SUA CONEXÃO

sábado, 3 de outubro de 2009

INTEGRANTES DO COI VEM EM NOVEMBRO AO RO DE JANEIRO

Rio de Janeiro deve receber integrantes do COI em novembro

Primeira reunião para organizar evento deve ser realizada em novembro, diz o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman

Redação iG Esporte e Gazeta Esportiva

  • Para ganhar medalhas, Brasil promete "recomeçar do zero"
  • Luta do Rio para chegar às Olimpíadas durou 3 anos
  • Lula diz que já previa vitória do Rio após apresentação
  • Rio vence eleição e apaga passado de derrotas brasileiras
  • Governo aposta em investimento e 2 milhões de empregos
  • Veja a opinião dos colunistas do iG Esporte sobre a Olimpíada no Rio

    RIO DE JANEIRO - Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman revelou neste sábado que a primeira reunião com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para a organização do evento deve ser realizada no mês de novembro.

    "Eles (membros do COI) disseram: 'relaxem'. Mas sabemos que este período de descanso vai acabar depois da primeira reunião que faremos no Rio de Janeiro, provavelmente no meio de novembro", explicou Nuzman. "Nos próximos dias, vamos nos reunir com os representantes dos três níveis de governo para definir os próximos passos", emendou.

    Antes do encontro com integrantes do COI, Nuzman se reuniu com representantes da rede de televisão NBC.

    "Fomos apresentar o projeto do Rio de Janeiro e saber como podemos atender as necessidades da televisão. Eles agradeceram muito e disseram que a apresentação final do Rio de Janeiro foi a melhor já feita por uma cidade candidata em todos os tempos", afirmou.

    Já como parte do calendário do Comitê Organizador Rio-2016, em fevereiro de 2010 cerca de dez observadores viajarão a Vancouver, a fim de acompanhar os Jogos Olímpicos de Inverno. A primeira visita da Comissão de Coordenação dos Jogos Rio 2016, a ser formada pelo COI, deverá ocorrer em agosto de 2010.

    Cariocas fazem planos para a Olímpiada de 2016

    Leia também:


  • Leia mais sobre: Carlos Arthur Nuzman , COI, Rio de Janeiro

    DANDO-ME CONSENTIMENTO PARA ESQUECER

    O depoimento de uma escritora que coletou o esperma do marido no leito da morte, planejando ter um filho dele

    Elizabeth Scarboro/ NYT

    Foto: NYT Ampliar

    "Se ele tivesse vivido 50 anos atrás, não haveria máquinas para mantê-lo vivo, sem procedimentos para extrair o esperma"

    A carta está na minha mesa faz alguns meses, apesar de o remetente – o departamento de urologia de um hospital – estar aguardando a minha resposta. O departamento está de mudança e, enquanto cataloga o que precisa ser levado para o novo lugar, encontrou algo que pertence a mim. Melhor, cerca de 50 milhões de coisas que pertencem a mim: uma amostra de esperma congelado do meu falecido marido.

    A carta está a um metro e meio de meu garotinho que dorme, Theo, que está alheio ao fato de que nunca pensei em ter filhos com ninguém além do pai dele. Um dia ele saberá de tudo.

    Cogito se lhe direi que quando era mais jovem nunca quis ter filhos, que me casei com um homem, Stephen, que supostamente não podia ter, que esse era o menor de nossos problemas. Cogito se lhe direi sobre a fibrose cística, sobre como Stephen sabia quando o conheci com 17 anos, e pulava escondido em piscinas e ia para terraços com o resto de nós; ele teria sorte se vivesse até os 35.

    Stephen tinha 19 anos quando disse que não podia ter filhos. Eu estava na escola em Chicago, ele estava em Berkeley, e estávamos apaixonados como adolescentes – não tínhamos ideia que estaríamos juntos lá adiante. Ele fora ao hospital por uma infecção respiratória, e os médicos haviam descoberto sua esterilidade, surpresos de que ninguém lhe havia dito isso antes.

    Stephen considerava isso uma boa notícia; ele não queria filhos mesmo, e agora não teria que se preocupar com controle de natalidade. Ao telefone ríamos de todas aquelas viagens desnecessárias à farmácia.

    Sete anos depois, em um hospital de Boston, Stephen conheceu um cara com fibrose cística que tinha um filho. A esterilidade dos homens com a doença, descobriu-se, era mais diferente: não é que não podiam produzir esperma, que não tinham o canal deferente ou ele estava bloqueado, prevenindo a concepção por meios naturais.

    Planos de família
    Nessa época tínhamos 26 anos e estávamos casados. Sempre tinha dito que não ia casar, e me preocupava com a doença de Stephen. Mas ele me fazia feliz, e queria estar com ele o máximo que pudesse. Na verdade, ao ouvir a notícia de que virar pai podia não estar completamente fora da questão, desatamos os nós do futuro que imaginávamos e abrimos espaço para a possibilidade de uma criança.

    Esse futuro soava ótimo, ainda que complicado e distante. Stephen estava na lista de espera por um transplante duplo de pulmão. No raro dia em que eu imaginava uma família, me preocupava que meus filhos hipotéticos me odiariam por trazê-los ao mundo do qual o pai podia desaparecer em breve. Entretanto, na maioria das vezes – mesmo depois do transplante – não pensamos sobre crianças. Absortos em nossa vida cotidiana, não conversávamos muito sobre o futuro.

