SUA CONEXÃO

sábado, 26 de setembro de 2009

BRIGITTE BARDOT

Brigitte Bardot: "Detesto grande parte da espécie humana"


ROMA – A atriz francesa Brigitte Bardot confessou que detesta "uma grande parte da espécie humana" e que se sente "muito mais próxima à natureza e aos animais que ao homem".


Brigitte Bardot no início da década,
alimentando cães na Romênia
























Em entrevista publicada pelo jornal italiano "La Repubblica", na qual a musa do cinema francês e conhecida ativista para a proteção dos animais rememora seus 75 anos, Bardot acrescentou que abraçou essa causa "para dar um sentido" à sua existência.

Além disso, afirmou que escolheu a solidão para se defender e manifestou: "Me preservo da humanidade que me envolve. Uma humanidade ruidosa e intrometida. Vivo rodeada de animais, árvores, flores. Tenho cavalos, burros, cabras, porcos, galinhas e, obviamente, cachorros e gatos. Nem sequer sei quantos tenho."

Perguntada sobre as lembranças de suas histórias de amor passadas, a atriz respondeu que "têm belas imagens e belas lembranças" e assinalou que a pessoa que mais amou em sua vida foi a seu avô.

Sobre sua decisão de abandonar a cena cinematográfica, Bardot afirmou que em 1973, aos 38 anos, não foi o cinema que "provocou uma chaga profunda" em seu coração, mas a vida, e que desde então optou por se dedicar "exclusivamente à proteção dos animais".

Manifestou, além disso, que a última vez que entrou em um cinema foi há cerca de 30 anos e declarou que estima os diretores com talento, embora veja " poucos" na cena atual.

Bardot afirmou, também, que a política é um tema que lhe "causa profundo desgosto" e apontou que após sua morte quer ser recordada por sua "batalha pelos direitos dos animais".

Leia mais sobre: Brigitte Bardot

Couve-flor assada ao molho de Tahine



Tahine é uma pasta feita de sementes de gergelim, muito usada na cozinha do Oriente Médio, como na Arábia Saudita e Líbano

Divulgação

Couve-flor assada ao molho de Tahine

Couve flor assada
Ingredientes
1 couve-flor grande, somente as flores ¼ copo de azeite 1 ½ colher de sobremesa de sal ¼ colher de sobremesa de pimenta do reino ¼ copo de salsinha picada Modo de Preparo Pré-aqueça o forno a 200ºC. Prepare um recipiente com papel-manteiga e reserve. Misture a couve-flor com o azeite, o sal e a pimenta do reino. Ponha a couve-flor no recipiente preparado, espalhando bem as flores em uma camada. Leve ao forno e asse por 45 minutos. No meio do cozimento, misture as flores para assarem por igual. Asse até as pontas estarem douradas. Molho de Tahine
Ingredientes
½ lata de tahine 8 limões grandes ½ maço de salsinha 1 dente de alho 1 copo de água cheio 1 colher de chá rasa de sal Modo de Preparo Esprema 8 limões, colocando para bater no liquidificador, com ½ maço de salsinha, alho, água e sal. Com o liquidificador batendo, coloque o tahine aos poucos, até ficar espesso. A consistência não pode ser rala. Acondicione em um vidro sem tampa, apenas coberto com um filme plástico. Guarde na geladeira e tire apenas o que vai consumir na hora. O molho tem validade de uma semana, se os limões utilizados forem frescos. Sirva, temperando com colheres os pratos que desejar. Finalização do Prato Com a couve flor pronta, coloque em uma vasilha com o molho e misture a salsinha picada. Ajuste o sal e a pimenta se necessário. Sirva morno ou a temperatura ambiente.






Leia mais sobre: tahine

ECONOMIZEM ÁGUA

CUIDE DO SEU PLANETA!!!!!
CUIDE DE VC. MESMO OU PELO MENOS DE SUAS GERAÇÕES!!!!
SE ACHAR QUE É MUITO...PELO MENOS ACABE COM O DESPERDÍCIO!!!!
CONCERTE TUDO NA SUA CASA QUE ESTÁ VAZANDO...PINGANDO...
COM ISSO VC. ESTARÁ COLABORANDO NÃO SÓ PARA SEU BEM ESTAR,
MAS COMO OS FUTUROS OCUPANTES DESTE PLANETA...
SEUS FILHOS...
SEUS NETOS...
SEUS BISNETOS...
ACHA QUE NÃO VIVERÁ PARA VÊ-LOS????
E SÓ POR ISSO NÃO SE IMPORTA????
ELES SÃO OS QUE MAIS SOFRERÃO!!!!
E AÍ???
É DE NOSSA OBRIGAÇÃO E RESPONSABILIDADE ECONOMIZAR SEMPRE!!!!
PRINCIPALMENTE "A ÁGUA".
SE CADA UM FIZER A SUA PARTE, TODOS TERAM MELHOR FUTURO!!!


ÁGUA. EM ALGUNS LUGARES ELA JÁ NÃO EXISTE MAIS. E VC. TÁ SENTADO AÍ FAZENDO O QUÊ???NÃO ACREDITAR É MUITO CÔMODO!!!!!!!

Realidade

World Water Crisis  book Blue Planet Run safe drinking water to the one billion people who lack it

Delhi - India. Todos querem apenas um pouco de água...



World Water Crisis  book Blue Planet Run safe drinking water to the one billion people who lack it

Dois sudaneses bebem água do pântanos com tubos plásticos, especialmente concebidos para este fim,

com filtro para filtrar as larvas flutuantes responsáveis pela enfermidade da lombriga de Guiné.

O programa distribuiu milhões de tubos e já conseguiu reduzir em 70% esta enfermidade debilitante.

World Water Crisis  book Blue Planet Run safe drinking water to the one billion people who lack it


Os glaciais que abastecem a Europa de água potável perderam mais da metade do seu volume

no século passado. Na foto, trabalhadores da estação de esquí do glacial de Pitztal, na Austria, cobrem o glacial

com uma manta especial para proteger a neve e retardar seu derretimento durante os meses de verão...


World Water Crisis  book Blue Planet Run safe drinking water to the one billion people who lack it


As águas do delta do rio Niger são usadas para defecar, tomar banho, pescar e despejar o lixo.


World Water Crisis  book Blue Planet Run safe drinking water to the one billion people who lack it


Água suja em torneiras residenciais, devido ao avanço

indiscriminado do desenvolvimento.


World Water Crisis  book Blue Planet Run safe drinking water to the one billion people who lack it


Aldeões na ilha de Coronilla, Kenya, cavam poço profundos em busca
do precioso líquido, a apenas 300 metros do mar. A água é salobra.


