatia que o dois medicamentos diziam respeito ao meu mal. Curaram-me.
Concebesse a repórter que, como dizia Shakespeare, há mais coisas entre a Terra e o Céu do que concebe nossa vã sabedoria, e não se atreveria a escrever sobre assuntos que desconhece, com o atrevimento da ignorância.
Outras “pérolas” da reportagem:
Oferece “explicações” lamentáveis para o fenômeno Chico Xavier.
Psicose, confundindo mediunidade com anormalidade.
Epilepsia, descarga elétrica que “poderia causar alheamento, sensação de ausência, automatismo psicomotor”, segundo a opinião de um médico. Descreve algo inerente ao processo mediúnico, que não tem nada a ver com desajuste mental, ou imagina-se que o contato com o Espírito comunicante não imponha uma alteração nos circuitos cerebrais, até para que ocorra a manifestação? E porventura o médico consultado sabe de algum paciente que produza textos mediúnicos durante a crise epilética?
Criptomnésia, memórias falsas, lembranças escondidas no subconsciente do médium, ao ouvir informações sobre o morto. Inconscientemente ele “arranjaria” essas informações para forjar a “manifestação”.
Telepatia. Aqui o médium captaria informações da cabeça dos consulentes e as fantasiaria como manifestação do morto. Como dizia Carlos Imbassahy, grande escritor espírita, inconsciente velhaco, porquanto sempre sugere que é um morto quem se manifesta, não ele próprio.
Informa a repórter que “acuado pelas críticas na Pedro Leopoldo de 15 mil habitantes, Chico resolveu fazer as malas e partir para Uberaba, um polo do Espiritismo onde contaria com um apoio de amigos”.
Mentira. Ele deixou Pedro Leopoldo, onde tinha muitos amigos, não por estar “acuado”, mas simplesmente seguindo uma orientação do Mundo Espiritual, em face de tarefas que desenvolveria em Uberaba que, então sim, com sua presença transformou- se em “polo do Espiritismo”.
Na famoso pinga-fogo a que Chico compareceu, em 1971, na TV Tupi, um marco na história das entrevistas televisivas, com uma quase totalidade de audiência, diz a repórter que Chico foi “bombardeado por perguntas. Mas se safou.” Bombardeado? Safou-se? O que foi essa entrevista, um libelo acusatório contra um mistificador? Se a repórter se desse ao trabalho de ver a entrevista toda, o que lhe faria muito bem, verificaria que o clima foi de cordialidade, de elevada espiritualidade, e que em nenhum momento os entrevistadores “bombardearam” Chico. E em nenhum momento ele deixou de responder as perguntas com a sobriedade e lisura de quem não está ali para safar-se, mas para ensinar algo de Espiritismo.
Falando da indústria (?) Chico Xavier, há um box sobre “Dieta do Chico Xavier”, que jamais seria veiculada por Chico. Usaram seu nome. Por que incluí-la nas inverdades sobre o médium, simplesmente para denegrir sua imagem, aqui sugerindo que seria ingênuo a ponto de conceber semelhante bobagem? Se eu divulgar via internet que Superinteressante recomenda o uso de cocô de galinha para deter a queda de cabelos, seria razoável que alguma revista concorrente citasse essa tolice, mencionando a suposta autoria, sem verificação prévia?
Falando dos 200 livros biográficos sobre Chico Xavier, a repórter escreve: “Tem até um de piadas, Rindo e Refletindo com Chico Xavier”. Certamente não leu o livro, porquanto não conhece nem o autor, eu mesmo, Richard Simonetti, nem sabe que não se trata de um livro de piadas, mas um livro de reflexão em torno de ensinamentos bem-humorados do médium.
Não fosse algo tão lamentável, tão séria essa agressão contra a figura respeitável e venerável de Chico Xavier, eu diria que essa reportagem, ela sim, senhor redator, foi uma piada de péssimo gosto!
Doravante porei “de molho” as informações dessa revista, sem o crédito que lhe concedia.
A repórter Gisela Branco esteve em Pedro Leopoldo e Uberaba com o propósito de situar Chico Xavier como figura mitológica. É uma pena! Não teve a sensibilidade nem o discernimento para descobrir o médium Chico Xavier, cuja contribuição em favor do progresso e bem estar dos homens foi tão marcante que, a exemplo do que disse Einstein sobre Mahatma Gandhi, “as gerações futuras terão dificuldade para conceber que um homem assim, em carne e osso, transitou pela Terra.”
E deveria saber que não vemos Chico Xavier como um mártir, conforme sugere. Não morreu pelo Espiritismo. Viveu como espírita. E se algo se aproxima de um martírio em seu apostolado, certamente foi o de suportar tolices e aleivosidades como aquelas presentes na citada reportagem.
Finalizando, um ditado Zen para reflexão dos redatores da Super:
O dedo aponta a lua.
O sábio olha a lua.
O tolo olha o dedo.


Richard Simonetti
Bauru, 3 de abril de 2010.

--
"Não me assusta o grito dos violentos. O que me preocupa é o silêncio dos bons"
Reverendo Martin Luther King Jr.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

SUPOSTO OVNI FOI FILMADO PERSEGUIDO POR DOIS CAÇAS DA INGLATERRA






Um vídeo misterioso anda chamando a atenção na internet. No material, com cerca de 30 segundos de duração, duas aeronaves militares aparecem seguindo um suposto disco voador. O registro foi feito em um estacionamento em West Midlands, na Inglaterra. Em entrevista ao jornal britânico The Sun, o especialista em ovnis Nick Pope diz não ter dúvidas de que se trata mesmo de uma "visita" extraterrestre.

- Este é um dos melhores vídeos que eu já vi! Testes militares secretos não são comuns durante o dia. Por isso, pode ser verdade termos um ovni em nosso espaço aéreo e aeronaves militares tentando interceptá-lo, provavelmente por ter sido rastreado no radar - acredita.

O Ministério da Defesa da Inglaterra não quis comentar o caso. Já a polícia de West Midlands afirmou que não recebeu nenhum relato de objetos voadores não identificados na região. Confira o vídeo abaixo e tire suas próprias conclusões.