    Mas conversávamos muito sobre a morte em um nível que estávamos quase confortáveis com ela, como se ao tê-la bem ao nosso lado pudéssemos domesticá-la, cortar-lhe as garras. Como se ao falar sobre ela, fazendo piadas, vendo a vida à luz dela, morrer aos 30 seria normal e os anos além seriam um extra.

    Por muito tempo, pensava isso sobre envelhecer, mesmo sendo eu a saudável. Meu estômago caiu quando escutei brindes de casamento que mencionavam netos. Não passei filtro solar. Pensei que, se tivesse rugas, eu as consideraria pequenos azares de minha boa sorte.

    Agora olho no espelho, irritada com meu eu jovem, e me sentindo culpada de minha irritação. É uma traição com Stephen sentir qualquer coisa além de alegria de envelhecer. Como se a alternativa fosse permanecer jovem. Ainda posso imaginar a maneira que ele olhava para os casais idosos, a inveja no rosto. Mas quem sabe: se ele tivesse chegado aos 30, ele poderia ter olhado no espelho também, vendo os fios de cabelo, estremecendo na própria descrença.

    Se Stephen pudesse olhar dentro de minha vida, ele entenderia a ligação que tenho que fazer sobre a carta. Ele me veria, no fundo da minha vida com meu segundo marido, com nosso filho, Theo, e com a filha de colo.

    Segunda chance
    “Tem espaço”, disse meu marido anos antes, referindo-se ao espaço para o meu passado em nosso presente, para a família de Stephen na nossa família, para a confusão da situação. E talvez se ele não tivesse dito isso, se tivesse sido menos abnegado e mais possessivo, eu teria tido que esquecer minha vida antiga completamente. Mas eu ainda estava sofrendo quando o conheci, e ele provavelmente percebeu que era tudo de mim ou nada.

    Ainda assim, ele tem seus limites. Estávamos juntos já poucos meses quando a amostra congelada apareceu. “Você provavelmente deve saber”, ele disse, “que não estou pronto para isso”.

    E na verdade foi um alívio; eu tampouco estava pronta.

    A coleta do esperma
    Stephen estaria pronto para isso? Afinal de contas, quando a decisão de extrair o esperma foi tomada, ele não estava mais lúcido, não era parte da discussão. No dia em que estava morrendo, um amigo sugeriu isso, e no meio da perda parecia uma grande ideia – inapropriada e engraçada, mas séria também – uma forma de não permitir que a morte levasse tudo.

    Mesmo que Stephen não estivesse consciente o bastante para responder, perguntei o que ele achava, e imaginei-o gemendo. Depois imaginei-o se curvando – o procedimento, a aspiração de esperma, envolvia uma agulha. É desconcertante como tomei a decisão tão facilmente, mas não havia tempo para pensar.

    Os médicos ficaram surpresos, mas dispostos. Eles se sentiram péssimos por mim e queriam ajudar de todas as formas. Eles também sabiam que, enquanto a decisão de tirar o esperma tinha de ser tomada rapidamente, a decisão de usá-lo receberia a contemplação que merecia. Tinha de consentir com uma espera de um ano.

    O médico de Stephen arranjou uma reunião entre os advogados do hospital e as duas famílias, sendo esse material clássico da lei. Os advogados me olharam gravemente – minhas bochechas ainda estranhamente cheias aos 29, meus jeans apagados, um visual como se tivesse passado a noite em claro. Eles começaram um discurso duro, querendo certificar-se que eu entenderia a seriedade disso.

    O médico de Stephen me perguntou sussurrando se eu estava com frio. Antes que pudesse responder ele colocou o casaco em meus ombros. Então os advogados mudaram o tom, dando a mim respeito inadvertido, agora que tinha um estetoscópio balançando do bolso.

    Decisões
    Fomos para a mesa de conferência. Minha mãe e a mãe de Stephen disseram que ele certamente ficaria feliz com isso. Meu pai disse, “Nunca ouvi Stephen falar nada sobre filhos, mas ele sempre fazia o que a Elizabeth queria”.

    Isso era longe da verdade, mas pensei na hora que sabia qual seria a resposta de Stephen, assim como acredito que sei o que ele diria agora.

    Entretanto, a decisão é difícil. Quando se está decidindo como lidar com as posses de alguém amado, uma hierarquia natural se revela: quanto mais perto algo está de ser parte da pessoa, mais complicado é abrir mão. Lembro-me de voltar para casa depois que Stephen morreu, sentada no sofá olhando cada objeto que tinha sido dele e percebendo que todos eles, colocados juntos, não se comparavam à pessoa. Mas essa amostra, isso é o mais perto de ser Stephen do que qualquer coisa pode ser. Apesar de poder ouvi-lo rindo sobre esse pensamento. “Você está brincando”, ele diria. “Você se sente mal pela amostra congelada?”

    Mas não consigo evitar sentir-me responsável pelo último fragmento de vida, e quero fazer o certo. É um eco de como me senti quando o médico de Stephen se sentou conosco no corredor e perguntou como queríamos lidar com o fim. A família de Stephen se voltou para mim, e encarei o médico em descrença furiosa. Como em todos aqueles anos de conversas sobre a morte o Stephen nunca havia colocado “Não Ressuscite” em pauta?

    De certa forma, percebi que ele tinha, sim. Na noite do transplante, ele me pediu para ser sua procuradora, e eu agarrei a prancheta, me sentindo do mesmo modo quando me sento na fileira de saída de um avião – insegura se faria o trabalho bem-feito, mas não confiando em ninguém para fazê-lo melhor.