World Water Crisis  book Blue Planet Run safe drinking water to the one billion people who lack it


Aquele que foi o quarto maior lago do mundo,agora é um cemitério poeirento

de embarcações que nunca mais zarparão...

VALORIZE A ÁGUA!

EM ALGUNS LUGARES ELA

JÁ NÃO EXISTE MAIS...

ENQUANTO OS HUMANOS, SE É QUE SÃO HUMANOS MESMO...

NÃO SE CONSCIENTIZAREM DE QUE:

  • NÃO SE DESPERDIÇA ÁGUA A TOA.
  • NÃO DEIXAR A MANGUEIRA JORRANDO ÁGUA FORA ENQUANTO
  • SE ENSABOA O CARRO.
  • ACENDER O CIGARRO E A MANGUEIRA JORRANDO ÁGUA FORA.
  • TOMAR BANHO E DEMORAR MAIS DE 10 MINUTOS...
  • OS DITOS HUMANOS PERDERÃO
  • O LIQUIDO PRECIOSO E QUEM SABE PERDERÃO TAMBÉM A VIDA PELA FALTA DO LÍQUIDO CHAMADO ÁGUA.
  • LAVAR CALÇADAS ? DEIXE A CHUVA LAVAR.
  • RACIOCINAR É NECESSÁRIO.
  • DEPOIS NÃO RECLAMEM...

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

CELULAR LG KS 20

O novíssimo aparelho da LG chamado de KS20 promete fazer sucesso. O celular com tela sensível ao toque de 2.8 polegadas estará a venda esse mês (por enquanto só na Europa).

O celular, que foi inicialmente apresentado ao público na IFA 2007, vem equipado com tecnologia HSDPA de 3.6 Mbps, conectividade Bluetooth, sistema operacional Windows Mobile 6 PRO e sistema de gerenciamento da interface touchscreen, já que o celular não vem com teclado.

Semelhante ao LG KU990 anunciado em agosto, o LG KS20 é um pouco menor e tem um desempenho melhor. Em comparação, o LG KS20 tem WiFi e o LG KU990 câmera de 5.0 megapixels. A bateria de 1400 mAh tem autonomia de 4 horas, câmera de 2.0 megapixel e slot de cartão microSD para expandir a memória interna que é apenas de 128 MB.

KS 20 LG Mobile

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

SUPLENTES PODEM TOMAR POSSE NA SEGUNDA FEIRA


Suplentes podem tomar posse na Câmara na segunda-feira.
Foto: Sidnei Bronka


Os suplentes de vereadores que ganharam vaga no lesgislativo com a aprovação da emenda constitucional 58 da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), promulgada na quarta-feira pelo Congresso, podem tomar posse na próxima segunda-feira em Dourados. De acordo com a Câmara de Vereadores, o legislativo aumenta de 12 para 21 o número de vereadores.

Hoje os nove suplentes receberam diploma na Justiça eleitoral e protocolaram pedido de posse na Câmara. De acordo com a assessoria de imprensa do legislativo, o presidente da Câmara, Sidlei Alves, está aguardando um parecer oficial do Supremo Tribunal Federal, para realizar as nomeações.

Conforme prevê a PEC e LOM, os suplentes que podem assumir uma cadeira na Câmara de Dourados são: Laudir Munaretto (PDMB), Idenor Machado (DEM), Cemar Arnal (PDT), Juarez Oliveira "Amigo do Esporte" (PRB), Walter Hora (PPS), Elias Ishy (PT), José Silvestre (PT), Geraldo Salles (PSDC) e Albino Mendes (PR). Este último, pode assumir a vaga que seria disponibilizada para Edvaldo Moreira (PDT), que já assumiu a cadeira após a nomeação do então vereador Marcelo Hall (PR) para a secretaria de Serviços Urbanos do município.

No caso de Dourados o impacto será grande, pois de 12 aumenta para 21 o número de vereadores, ou seja, um aumento de 75% e redução de 14,5% no repasse da Prefeitura. Nas contas do diretor jurídico da Câmara de Vereadores, Ailton Stropa Garcia, hoje o repasse que é de 7% deverá cair para 6%, quando a Lei entrar em vigor.

IMPASSES
Ele lembra que a quantidade de vereadores em Dourados também é estabelecida pela Lei Orgânica do Município (LOM), de acordo com emenda 47 aprovada na última Legislatura.
O diretor jurídico esclarece que o presidente da Câmara, Sidlei Alves (DEM), vai acatar a Lei, após os suplentes serem diplomados. No entanto, embora a PEC seja retroativa a eleição de 2008, ainda existe uma incógnita se esses suplentes vão assumir o cargo ainda nesta legislatura ou na próxima. “Vamos acompanhar os desdobramentos, pois embora a PEC tenha sido aprovada, existe a possibilidade de haja alguma decisão judicial que impeça a diplomação”, observa Stropa.

INCONSTITUCIONALIDADE
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, reafirmou hoje (24) que o Conselho Federal da OAB pode ingressar com ação direta de inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal contra a chamada PEC dos Vereadores, caso ela venha a retroagir a 2008 para garantir a posse aos suplentes de vereadores. "A retroatividade nesse caso seria um atentado contra a democracia, repito, pois uma de nossas grandes conqusitas foi fixar o princípio da enteioridade no que se refere ao processo eleitoral", sustentou o presidente nacional da OAB. "A retroatividade nesse caso seria um atentado contra a democracia, repito, pois uma de nossas grandes conqusitas foi fixar o princípio da enteioridade no que se refere ao processo eleitoral", sustentou o presidente nacional da OAB.

STF O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, afirmou entender que os efeitos da emenda só valem para a eleição de 2012. Em entrevista concedida hoje, ele lembrou que em 2007 a Corte editou resolução na qual estabeleceu o dia 30 de junho de 2008 como data-limite para promulgação de uma emenda constitucional alterando o número de vereadores da atual legislatura. O presidente do TSE explicou que não comentaria se a emenda vai ser cumprida ou não porque nesse caso seria avaliar a sua constitucionalidade. Disse ainda que não se pronunciaria sobre a constitucionalidade ou não da emenda, uma vez que OABjá sinalizou que entrará no STF com uma Adin e, nessa hipótese, o minsitro teria que atuar como julgador do tema.

HORÁIO DE VERÃO

Horário de verão começa no dia 18 de outubro.

RIO - O horário de verão neste ano vai começar no primeiro minuto do dia 18 de outubro, quando os relógios terão que ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no Distrito Federal. Os moradores das regiões Norte e Nordeste não precisarão alterar o relógio.

O horário de verão termina à meia-noite do dia 20 de fevereiro de 2010, quando os relógios são atrasados em uma hora.

Este ano será a segunda vez em que é adotada a data fixa para o horário de verão. De acordo com o decreto nº 6.558, publicado no Diário Oficial da União em setembro do ano passado, o horário de verão tem que começar a partir da zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano e durar até a zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente.

Segundo o decreto, no ano em que houver coincidência entre o horário de verão e o domingo de carnaval, o encerramento do horário será no domingo seguinte.

Em 2008, o horário de verão começou no dia 19 de outubro e terminou no dia 15 de fevereiro deste ano. A economia de energia foi de 2 mil megawatts (MW).

NOTA: Os vagabundos é que gostam, por que apreciam mais a natureza e não trabalham, os dorminhocos dormirão mais e não vão querer levantar da cama mais cedo... pra quê né ? Deixa os outros trabalharem...

ENQUANTO SE ECONOMIZA DE UM LADO OS GOVERNANTES GASTAM DE OUTRO ! (pensamento do dia e da noite ! kkkkkkkk)

BANCOS EM GREVE - PAIS DE GREVE ESSE BRAZIL !

Cerca de 25 mil bancários estão paralisados em RJ e SP


Cerca de 16.100 bancários paulistas aderiram à greve da categoria, iniciada nesta quinta-feira (24), segundo informações do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Balanço parcial da greve mostra que 264 locais de trabalho, como prédios administrativos e agências bancárias, paralisaram as atividades nesta manhã.

AE

Agências em São Paulo ficaram fechadas pela manhã

No Bradesco Alphaville, em Osasco, onde funciona a área de sistemas do banco, a paralisação aconteceu até as 10 horas, quando os funcionários resolveram voltar ao trabalho. Os bancários de São Paulo, Osasco e região rejeitaram a proposta da Federação dos Bancos (Fenaban) e decidiram entrar em greve por tempo indeterminado.

Os trabalhadores não aceitaram um reajuste de 4,5% nos salários (que repõe apenas a inflação) e Participação nos Lucros e Resultados (PLR) inferior a do ano passado. Uma nova assembleia deve acontecer às 17 horas de hoje, para avaliar o primeiro dia de greve e traçar os próximos passos do movimento.

Na sexta-feira, a partir das 15 horas, haverá passeata saindo da Praça do Patriarca, com destino à Avenida Paulista.

AE
Clientes devem procurar outros postos para pagamento de contas

Rio de Janeiro

A greve dos bancários no Rio conta com a adesão de cerca de 40% dos trabalhadores da categoria, estimou hoje o presidente do Sindicato dos Bancários do Município do Rio de Janeiro, Almir Aguiar. Segundo ele, em torno de 9,3 mil pessoas pararam suas atividades a partir de hoje, por tempo indeterminado.

O sindicalista lembra que a principal reivindicação da categoria é a de um aumento real de 10%. Outro pleito do sindicato é a manutenção da participação no lucro líquido dos bancos em 15%. "Até agora, não houve sinalização de nova negociação por parte dos banqueiros", afirmou Aguiar.

Rio Grande do Sul

A adesão à greve nacional dos bancários atinge entre 60% e 70% dos funcionários da Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Sul, conforme avaliação da Federação dos Bancários no Estado. Na capital e região metropolitana, bancários de instituições públicas e privadas decidiram ontem entrar em greve, enquanto os funcionários do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) optaram por paralisação de 24 horas, no dia 29, quando está agendada reunião com a direção do banco.

No interior do Estado, o panorama da greve é variado, afetando alguns bancos privados em determinados casos e públicos em outros. A categoria tem 27 mil trabalhadores no Estado e está representada em 38 sindicatos.

O diretor de organização da Federação dos Bancários do RS, Arnoni Hanke, disse que a categoria rejeitou, no dia 17, a proposta dos bancos e, desde então, as negociações não prosseguiram. A pauta nacional dos bancários prevê reajuste de 10%, correspondente ao período de setembro de 2008 a agosto de 2009, participação nos lucros, contratação de funcionários, fim das metas de venda de produtos e aumento do expediente aberto ao público, entre 9 e 17 horas. No ano passado, houve paralisação de aproximadamente cinco dias entre os funcionários de bancos privados e de 15 dias nos públicos.

Minas Gerais

A adesão dos bancários da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Banco do Brasil (BB) de Minas Gerais à greve nacional da categoria, deflagrada hoje, chega a 90%, afirmou hoje o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Belo Horizonte e Região, Clotário Cardoso. Ele informou que as agências de alguns bancos privados chegaram a fechar, mas estão sendo reabertas. A adesão ao movimento nacional foi decidida em assembleia realizada ontem. Pela manhã, de acordo com Cardoso, os sindicalistas concentraram-se na porta da CEF, no centro da capital mineira, e decidiram pela continuidade da paralisação.

Entre as reivindicações dos bancários está o reajuste salarial real de 10%. A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ofereceu correção de 4,5% nos salários em proposta apresentada no dia 17. O presidente do sindicato disse que está prevista uma assembleia amanhã, ao meio-dia, para avaliar o primeiro dia de paralisação.

NOTA: ESSES BANCÁRIOS, TRABALHAM POUCO E QUEREM MUITO, FICAM DE PAPO FURADO ENTRE ELES E OS CLIENTES MOFANDO EM PÉ NAS FILAS DE KMS E DEPOIS AINDA FAZEM GREVE ! ELES MERECEM É SEREM MANDADOS EMBORA POR JUSTA CAUSA, CAMBADA DE FDP !

OS DO BANCO DO BRASIL FICAM COM CARA DE CHACOTA E DEMORAM MAIS QUE O CÁGADO SE RASTEJANDO... OS DO BRADESCO, SÓ GENTINHA NOVA E INEXPERIENTE, ATÉ COM CHEFE DE CAIXA COM CARA DE IDIOTA... OS DO ITAÚ, SE SENTEM OS MAIORAIS, MAS TUDO UMA CAMBADA DE CÚ FEDIDO !