    Stephen tinha pegado o papel de mim e rabiscado embaixo: “Eu disse para você puxar a tomada”.

    Naquele corredor de hospital sabia o que ele queria, e me forcei a assinar a ordem de não-ressuscitação. E agora aqui estou eu, anos depois, defrontada com outro formulário que me pede para falar por Stephen, tanto quanto por mim, apesar de ele ter falecido há anos.

    Se ele tivesse vivido 50 anos atrás, não haveria máquinas para mantê-lo vivo, sem procedimentos para extrair o esperma; o corpo dele poderia ter morrido em termos próprios. Mas ele nunca teria vivido até 30 anos.

    Stephen viveu e morreu na fronteira da medicina moderna, uma vida que foi complicada, sortuda, terrível e estranha. Talvez tão estranha quanto ao fato de que o estou abandonando não uma, mas duas vezes.

    Elizabeth Scarboro é uma escritora de Berkeley, Califórnia, e está escrevendo suas memórias

    UPLOAD DOS DADOS DO CÉREBRO EM 2040



    Cientista prevê que, até 2040, será possível fazer upload dos dados do próprio cérebro
    Também se cogita a possibilidade de imortalidade.

    Geek

    Por Matheus Gonçalves

    Ray Kurzweil, futurologista e cientista americano, dedicou a vida toda a criar máquinas e aparelhos que ajudassem as pessoas. Agora ele acredita que uma nova era se aproxima, na qual, com modificações genéticas, o ser humano será capaz de feitos incríveis, como correr na velocidade do atleta/fenômeno norte-americano Usain Bolt, transferir dados diretamente do cérebro para, por exemplo, a internet e até mesmo viver para sempre.

    Segundo o site The Independent, Kurzweil foi o criador de dispositivos inovadores, como o primeiro sintetizador de música capaz de duplicar quase que perfeitamente o som de um piano de cauda, ou do primeiro leitor de livros para cegos. O inventor é conhecido por seu louvável senso de responsabilidade social. Seu aplicativo educacional chamado Kurzweil 300, que ajuda no ensino de pessoas com dislexia ou transtorno de déficit de atenção, é um exemplo disso. Kurzweil afirma que, com o avanço do estudo do DNA, a imortalidade vai se tornar uma proposta real até 2045. Ele chama toda essa gama de processos de evolução, assistida ou não, de Singularidade.

    Na transcrição de um podcast (www.bit.ly/PdcastKurzweil) publicado pela Scientific American, o jornalista John Horgan, que estudou o trabalho de Kurzweil e seus conceitos, disse que todos esses processos podem acontecer inclusive sem o uso de inteligência artificial, apenas com engenharia genética ou até com auxílio de remédios, prolongando a vida por centenas de anos.

    Kurzweil ainda defende que seremos capazes de enviar informações de uma mente humana para um computador, capturando toda sua personalidade, incluindo memória, habilidades específicas e sua história, usando para isso máquinas não biológicas que co-existirão com os humanos de forma tão harmoniosa que as diferenças entre eles não serão tão importantes.

    CHAMADA DE ATENÇÃO


    Tudo é festa ... tudo é carnaval, aliás o brasileiro só gosta mesmo é de carnaval... das coisas sérias o povo do BraZil se arrepia só de pensar...(rs)
    Agora que passou o já ganhou... Merecemos ? Sim merecemos sim mas... vamos ver o que os políticos ladrões vão fazer de bom pela cidade, pelo território brasileiro (vocês sabem o que quer dizer território ?), vamos esperar pelo que os overnanes irão fazer de bom pela cidade do Rio de Janeiro, mais conhecida como CIDADE MARAVILHOSA !
    Vamos esperar por uma palavra decente do prefeito e do governador , ou seja, dar um tempo de uma semana, porque eles devem estar gastando a grana dos cofres do governo lá do outro lado da poça !
    Enquanto isso, aqui no BraZil, acontece o quê ? Atiraram num filho de um ano no colo do pai, será que foi bala perdida ? Será que irão conseguir dar um jeito certo nisso, ou será que deixarão que aconteça com os gringos isso tudo, só pra ganharem a Olimpíada, se for assim, desde já decreto o nome certo da Olímpiada dos tiros certeiros nos competidores estrangeiros para que o BraZil ganhe todas as medalhas de ouro.
    Todo dia abre-se os jornais e se torcer os mesmos, vai pingar é sangue deles.
    Com a palavra os governantes do Rio de Janeiro e o responsável atual pela pátria idolatrada salve salve BRASIL !

    sexta-feira, 2 de outubro de 2009

    ORÇAMMENTO DE R$ 25,9 bilhões



    Brasil prevê crescimento econômico e 2 milhões de empregos gerados com os Jogos

    Governos federal, estadual e municipal terão de bancar cerca de 73% dos gastos previstos com a organização da Olimpíada


    SÃO PAULO – A realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro deve gerar uma série de benefícios socioeconômicos significativos para o Brasil, para o Estado fluminense e, principalmente, para a cidade. Os efeitos de melhoria vão desde a expansão de serviços até a maior arrecadação de impostos e criação de milhares de vagas de empregos.

    De acordo com o resultado de uma pesquisa feita pela Fundação Instituto de Administração (FIA) da Universidade de São Paulo (USP), encomendada pelo Ministério do Esporte, a previsão é de que o impacto dos Jogos na economia brasileira chegue a R$ 102 bilhões.