Leia mais sobre: greve dos bancários

ATENÇÃO AS PESSOAS QUE CLICAM EM QUALQUER COISA

AVISO aos tonhos... tonhas... distraidas e distraídos, ÀQUELES E ÀQUELAS QUE ADORAM CLICAR EM QUALQUER MERDA QUE ENVIAM E VOCÊS RECEBEM E... CLICAM, AÍ PERDE TUDO, SENHAS LOGUINS DO ORKUT, FACEBOCK, TWITER ETC E TAL ! KKKKKKK
Está circulando na internet nova série de e-mails falsos em nome do Ministério
Público Federal. A mensagem informa que o CPF da pessoa está sendo usado
para fazer compras on-line, de forma fraudulenta.
Trata-se, no entanto, de e-mails maliciosos. Neles, um link do tipo “clique
aqui”, se acessado, permite que um programa invada o computador do usuário
e pegue todos os dados, como senhas de contas bancárias e de cartões de
crédito.
Por isso, a Secretaria de Tecnologia da Informação do MPF orienta que as
pessoas não abram esse tipo de e-mail, não cliquem nos links e que os
apaguem imediatamente.
MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

LÍDER DOS MAMAS AND THE PAPAS - QUEM DIRIA



Líder do Mamas and the Papas é acusado de incesto

Agência Estado

Mackenzie Phillips, filha de John Phillips, ex-líder do grupo pop Mamas and the Papas, morto em 2001, disse ter sido violentada pelo pai quando era adolescente e que os abusos frequentes acabaram se tornando, como ela chamou, "consensuais". Mackenzie escreveu em seu livro "High on Arrival", que ela teve relações com seu pai na noite antes do seu casamento, em 1979, quando tinha 19 anos, segundo a revista "People".

Ela disse, em entrevista ao "The Oprah Winfrey Show" que foi ao ar ontem, que seus irmãos "claramente têm um problema com isso". Oprah Winfrey também leu um comunicado de Genevieve Waite, mulher de John Phillips no período em que os abusos teriam acontecido. A madrasta de Mackenzie disse que seu marido seria "incapaz, independentemente do quanto bêbado ou drogado estivesse, de ter tido tal relacionamento com sua própria filha".

Mackenzie, de 49 anos, disse que seu relacionamento sexual com o pai durou uma década e terminou quando ela ficou grávida e não sabia quem era o pai da criança. Ela fez um aborto, pelo qual o pai pagou e "nunca mais permiti que ele me tocasse novamente".

Mackenzie Phillips disse que não odeia seu pai, que morreu de problemas cardíacos aos 65 anos. "Eu entendo que ele era um homem muito torturado e passou essa tortura para mim", disse ela.

GOVERNADOR DE MS CHAMA O MINISTRO MINC DE VIADO E FUMADOR DE MACONHA.

Puccinelli tem de trabalhar sua sexualidade, afirma Minc


O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, voltou a rebater nesta quarta-feira as críticas feitas a ele pelo governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB). O ministro disse que o governador deveria tratar com "mais carinho" o "homossexualismo que existe dentro dele próprio".

"Ele deve fazer uma análise mais profunda
da declaração dele sobre o estupro em praça pública e examinar e tratar com mais carinho o homossexualismo que existe dentro dele próprio e talvez aceitar isso com mais razoabilidade", disse Minc. O ministro afirmou ainda que o governador sul-mato-grossense sofre de "desequilíbrio ambiental e patológico".

Minc não pretende processar Puccinelli

Leia tudo no Congresso em Foco

Leia também:

GOVERNADOR DE MS ATACA O MINISTRO DO MEIO AMBIENTE CARLOS MNC

Estamos atentos

Estamos atentos

Meus caros, é obrigatório comentar o ataque do Governador do Estado do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), ao Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc. Lembram-se do que já dissemos aqui sobre um homem de baixo nível atacando outro? A menção a sexualidade do adversário é imediata. E dessa vez veio de um Governador, chefe do poder executivo de um Estado da Federação, que falou também que iria estuprar o ministro. Acertamos ou não? E o técnico do Goiás Esporte Clube, Hélio dos Anjos? Deu uma desculpa torta e esfarrapada, pior que o soneto, disse que retirava a palavra “homossexuais” de sua declaração, mas manteve o termo “v…”, de baixo calão. Não convenceu ninguém, mas, como previu o sábio Milton Neves, não deu em nada. Meus caros brasileiros, isso é coisa de homem sem nível em terra sem lei, e a tolerância zero por parte deste blog e da mídia é a única arma que nos resta! Estaremos sempre atentos.

Alguém discorda, e acha que eles estão certos? Eu mesmo estou tão furioso que bati no Governador e no Ministro frouxo, leiam aqui.

Retrucando a declaração imoral do Governador do Estado do Mato Grosso do Sul, o Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc saiu-se muito bem citando ninguém menos que o pai da psicanálise, Sigmund Freud, justamente no dia em que são completados 70 anos da morte do gênio. Nas palavras de Minc, “Freud explica que muitas pessoas que têm o homossexualismo enrustido tentam matar o homossexualismo que há dentro dele próprio.” E acrescenta ainda: “Sou um defensor conhecido dos direitos dos homossexuais contra todos os preconceitos.” Em mais de um post deste blog abordamos a questão da sexualidade como primeiro alvo em um conflito entre homens fracos, exatamente porque nós também lemos Freud. Recentemente cheguei até a defender o direito dos “enrustidos” de saírem do armário somente quando lhes for possível, mas acho que o caso do Governador Puccinelli abre uma exceção. Agressão similar não encontra precedentes senão em brigas de calçada, daquelas bem próximas à sarjeta. Quando parte de um Governador de Estado, ganha contornos inadmissíveis, e é exatamente visando o bem público que este homem deve ser refreado e exemplarmente punido. Trata-se de questão onde o direito público supera o direito individual e privado. Lamentavelmente, o Ministro Minc afirma que não ingressará com nenhuma ação contra o Governador que disse que o estupraria, afirmando que “São os eleitores e os tribunais que vão julgar se uma pessoa com esse nível de desequilíbrio está apta a exercer o governo do estado. Eu não vou processá-lo”. O conhecido defensor de nossos direitos nos deixou na mão. Se ele, que poderia agir na esfera Federal, não levará o Governador aos tribunais, quem o fará? Cabe a nós, homossexuais, requerer ao Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul, cujo Procurador Chefe é nomeado pelo Governador, que abra uma ação pública contra este, por quebra de decoro. Entre o risonho Ministro e o Governador delinquente, ficamos nós, homossexuais, sozinhos a defender nossa causa. Espero que, do meio ambiente, este Ministro cuide com mais afinco.

PEC

Congresso Nacional promulga aumento no número de vereadores.


BRASÍLIA - O Congresso Nacional promulgou nesta quarta-feira a emenda constitucional que aumenta em mais de 7,7 mil o número de vagas de vereadores no País. A proposta teve a votação concluída nesta terça-feira na Câmara dos Deputados após quase cinco anos de tramitação. O texto foi proposto depois que Tribunal Superior Eleitoral (TSE) extinguiu 8,5 mil vagas nas câmaras municipais.

O texto aprovado prevê efeito retroativo para que suplentes de vereadores, votados nas eleições municipais do ano passado, assumam as vagas criadas.

Porém, o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, destacou, em entrevista coletiva nesta quarta-feira, que, em 2007, a Corte editou resolução estabelecendo prazo até o dia 30 de junho de 2008 para a promulgação de uma emenda constitucional que alterasse o número de vereadores da atual legislatura. Sendo assim, as vagas não podem ser ocupadas pelos suplentes.

Apesar de ter dito que, pela interpretação do TSE, a PEC não poderia valer agora, Ayres Britto reconheceu que na prática, depois da promulgação da emenda, a Justiça Eleitoral terá de dar posse aos suplentes do pleito de 2008. Mas ele observou que o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) deverá questionar a PEC no Supremo Tribunal Federal (STF).

O presidente do TSE, que também integra o STF, disse que não poderia falar especificamente sobre a aprovação da emenda porque ela deverá ser contestada no Supremo. "Tudo indica, segundo notícias que circulam, que o Conselho Federal da OAB entrará com uma Adin (ação direta de inconstitucionalidade) adversando essa emenda. Então eu não posso falar sobre o conteúdo da emenda. Se ela é constitucional ou não é constitucional não me cabe dizer", afirmou.

A proposta foi aprovada em primeiro e segundo turno pela Câmara. Como o texto já havia sido aprovado em duas votações pelos senadores, para entrar em vigor, a PEC precisava ser promulgada pelo Congresso Nacional.

Redução de custos

A PEC prevê ainda a redução dos gastos com as câmaras municipais, ao fixar percentuais de despesas de acordo com o tamanho dos municípios. O texto impede que as despesas ultrapassem 7% da receita tributária e das transferências municipais em cidades com população de até 100 mil habitantes e 3,5% em municípios com mais de oito milhões de habitantes.

(com informações da Agência Estado)

Leia mais sobre: PEC dos Vereadores

MINC CONSIDERA GOVERNANDOR DE MS DE DESEQUILIBRADO

Minc considera governador do MS desequilibrado e diz que não vai processá-lo.


O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, discursa durante seminário PPG7 e a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil. Foto: Givaldo Barbosa/ O Globo

BRASÍLIA - Ao comentar nesta quarta-feira as polêmicas declarações do governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, negou que pretenda processar o político e o acusou de desequilibrado. Puccinelli se referiu a Minc como "veado e fumador de maconha" durante uma reunião com empresários, segundo a imprensa local. E, ainda segundo relatos, chegou a dizer que, se Minc fosse ao estado, ele o estupraria em praça pública.

- Há, de um lado, o desequilíbrio ambiental, que ele provocaria se a gente deixasse que destruísse o Pantanal como queria, e, por outro lado, há o desequilíbrio patológico - disse Minc.

De acordo com o site G1, Minc teria dito ainda que André Puccinelli deveria "examinar e tratar com mais carinho o homossexualismo que existe dentro dele próprio e talvez aceitar isso com mais razoabilidade".

  • Receba as principais notícias de política por SMS
  • Envie OGLPOL para 88435 (R$ 0,10 por notícia; Até 3 por dia)

Por meio de nota , na terça-feira, Puccinelli chegou a se desculpar pelo que disse mas, para Minc, os tribunais de Justiça e os eleitores do estado devem decidir se o governador deve permanecer na gestão do MS.

" Há, de um lado, o desequilíbrio ambiental, que ele provocaria se a gente deixasse que destruísse o Pantanal como queria, e, por outro lado, há o desequilíbrio patológico "

O ministro garantiu estar acostumado com embates políticos com ruralistas e governadores.

- Nunca me acovardei ou me encolhi. Mas com uma agressão como essa, é difícil até imaginar como uma pessoa dessa pretende exercer o governo do estado - completou.

A resposta ao governador, segundo Minc, é a de que a pasta vai continuar defendendo o Pantanal contra qualquer forma de agressão. Ele destacou ainda que, de forma alguma, vai aceitar baixar o nível da discussão rumo a algo tão grotesco e truculento como o governador levou.

- Não acho que foi um ataque gratuito. Na verdade, ele professou um estupro ao Pantanal e a ele próprio. São os eleitores e os tribunais que vão julgar se uma pessoa com esse nível de desequilíbrio está apta a exercer o governo do estado. Eu não vou processá-lo - finalizou.

Durante a abertura do seminário PPG7 e a Proteção das Florestas Tropicais, o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, manifestou solidariedade a Minc. Ele avaliou as declarações de Puccinelli foram feitas de maneira descabida.

- Ficamos surpresos. Só pessoas que não têm percepção da importância de se preservar o meio ambiente podem fazer declarações como essa.

O motivo de irritação de Puccineli teria sido o projeto de zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar, do Ministério do Meio Ambiente. O programa do governo proíbe a implantação de novas usinas e a expansão da produção de cana em qualquer área de vegetação nativa, na Amazônia, no Pantanal e na Bacia do Alto Paraguai.

NOTA: TEM MUITOS POLÍTICOS DESEQUILIBRADOS E QUE COSPEM QUANDO FALAM COM O POVO, TAIS COMO O ARI PREFEITO ANALFABETO DE DOURADOS E SEUS ASSECLAS LADRÕES DO DINHEIRO DO POVO ! CADEIA NELES JUSTIÇAAAAAAAAA !

Links patrocinados

Meio Ambiente No Brasil
Veja os Projetos da Petrobras para Proteger o Meio Ambiente. Acesse!
www.BandeiraViva.com.br

IMAGENS INFANTIS COM APARÊNCIA MAIS ADULTA

Artista americana recria personagens infantis dando aparência mais ‘adulta’

Para quem não sabe, a autora das imagens é Nei Ruffino. Ela entrou no mundo dos quadrinhos depois de trabalhar vários anos como tatuadora.

Nas fotos a seguir, Ruffino caprichou e recriou personagens dos contos infantis dando uma aparência mais “adulta”.


LULA FALA NA ONU : Ô CUMPANHEIRO !

Na ONU, Lula pede reforma do sistema financeiro mundial.

NOVA YORK - O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta quarta-feira, durante abertura da 64ª Assembleia Geral da ONU, que o Brasil "já saiu da breve recessão e 2010 será um ano muito promissor". Lula, no entanto, disse que para a economia continuar crescendo de maneira sustentada é necessário "reformar o sistema financeiro mundial".


O fato de ter sido "evitado um colapso total do sistema", disse Lula, não significa que mudanças estruturais não são necessárias. "Ainda não há uma clara disposição para enfrentar, no âmbito multilateral, as graves distorções da economia global", disse para a plateia, formada por representantes dos 192 países que são membros das Nações Unidas.