    O orçamento projetado inicialmente é de R$ 25,9 bilhões, que serão cobertos pelos governos federal, estadual e municipal, além da injeção de valores do Comitê Organizador dos Jogos – que capta verbas do COI, de patrocinadores e da iniciativa privada.

    Desse total, R$ 21 bilhões sairão dos cofres públicos – cerca de 81% – e estão divididos em três partes iguais. De acordo com a assessoria da secretaria especial dos Jogos, R$ 7 bilhões já estão sendo investidos no Rio através do PAC da mobilidade, que, entre outros projetos em andamento, proporcionará a melhoria do transporte público do município, como o metrô.

    Outros R$ 7 bilhões estão programados para serem utilizados até 2014, ano em que acontece a Copa do Mundo no País; e o último montante será investido até 2016, no ano dos Jogos Olímpicos.

    Ainda segundo o estudo, para cada dólar investido, outros US$ 3,26 adicionais seriam gerados até 2027. Ou seja, mais que o triplo. Além disso, é estimado que até o ano da Olimpíada sejam criados 120 mil empregos por ano, passando para 130 mil a cada um dos dez anos seguintes. Em números absolutos, seriam mais de 2 milhões de vagas de emprego. Até o ano da Olimpíada, cerca de 720 mil vagas serão criadas, ao passo que 1,3 milhão apareceriam até 2026.

    Dos 55 setores da economia que poderão se beneficiar, destacam-se o da construção civil (10,5%), serviços imobiliários e aluguel (6,3%), serviços prestados às empresas (5,7%), petróleo e gás (5,1%), serviços de informação (5,0%), e transporte, armazenagem e correio (4,8%).

    Esses investimentos já estavam programados mesmo com a derrota do Rio de Janeiro em Copenhague. Porém, as instalações esportivas não entrariam na ação, somente a área de infraestrutura da cidade. A conclusão da pesquisa da FIA mostra que o retorno em impostos, somados os valores das arrecadações municipal, estadual e federal, corresponderá a 40% dos gastos públicos.

    Para o presidente do Comitê de Candidatura Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, os resultados do estudo só reforçam o poder de transformação da cidade e do país com a realização da Olimpíada. "Esta é a prova do quanto um evento desta magnitude pode trazer de benefícios para toda a população. Estamos certos de que o projeto Rio 2016, além de acrescentar diferencial ao Movimento Olímpico, marcará positivamente a trajetória socioeconômica do Brasil", destacou.

    NOTA: SERÁ QUE TERÃO CARA DE PAU EM ROUBAR PARTE DESSE DINHEIRO PRA COMPRAR CASTELOS EM PORTUGAL COMO FEZ O SARNEY ? OU ROUBARÃO E LEVARÃO PROS BANCOS DA SUÍÇA ? ATENÇÃO POLÍTICOS CORRUPTOS DO RIO DE JANEIRO, E BRASÍLIA !

    Leia mais sobre a decisão da sede olímpica:

    Leia mais sobre: Rio-2016, Investimentos, Olimpíada

    OLIMPÍADAS DE 2016 É DO RIO DE JANEIRO QUE FICA NO BRASIL



    Após criticar Rio, comitê de Madri questiona votação do COI

    José María Odriozola disse que tem "a sensação de que havia uma ordem" para que Madri não fosse escolhida

    Redação iG Esporte e EFE

    COPENHAGUE (Dinamarca) - O vice-presidente do Comitê Olímpico Espanhol (COE), José María Odriozola, disse hoje à Agência Efe que tem "a sensação de que havia uma ordem" para que Madri não fosse escolhida na votação em Copenhague, que confirmou o Rio de Janeiro como sede dos Jogos de 2016.

    O também presidente da Federação Espanhola de Atletismo (RFEA) disse ainda ter "a sensação" de que, quando Rio e Madri chegaram à fase final da votação com a eliminação de Chicago e Tóquio, "o peixe estava todo vendido".

    AP
    lula
    Lula consola Zapatero após vitória do Rio sobre Madri
    Odriozola afirmou que ficou com a impressão de que a candidatura espanhola foi injustiçada e destacou que ainda considera que "Madri era a melhor". Em outro tom, a chefe do comitê de candidatura de Madri, Mercedes Coghen, declarou à Efe que a capital espanhola "demonstrou que era ótima e muito sólida". Para ela, o Rio de Janeiro "soube convencer que é capaz" de ser uma cidade preparada para receber os Jogos. Coghen é mais uma das pessoas que acreditam que o princípio, não oficial, de que não se deve realizar Jogos duas vezes seguidas em um mesmo continente influenciou na decisão, mas destacou que é importante dar os parabéns ao Rio.

    NOTA: PODE ATÉ TER SIDO MARMELADA... SEMPRE FAZEM ISSO !
    O BRASIL OU BRAZIL MERECIA RECEBER ESSA GRAÇA OU DESGRAÇA, DIGO DESGRAÇA, PORQUE, NEM SABEMOS SE OS ORGANIZADORES BRASILEIROS, SABERÃO CONTROLAR A ONDA DE CRIMES NA CIDADE, A ONDA DE ROUBOS A RESIDENCIAS, A ONDA DE TERROR EM QUE VIVE O CIDADÃO CARIOCA ! A VERDADE É PRA SER TRAZIDA À TONA SIM. NADA DE PARABÉNS CARIOCAS, VOCÊS FORAM EXEMPLARES ! KKKKKKKKK
    ISSO É PRA GRINGO VER ! QUEREMOS VER ESSE PREFEITINHO E GOVERNADORZINHO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FAZEREM E DAREM EXEMPLO DE COMO FARÃO COM A DELINQUÊNCIA JUVENIL E ADULTA NO RIO DE JANEIRO, SERÁ QUE OS ROUBOS ACABARÃO ?
    OU SERÁ QUE JÁ ESTÃO PLANEJANDO AS DESCULPAS ESFARRAPADAS QUE SEMPRE DÃO DEPOIS DO ACONTECIDO ?
    A VITÓRIA FOI DO LULA ? A VITÓRIA FOI DO POVO BRASILEIRO OU BARZILEIRO (assim mesmo GRAFADO). LULA APENAS ESTAVA PRESENTE GASTANDO MAIS DINHEIRO DO POVO QUE VOTOU NELE, E LEVOU UMA COMITIVA ENORME SEM SER PRECISO ! SÓ ESPERAMOS QUE OS ARROMBADORES DE COFRES ALHEIOS, OS POLÍTICOS, NÃO ENCHAM OS BOLSOS DA GRANA QUE DEVERÃO SERVIR PARA MELHORIAS DO RIO DE JANEIRO PARA SER A SEDE DOS JOGOS OLÍMPICOS.

    Leia mais sobre: Jogos de 2016

    ESQUELETO LVA HUMANIDADE A 4,4 MILHÕES DE ANOS

    Esqueleto leva humanidade a 4,4 milhões de anos

    Logo Agência Estado

    A história da espécie humana recuou mais um milhão de anos, com cientistas aprendendo cada vez mais sobre Ardi, um hominídeo que viveu há 4,4 milhões de anos onde hoje fica a Etiópia. A fêmea de 50kg e 1,2 metro percorria as florestas um milhão de anos antes da famosa Lucy, estudada há décadas como o mais antigo esqueleto de um ancestral humano.

    Reuters
    Provável aparência de Ardi
    Este esqueleto, ainda mais antigo, reverte o que se pensava sobre evolução humana, avalia o antropólogo C. Owen Lovejoy, da Universidade Estadual de Kent. Em vez de o homem ter evoluído de um criatura semelhante ao chimpanzé, a nova descoberta oferece evidências de que chimpanzés e humanos evoluíram de um ancestral comum muito antigo, mas por caminhos diferentes.

    "Este não é o ancestral comum, mas é o mais perto dele que já chegamos", disse Tim White, diretor do Centro de Pesquisa em Evolução Humana da Universidade da Califórnia em Berkeley.

    As linhagens que levaram aos humanos modernos e aos chamados grandes macacos provavelmente tiveram um mesmo ancestral há 6 ou 7 milhões de anos, calcula White.

    Mas Ardi tem várias características que não aparecem em macacos africanos contemporâneos, o que leva à conclusão de que esses animais evoluíram bastante desde o último ancestral comum com a humanidade.

    Características

    Os cientistas montaram o esqueleto de Ardi a partir de 125 pedaços. O estudo do fóssil, em andamento desde sua descoberta, em 1994, indica que a espécie viveu nas matas e era capaz de escalar árvores usando as quatro patas, mas o desenvolvimento de braços e pernas sugere que essas criaturas não passavam muito tempo na copa das árvores. E eram capazes de andar eretas, sobre as patas traseiras, quando estavam no chão.

    Chamado anteriormente de Ardipithecus ramidus - o que significa "raiz dos macacos do chão" - o fóssil é descrito em detalhes em 11 artigos publicados pela revista Science em sua mais recente edição.
    "Esta é uma das descobertas mais importantes para o estudo da evolução humana", disse David Pilbeam, curador de paleontologia do Museu Peabody de Arqueologia e Etnologia de Harvard.

    "Está relativamente completo, já que preserva cabeça, mãos, pés e algumas partes essenciais. Representa um gênero que pode ser ancestral do australopiteco, que é o ancestral do nosso gênero, homo", disse Pilbeam, que não tomou parte nas pesquisas apresentadas na revista.

    Leia mais sobre: Ardi

    quinta-feira, 1 de outubro de 2009

    eBay impede garota inglesa de vender avó na Internet

    Reuters.

    LONDRES - O site de leilões eBay impediu que uma menina de 10 ano leiloasse sua avó "reclamona" na Internet. Zoe Pemberton, que vive no sul da Inglaterra, colocou sua avó de 61 anos à venda no site de leilões sem preço de reserva, descrevendo-a como "rara, irritante e muito reclamona". Mas ela também afirmou que a aposentada Marian Goodall é "muito fofa", adora caça-palavras e gosta de tomar chá.

    Mais de 20 propostas foram feitas por Goodall, mas o anúncio já foi removido do site, segundo o eBay. A menina mais tarde afirmou que o anúncio era apenas uma piada, que surpreendentemente gerou ofertas de até 20 mil libras.

    "Embora não haja dúvida de que a sra. Goodall teria recebido uma oferta bem alta, o eBay não permite a venda de seres humanos no site", afirmou uma porta-voz do eBay em comunicado enviado por email. "Se bem que ficamos impressionados ao ver um total de 27 propostas pela senhora!"

    O pai de Zoe, Thomas Pemberton, de 31 anos, disse em entrevista ao Daily Mail que a menina estava aborrecida com os constantes pedidos da avó, que é deficiente física.