Lula disse que, um ano após a crise financeira mundial, os países ainda resistem em regular os mercados e se abrigam em medidas protecionistas.

AFP

Lula discursa na abertura da 64ª Assembleia da ONU

"A maioria dos problemas de fundo não foi enfrentada. Há enormes resistências em adotar mecanismos efetivos de regulação dos mercados financeiros", disse. "Há sinais inquietantes de recaídas protecionistas", advertiu o presidente.

Ele advogou ainda, como em outras ocasiões, a reforma dos organismos multilaterais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, medida que também aponta resistência por parte da comunidade internacional.

Lula reivindicou os países pobres e em desenvolvimento aumentem seu poder nas instituições multilaterais, para torná-las mais democráticas e adaptá-las ao mundo atual. "Apenas agências internacionais mais democráticas e representativas serão capazes de abordar problemas complexos, como reorganizar o sistema monetário internacional", afirmou.

Ressaltou também que o Conselho de Segurança da ONU, o principal órgão de decisão das Nações Unidas e no qual o Brasil reivindica um assento permanente, "não pode continuar funcionando sob a mesma estrutura imposta depois da Segunda Guerra Mundial".

Lula também alertou para a "paralisia" da Rodada de Doha, que prentende liberalizar o comércio internacional.

Quanto à saída do Brasil da crise, disse que o País não fez mágica e sim preservou o sistema financeiro da especulação e reduziu a vulnerabilidade externa

Ele voltou a defender a presença do Estado na economia. "(O que faliu) foi a doutrina absurda de que os mercados podiam auto-regular-se, dispensando qualquer intervenção do Estado, considerado por muitos um mero estorvo", disse.

AFP

Em discurso na ONU, Lula diz
que Brasil saiu da crise









Clima

O presidente brasileiro voltou a cobrar uma atuação maior dos países ricos no combate às mudanças climáticas.

"Todos os países devem empenhar-se em realizar ações para reverter o aquecimento global."

E prometeu que, mesmo com a descoberta do pré-sal, "o Brasil não renunciará à agenda ambiental para ser apenas um gigante do petróleo".

Honduras

Sobre Honduras, Lula disse que a comunidade internacional quer que o presidente deposto Manuel Zelaya seja restabelecido imediatamente no poder.

"A comunidade internacional pede que Zelaya regresse imediatamente à presidência de seu país", afirmou Lula, acrescentando que é preciso permanecer alerta para assegurar a inviolabilidade da embaixada brasileira na capital de Honduras.

"A menos que exista vontade política, vamos presenciar outros golpes como o que depôs o presidente constitucional de Honduras", advertiu Lula.

(Com informações da Reuters, Agência Estado e Efe)

NOTA:MAS ELE SEMPRE DIZ QUE NÃO SABE DE NADA DOS ROUBOS PRATICADOS PELOS COMPARSAS DELE E DA PRIMEIRA DAMA QUE SÓ SABE GASTAR DINHEIRO DO POVO SEM AJUDAR O ZÉ POVÃO BABACA QUE VOTARAM NESSE DEZENOVE DEDOS !

Leia mais sobre Lula

PAOLA OLIVEIRA MANTEM O CORPO PERFEITO

Barriga chapada: Paola Oliveira conta como conquistou o corpo perfeito

Quando trocou a roupa despojada pela fantasia de rainha da bateria da Grande Rio, escola de samba carioca, no último carnaval, Paola Oliveira surpreendeu a todos ao revelar um corpo perfeito, desenhado e sequinho. Agora, a atriz revela a "técnica" para mudar as formas e manter a silhueta irretocável.




Paola Oliveira: corpão sem segredo

"Antes, trocava o almoço por um punhado de bombom. Agora, me alimento bem e deixei de lado a vida sedentária", diz a global, que estará em "Cama de Gato", nova trama das 18h da emissora.

A dica da atriz está no livro "Emagreça Com a Dieta das Estrelas", uma parceria da Dra. Heloísa Rocha com a revista Boa Forma.

BEBÊ DE 8,700 KG

Indonésia dá à luz bebê de 8,7 quilos



EFE - v1

JACARTA - Uma mulher deu à luz em um hospital da Indonésia um bebê de 8,7 quilos e 62 centímetros, informou hoje a imprensa local.


Bebê de quase nove quilos ao lado de outro recém-nascido na Indonésia / AFP

A criança, que nasceu saudável na segunda-feira - embora tenha tido que receber oxigênio, porque, a princípio, teve dificuldades para respirar -, veio ao mundo através de cesariana por decisão dos médicos do hospital da cidade de Medan, onde a mulher foi atendida.

A mãe, que no momento do parto atravessava o nono mês de gestação, tem outros três filhos, todos eles nascidos com ajuda de uma parteira e mediante o método tradicional, segundo o jornal digital Detik.

Leia mais sobre nascimento

GATO DE 10,100 KG

Gato de 10,1 kg entra em concurso para emagrecer


BBC BRASIL

Um gato que pesa 10,1 quilos - mais do que o dobro de seu peso ideal, de 4,5 quilos - é o finalista de um concurso de dietas junto a outros oito animais de estimação, na Grã-Bretanha.

Um gato que pesa 10,1 quilos - mais do que o dobro de seu peso ideal, de 4,5 quilos - é o finalista de um concurso de dietas junto a outros oito animais de estimação, na Grã-Bretanha.


Veterinária exibe "Socs", o gato de 10,1 quilos

Todos os anos, a ONG de tratamento para animais PDSA realiza o concurso de emagrecimento, em que os bichos entram em dieta com assistência veterinária.

O prêmio para o animal que perder mais peso é um fim de semana prolongado com seu dono em uma casa de campo, no sul da Inglaterra.

O gato Socrates, ou Socs, como é conhecido, começou a ganhar peso nos últimos dois anos, diz seu dono, Bill Duncans, depois que os dois se mudaram para uma casa com menos acesso ao exterior.

Segundo os organizadores, ele é o maior gato já inscrito na competição.

"O Socs adora comida e sabe quando é hora de jantar. Ele me acorda para tomar café da manhã todos os dias e vem me procurar às 17h em ponto todas as tardes, para seu jantar!", diz Duncan.

"Eu não tenho dado lanchinhos para ele nos últimos dois anos, mas ele costumava implorar pelos restos, e adorava, especialmente, batatas fritas com sabor de queijo e cebola. Estou determinado a fazê-lo emagrecer."

Os veterinários da ONG preparam um programa de dieta personalizado para todos os finalistas da competição.

Nos últimos seis anos, a PDSA realizou exames veterinários em mais de 20 mil cães e notou um aumento de mais de 10% nos níveis de obesidade - 28% em 2008, em comparação com 17% em 2003.

No ano passado, a proporção significava que mais do que um em cada quatro cachorros estavam acima do peso.

Segundo a ONG, os gatos também estão ficando mais gordos e os últimos dados da PDSA indicam que um em cada quatro gatos está acima do peso.

"O problema de obesidade entre bichos de estimação parece estar piorando a cada ano", diz a veterinária sênior da PDSA Elaine Pendlebury. "O excesso de comida e a falta de exercícios resultam em aumento de peso e são responsáveis pela maioria dos casos de animais gordos."

Uma pesquisa recente da PDSA mostrou que entre os lanches mais comuns dados aos bichos de estimação estão carnes gordurosas, queijo, orelhas de porco, batatas fritas, biscoitos e cachorros-quentes.

Leia mais sobre gatos

ESCOTEIROS RESGATADOS

Grupo de escoteiros é resgatado na Serra do Mar


Logo Agência Estado

SÃO PAULO - Os 13 escoteiros e o monitor que estavam desde o domingo em um parque na Serra do Mar, na região de Itanhaém, no interior paulista, conseguiram sair da mata nesta quarta-feira, no início da madrugada. Nenhum deles sofreu ferimentos.

O Grupo Escoteiro Bororós, da União dos Escoteiros do Brasil, foi localizado pelos bombeiros na manhã desta terça-feira.

Desde as 17h desta terça-feira três guias auxiliavam o grupo a sair da trilha a pé. O resgate pelo helicóptero Águia 3 foi descartado devido ao mau tempo na região. Além disso, o acesso ao local onde eles estavam era difícil.

Os escoteiros e o monitor saíram de Embu-Guaçu, na Grande São Paulo, no sábado e deveriam ter retornado por volta das 12h do dia seguinte.

O Coordenador de Comunicação da União dos Escoteiros em São Paulo, Fernando Neves, afirmou que os escoteiros não ficaram perdidos, apenas decidiram adiar o retorno por causa da chuva. De acordo com ele, o Grupo Bororós fez uma parceria com a direção do parque e os seniores fariam a verificação de antigas trilhas e abertura de novos caminhos futuramente utilizados por ecoturistas.

"Eles estavam no cronograma, mas quando choveu durante a volta, no domingo, perderam a velocidade e perceberam que não iam conseguir completar o percurso ainda com o dia claro, então decidiram acampar, por segurança", disse Neves. Ele explicou que o guia do parque se comunicou por rádio com a sede solicitando que as famílias fossem avisadas de que o grupo retornaria apenas no dia seguinte. No entanto, a família de um dos adolescentes, segundo Neves, decidiu acionar o Corpo de Bombeiros.

Leia mais sobre: escoteiros

terça-feira, 22 de setembro de 2009

IMPORTANTE ! COPIEM E REPASSEM POR EMAIL

MUITO IMPORTANTE!!!!!!!

IMPORTANTE :

1. Quem quiser tirar uma cópia da certidão de nascimento, ou de casamento, não precisa mais ir até um cartório, pegar senha e esperar um tempão na fila.
O cartório eletrônico, já está no ar! www.cartorio24horas.com.br


Nele você resolve essas (e outras) burocracias, 24 horas por dia, on-line. Cópias de certidões de óbitos, imóveis, e protestos também podem ser solicitados pela internet.
Para pagar é preciso imprimir um boleto bancário. Depois, o documento chega por Sedex.

Passe para todo mundo, que este é um serviço da maior importância.


2. DIVULGUE. É IMPORTANTE: AUXÍLIO À LISTA

Telefone 102... não!
Agora é: 08002800102
Vejam só como não somos avisados das coisas que realmente são
importantes...

NA CONSULTA AO 102, PAGAMOS R$ 1,20 PELO SERVIÇO.
SÓ QUE A TELEFÔNICA NÃO AVISA QUE EXISTE UM SERVIÇO
VERDADEIRAMENTE GRATUITO.

Não custa divulgar para mais gente ficar sabendo.


3. Importante: Documentos roubados - BO (boletim de occorrência) dá gratuidade- Lei 3.051/98 - VOCÊ SABIA???

Acho que grande parte da população não sabe, é que a Lei 3.051/98 que nos dá o direito de em caso de roubo ou furto (mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência), gratuidadena emissão da 2ª via de tais documentos como:

Habilitação (R$ 42,97);
Identidade
(R$ 32,65);
Licenciamento Anual de Veículo
(R$ 34,11).

Para conseguir a gratuidade, basta levar uma cópia (não precisa ser autenticada) do Boletim de Ocorrência e o original ao Detran p/ Habilitaçãoe Licenciamento e outra cópia à um posto do IFP



Gostaria, se possível, que cada um não guardasse a informação só para si.

Carol Carraro

PODRIDÃO DE POLÍTICAGEM BRASILEIRA !

Um eleitor enviou para Mercadante. Diante da safadagem reinante, decidi enviar esta mensagem ao também bigodudo do Senado.
Para: "Aloizio Mercadante"
Senador,

Até poucos dias atrás, sem ter sido seu eleitor, cultivava certa admiração por sua pessoa, devido a atitudes no Senado Federal, e, no episódio sarney, de tristíssima memória. Cresceu minha admiração, quando você decidiu renunciar à liderança do seu partido, no senado. A admiração, porém, converteu-se rapidamente em asco, por sua atitude servil, depois de uma "conversinha" no Planalto.
Que vergonha! Se você tem pai e mãe vivos, mulher e filhos, o que não estão eles pensando dessa atitude covarde, diante de todo o país? E ainda tem a desfaçatez, depois da indecente reviravolta, pedir a compreensão de seus eleitores coitados, porque não poderia deixar de atender um pedido do "companheiro maior", para continuar na liderança.

Senhor Aloizio, quando um homem de caráter, um homem de bem, como seu colega, Flávio Arns, tem conhecimento e convicção das falcatruas e bandalheiras dovelho Sarney, hoje grudado na cadeira da presidência desse sórdido senado, sua atitude de repúdio é irrevogável,
e não há quem o demova, nem as indecentes promessas vindas do Planalto. Você não: foi pedir a bênção “dele” que está empenhado em passar a mão na cabeça de políticos corruptos, e deixou-se convencer. Então, senador, se “ele, o chefe mor” lhe pedisse para cometer um suicídio a fim de salvar as pretensões desse triste, desfigurado e sujo PT, você o faria?