    Segundo Pemberton, a menina fez várias perguntas sobre as bebidas e comidas favoritas e o peso da avó, mas ele não entendeu na hora o motivo. Então ela chamou o pai, apertou o botão de confirmar e disse: "Botei a vovó no eBay". Ele acredita que Zoe não queria vender a avó, mas sim conseguir alguém que ajudasse a tomar conta dela.

    - Foi bastante meigo. Não lhe dei uma bronca e isso certamente fez a mamãe sorrir - disse ele.

    quarta-feira, 30 de setembro de 2009

    CAROLINA DE CHICO BUARQUE

    CAROLINA
    Chico Buarque
    Composição: Chico Buarque
    Carolina,
    nos seus olhos fundos guarda tanta dor,
    a dor de todo esse mundo
    Eu já lhe expliquei, que não vai dar,
    seu pranto não vai nada ajudar
    Eu já convidei para dançar,
    é hora, já sei, de aproveitar
    Lá fora, amor, uma rosa nasceu,
    todo mundo sambou, uma estrela caiu
    Eu bem que mostrei sorrindo,
    pela janela, ah, que lindo
    Mas Carolina não viu...
    Carolina, nos seus olhos tristes,
    guarda tanto amor,
    o amor que já não existe,
    Eu bem que avisei, vai acabar,
    de tudo lhe dei para aceitar

    Mil versos cantei pra lhe agradar,
    agora não sei como explicar...

    Lá fora, amor, uma rosa morreu,
    uma festa acabou, nosso barco partiu

    Eu bem que mostrei a ela,
    o tempo passou na janela e só Carolina não viu
    .
    Eu bem que mostrei a ela,
    o tempo passou na janela e só Carolina não viu.
    ***

    RONALDO FENÕMENO QUER PAGAR MENOS DE PENSÃO AO FILHO !

    $$$: Milene culpa Ronaldo pela situação 'mais constrangedora' da vida

    Milene Domingues, ex-mulher de Ronaldo, está uma fera. O craque entrou na justiça espanhola pedindo a redução da pensão do filho Ronald, de 9 anos. Segundo informações de familiares, o Fenômeno paga mensalmente R$ 21 mil e ele gostaria de ver o valor cair para, aproximadamente, R$ 7 mil. No seu blog, a ex-rainha das embaixadinhas não falou em valores, confirmou a audiência na justiça de Madri e disse que foi até agora a "situação mais constrangedora" que passou na vida.

    "Realmente estive num tribunal aqui em Madri. Creio que foi até agora a situação mais constrangedora que passei na minha vida. Como sabem, odeio expor minha vida pessoal e sempre tento mantê-la afastada. Durante todos esses anos consegui administrar minha vida pessoal e profissional, mas dessa vez não tive como manter separadas. (...)

    Realmente fui obrigada a me expor, recebi uma intimação na qual deveria comparecer a um tribunal para me defender e, claro, defender meu filho. Sempre preservei a vida do meu filho, não o expondo na mídia, e o que aconteceu agora me tirou o chão. Desde fevereiro existe este processo contra mim e meu filho e mais uma vez aguentei calada. (...)

    Achei que não chegaríamos a isso e poderíamos ter uma solução antes de chegar a um tribunal, mas infelizmente não foi assim. O motivo pelo qual fui intimada foi realmente a redução do valor pago para custear os gastos com o crescimento e educação do nosso filho, entre outras coisas", confirmou ela no blog.

    Milene Domingues - Foto: VIP

    A sentença deve sair até o final de outubro. Ronald é o filho mais velho de Ronaldo, que tem ainda Maria Sophia do seu segundo casamento, com Bia Antony. O casal espera o segundo filho - o terceiro dele - para o início de 2010. E o Fenômeno pode ganhar mais um filho em breve. Seria o quarto. Michele Umezu, 27 anos, que diz ter tido um caso com o atacante em 2004, em Tóquio, no Japão, durante excursão do Real Madrid. Da aventura, Michele teria engravidado do suposto filho de Ronaldo, hoje com 4 anos. Recentemente outro craque teve problemas com a justiça. Romário não pagou a pensão dos filhos mais velhos e acabou preso.

    MUSEU PARA DISNEY

    Um museu para disney
    Abre nos EUA um centro cultural que reúne o legado artístico do homem que fundou o maior império da diversão

    Natália Rangel

    Fotos: Album Cinema/La tinstock; Walt Disney Compa
    MEMÓRIA Walt Disney e a maquete da Disneylândia (acima): visionário, ele foi pioneiro na criação de parques de diversão temáticos

    Referência mundial da história da animação e do entretenimento e famoso pela galeria de personagens que criou, o produtor cinematográfico e desenhista americano Walt Disney (1901-1966) está sendo homenageado com um museu biográfico de alta tecnologia que abrirá as portas ao público na quinta-feira 1º, nos EUA. Pela primeira vez, o criador será o protagonista e suas criaturas surgirão como coadjuvantes num espaço inteiramente dedicado à sua trajetória artística. Trata-se do Museu da Família Walt Disney, um empreendimento de US$ 110 milhões e nove mil metros quadrados, localizado na cidade de São Francisco (Califórnia), região que foi escolhida pela sua afinidade com o tema da arte gráfica: estão ali em atividade três dos mais importantes centros de animação da atualidade, que são os estúdios Pixar, Lucasfilm e DreamWorks. O museu possui dez galerias permanentes organizadas em ordem cronológica que exibem o passo a passo do artista e empreendedor Walt Disney juntamente com a evolução tecnológica dos seus estúdios ao longo de seis décadas.

    Duas centenas de dispositivos interativos, com telas sensíveis ao toque, permitem ao visitante observar, em tempo real, desenhos impressos saltarem das pranchetas originais onde foram traçados para ganhar vida e movimento. São destaques nas galerias os aperfeiçoamentos que iriam transformar para sempre a técnica da animação. Entre eles está a sincronia entre movimento e som - verdadeira revolução capitaneada pelo camundongo Mickey no filme "O Vapor de Willie", de 1928. Os grandes desafios não foram esquecidos. Na década seguinte, Disney assistiria a um grande fracasso. Os desenhos "Bambi", "Pinóquio" e "Fantasia" tiveram investimentos ambiciosos e uma fraca bilheteria em todo o mundo em consequência da Segunda Guerra Mundial.

    Fotos: Album Cinema/La tinstock; Walt Disney Compa
    VIDA NOVA Reformada, a base militar do século XIX se tornou o museu dedicado a Disney

    O QG DE WALT DISNEY
    O museu dedicado a Walt Disney ocupa um conjunto de prédios que pertenceram a uma base militar do Exército americano construída em 1890, numa região chamada Presidio, em Napa Valley, em São Francisco (Califórnia). Próximo a esse local já funciona a Fundação Walt Disney, que destinou boa parte de seu acervo ao Museu. Uma praça foi construída para interligar todos os edifícios e as amplas dez galerias temáticas que compõem o espaço de nove mil metros quadrados. O projeto é do arquiteto americano David Rockwell.

    Fotos: Album Cinema/La tinstock; Walt Disney Compa

    Os anos que se seguiram, no entanto, seriam venturosos - e igualmente ambiciosos. Estão documentados, por exemplo, o planejamento e construção dos gigantescos parques temáticos, inovação de um visionário Walt Disney na área de entretenimento.

    Uma perfeita maquete da Disneylândia está entre as atrações do museu, já que esse foi o único parque do qual ele participou ativamente, do primeiro projeto até sua realização e inauguração, em 1955. O famoso complexo da Disneyworld, em Orlando, na Flórida, foi aberto em 1971, cinco anos após sua morte (e o Epcot Center, em 1982). "Meu pai tem um dos nomes mais conhecidos do mundo, mas, à medida que o selo Disney cresceu, a imagem do homem se perdeu", diz Diane Disney Miller, sua filha. E, para elucidar a personalidade e o temperamento do artista, todas as galerias do espaço contam com monitores de vídeo em que são exibidas entrevistas, conversas familiares e situações cotidianas da vida doméstica de Walt Disney.

    Fotos: Album Cinema/La tinstock; Walt Disney Compa

    Como contraponto a essa faceta de homem comum, um filme constante da programação do museu credita a bem sucedida trajetória do criador a um fracasso original, num enredo similar aos já criados pelo próprio Disney.

    US$ 110 milhões é o valor do investimento feito na criação do centro de tecnologia e na reforma das instalações do Museu da Família Walt Disney

    Após a falência de sua produtora em Kansas City, em 1923, um jovem Walt parte de trem para a Califórnia com US$ 40 no bolso. Para cinco anos depois traçar em sua prancheta o seu maior sucesso, o Mickey Mouse.

    ENCONTRO DE CINQUENTÕES

    Sem tempo a perder, a geração madura usa a internet para encontrar parceiros. E tem sucesso

    Verônica Mambrini

    FOTOS: DANIELA DACORSO/AG. ISTOÉ; SHUTTERSTOCK

    Filhos criados, carreira estabelecida e, para alguns, casamento desfeito. Poucos anos atrás, muita gente consideraria esse estágio da vida como a hora de sossegar e esperar pelas águas calmas da terceira idade. Mas mudanças sociais e tecnológicas estão tornando a casa dos 50 anos uma porta de entrada para uma fase em que paquerar e encontrar um novo par têm papel fundamental. E o principal catalizador de novos relacionamentos para essa faixa etária é a internet.

    Era o que buscava a assistente social Marilene Correa, 53 anos, quando se inscreveu na rede de relacionamentos ParPerfeito. Foi lá que ela conheceu o atual parceiro, o engenheiro Marcus Chame, 56 anos. "Começamos a conversar em dezembro de 2006 e nos vimos em março do ano seguinte", conta. Os dois descobriram muitas coisas em comum: eram separados, tinham a mesma religião, duas filhas criadas e gostavam de sair para dançar.

    Depois de muitos e-mails e alguns encontros, o namoro engatou e, hoje, o casal mora junto. Marilene acredita que a chance de perder tempo com gente que não vale a pena é menor na rede. "Sempre achei os classificados de revista interessantes, românticos. A internet reeditou isso numa outra linguagem e velocidade." E os brasileiros não param de explorar esses novos territórios. Com média de 45 horas mensais, o País é líder em tempo de navegação e a faixa etária acima de 50 anos é a que mais cresce. De acordo com o Ibope, o número de pessoas de mais de 50 que usam a internet mensalmente passou de 6% no final do ano 2000 para 13% em 2009 (leia quadro).

    Outro fator que engrossa a turma da paquera madura online é o envelhecimento da população brasileira. "A população 'envelhecente' é grande e diferenciada e muita gente não está disposta a se isolar", afirma Regina Celia Gorodscy, professora de psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

    O portal Maisde50 é voltado exatamente para esse público, oferecendo conteúdo e uma rede de relacionamentos para essa faixa etária. "As pessoas entre 45 e 65 anos passaram a usar mais a internet nessa última década", afirma Ana Fraiman, psicoterapeuta do Maisde50.