Pois, fique sabendo, senhor vira-cara, que sua morte política chegou, embora lhe reste uma esperança: se tivermos a infelicidade do
continuísmo petista, o que Deus não há de permitir, você será, certamente, agraciado com uma embaixada em Cuba ou na Coréia do Norte ou na Venezuela ou na Rússia ou na China, onde o vermelho que não lhe enrubesceu a cara, de vergonha, continuará enchendo sua cabeça, com as idéias bolchevistas ou marxistas do partido. Vão aqui os pêsames de quem nunca votou em você, mas convidará muitos para que o esqueçam, pois tornou-se uma vergonha nauseabunda, nesse senado que está parecendo mais um depósito de lixo do que uma casa de respeito,e que deveria ser extinto, antes que o fedor da podridão moral se espalhe pelo país todo.

José Ricardo Chaves, brasileiro de caráter que conserva, em quaisquer
circunstâncias, sua formação moral !!!


Ao Mercadante

Claro, Net e Telefônica assinam termo de ajuste de conduta com CPI da Pedofilia

[Foto: Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia ]

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da PedofiliaEntenda o assunto assinou, nesta terça-feira (22), Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com as empresas Claro, Net e Telefônica. De acordo com o termo, informou o presidente da CPI, senador Magno Malta (PR-ES), a quebra de sigilo telefônico pode ser feita em até 24 horas se houver risco de violência contra criança ou adolescente, ou em duas horas, quando houver risco iminente de vida para a vítima.

Na avaliação do senador, a assinatura do TAC é importante pela possibilidade de multar em R$ 25 mil as empresas que descumprirem o prazo de liberação das informações. Magno Malta salientou que é necessário haver rapidez na liberação das informações para que a criança tenha sua integridade física e moral preservadas.

A CPI da Pedofilia assinou o documento também com o Ministério Público Federal e estaduais, Polícia Federal e Safernet Brasil. O TAC já havia sido assinado pela Vivo, TIM e Oi.

- Ao assinar o termo, fechamos um círculo em torno dos criminosos, que vai facilitar a vida das autoridades para fazer a punição - disse Magno Malta

O presidente da CPI também destacou a importância da realização de campanhas publicitárias e informativas que esclareçam sobre o crime de pedofilia no Brasil. Magno Malta salientou que a sociedade e a família têm papel fundamental no combate à pedofilia. Embora o Legislativo contribua de forma eficiente ao elaborar leis mais rígidas para punir os pedófilos, os pais têm a obrigação de ensinar seus filhos a se protegerem de abusos sexuais, assinalou.

Prorrogação

O presidente da CPI informou que apresentou requerimento à Mesa do Senado pela prorrogação das atividades da comissão por mais seis meses. Magno Malta disse que a sociedade não quer o encerramento dos trabalhos do colegiado, uma vez que a comissão ainda precisa realizar acareações, aprovar propostas legislativas e realizar audiências públicas nos estados para conscientizar a sociedade.

O senador considerou importante a aprovação do projeto de lei que retira privilégios de réu primário quando o crime for cometido contra criança de zero a 14 anos, bem como agrava a pena na hipótese de crime sexual contra criança e adolescente.

Iara Farias Borges / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
95603

A NOVELA DOS VEREADORES

Há dúvidas, no entanto, se suplentes tomarão posse antes de 2010.
Projeto aumenta número de vereadores e reduz repasses.

Eduardo Bresciani Do G1, em Brasília

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (22) por 380 votos a favor, 29 votos contra e duas abstenções, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta em cerca de 7 mil o número de vagas nas câmaras de vereadores em todo o país. O total de vagas nas câmaras irá de cerca de 52 mil para 59 mil. O projeto determina também a redução dos repasses de recursos para os legislativos municipais. Com a votação em segundo turno, a PEC poderá ser promulgada pelo Congresso, uma vez que já foi aprovada pelo Senado.

Mais uma vez as galerias do plenário estavam lotadas de suplentes de vereadores de várias regiões do país. Eles viverão agora a expectativa sobre a posse. O texto da PEC determina que os efeitos da decisão são relativos a 2008, o que visa garantir a posse dos suplentes.

Existem questionamentos jurídicos, no entanto, sobre a legalidade desta retroatividade. Após a aprovação em primeiro turno, ainda neste mês, os presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, manifestaram dúvidas sobre a possibilidade da posse dos suplentes. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, já anunciou que acionará o STF caso a justiça eleitoral comece a dar posse aos suplentes.

Opositor da PEC, o deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), enfatizou essa posição e classificou como “iludidos” os suplentes que acompanharam a sessão. “Os suplentes não tomarão posse. Esta eficácia produzirá efeitos para 2012, efetivamente. Esta minha posição foi ratificada pelo ministro Carlos Ayres Britto e também pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes”.

O relator, Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), subiu à tribuna e rebateu o petista e outros críticos da proposta. Ele afirmou que o Congresso tem a responsabilidade de fazer leis e cabe ao Judiciário apenas cumprir. “A legislação eleitoral quem faz é essa Casa, não é o TSE ou o Supremo. Essa emenda constitucional está acima de qualquer resolução do TSE”.

Redução de repasse

A PEC trata também da redução de repasses para os legislativos municipais. Atualmente, o repasse de recursos dos municípios para as câmaras varia de 5% a 8% de acordo com o número de habitantes das cidades. Com a PEC, o repasse irá de 3,5% a 7%. O percentual se refere ao teto que pode ser repassado. Em alguns casos, as câmaras tem devolvido recursos ao caixa das prefeituras.

A discussão sobre o repasse foi o que impediu a promulgação da PEC ainda em 2008, quando ela já tinha sido votada nas duas casas do Congresso. A proposta aprovada pela Câmara abrangia os dois temas, mas o Senado, no entanto, retirou do projeto a redução do repasse, deixando para análise em momento posterior.

Como uma parte da PEC foi aprovada sem modificações, ela poderia ser promulgada parcialmente. O então presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), no entanto, se recusou a assinar a promulgação por entender que os artigos estavam ligados e não poderiam ter sido desmembrados. Ele teve o respaldo da Mesa Diretora. A decisão foi mantida pelo novo presidente, Michel Temer (PMDB-SP).

Garibaldi Alves (PMDB-RN), então na presidência do Senado, chegou a acionar o Supremo contra a Câmara. José Sarney (PMDB-AP), no entanto, desistiu do recurso e devolveu a proposta para a análise da Câmara. Já sob a presidência de Sarney, a questão do repasse foi aprovada pelo Senado e seguiu para a Câmara, onde foi apensada para tramitar junto com a proposta original. Na votação desta noite, os deputados aprovaram as duas medidas, o aumento do número de vagas e a redução do repasse.