    O perfil do público maduro passou por mudanças, como a inclusão do homem, que ficava mais afastado dos movimentos de socialização. "Eles eram muito mais solitários, porque se voltavam para o trabalho", afirma Ana. Claudio Gandelman, do ParPerfeito, também detecta essa mudança de perfil.

    No geral, a base de usuários do site pende para uma maioria feminina, mas nessa faixa etária os homens são 52%. "As pessoas mais velhas estão aprendendo a usar o computador", afirma Gandelman. "Mas eles pedem eventos ao vivo, querem a maior quantidade possível de interação." Essa necessidade de trazer logo o virtual para o real é outra característica dos relacionamentos maduros.

    "Para os mais velhos, a internet é um meio de chegar ao conhecimento pessoal", diz Ana. "Eles entendem que se relacionar é ficar perto, se comprometer." A psicóloga Rosa Farah, coordenadora do Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática da PUC-SP, lembra que embora os relacionamentos pela rede tenham características próprias, essa geração joga do jeito que aprendeu. "Pela vivência de cada um, as pessoas mais maduras estão bem mais familiarizadas com as regras da vida offline."

    Mesmo depois de ter feito várias amizades pelo Maisde50, o técnico de TI José Maria Alves da Silva, 52 anos, ainda não havia achado um par. "De repente, em um dos almoços organizados pelo site, aconteceu", diz Alves. "A Leninha me tirou para dançar, nos conhecemos e começamos a trocar mensagens pela rede." Leninha de Castro, secretária, tem 41 anos e inscreveu- se no Maisde50 em busca de pessoas mais maduras.

    "Como nos conhecemos no almoço e rolou um clima legal, divertido, nos adicionamos na lista de contatos e logo estávamos namorando", diz. Para a psicóloga Ana Fraiman, essa faixa etária sente que não tem tempo a perder e sabe exatamente o que quer. "O medo de ficar sozinho é muito forte, mas é pior ficar com a pessoa errada.

    Por isso, eles se afastam rapidamente das relações que não interessam."Depois de passar 19 anos casado, o consultor José Carlos Barbosa, 49 anos, usou os sites de relacionamentos para reaprender a ser solteiro. "Foi um processo de reinclusão", afirma. "Fui me ambientando com tudo: lugares, roupas, contatos." Embora ainda não tenha achado a pessoa ideal, ele não perdeu a esperança de encontrar uma parceira pelo site. "Tenho certeza de que estou no caminho certo."

    BRITNEY SPEARS

    Britney Spears lança single sobre sexo a três.


    Britney Spears/Reprodução

    RIO - Com saudade de Britney Spears? Pois a (não tão) princesinha do pop acaba de liberar seu novo single na internet. A canção, intitulada "3", fala sobre os benefícios de relações sexuais a três e tem tudo para virar polêmica. O áudio foi disponibilizado no site da rádio Z100.

    Com os picantes versos "três é sedutor/dois não é a mesma coisa/eu não vejo o problema/então você está no jogo?", o pop dançante tem produção de Max Martin. O sueco também foi responsável pelos controversos hits "If U seek Amy", de Britney, e "I kissed a girl", hino "gay friendly" de Katy Perry.

    Ouça '3', single inédito de Britney Spears
    Audio Player

    Descricao


    A faixa estará a venda no iTunes a partir de 6 de outubro e é a música que promove a coletânea "The singles collection". O disco, com lançamento previsto para o fim de novembro, revê os dez anos da carreira da cantora. Na última década, Britney deixou de lado o personagem da menininha virgem, passou por uma série de escândalos e - parece - está dando a volta por cima. Sem o menor pudor.

    terça-feira, 29 de setembro de 2009

    VER FOTOS COM CADEADOS NO ORKUT

    CAROLA SCARPA VIRA GAROTA DE PROGRAMA !




    Sumida das telinhas desde o fim da terceira edição da “Casa dos Artistas”, do SBT, a atriz e ex-socialite Carola Oliveira volta às manchetes envolvida em um novo escândalo. A loira, que foi casada com Chiquinho Scarpa e se divorciou acusando o “conde” de manter relações com outro homem na própria cama do casal, apareceu desta vez em uma reportagem sobre turismo sexual do jornal “SBT Brasil”, falando da vida que leva como garota de programa em Natal (RN).

    Apesar de não ter o seu nome citado pelo jornalista Fábio Diamante e aparecer com um mosaico no rosto para não ser identificada, ela é identificada na reportagem como “famosa, casada com playboy, e agora ganha as vidas nas ruas de Natal”. Facilmente reconhecida, Carola afirma que chega a passar fome, e busca clientes mais velhos e ricos. Em um dos trechos da matéria, ela afirma que na noite anterior manteve relações com um cliente por R$ 200.

    O assunto foi tratado também na coluna de Daniela Freire, no “O Jornal de Hoje”, que circula no estado nordestino. Na coluna, Daniela afirma que Carola “no último final de semana foi vista oferecendo massagens a um estrangeiro por R$ 20 que reclamava não ter tido sua atenção na noite anterior”.

    Além do escândalo envolvendo Chiquinho Scarpa, Carola ganhou fama nacional ao participar da Casa dos Artistas, apresentada por Silvio Santos. Nos dois programas Carola foi eliminada nos primeiros dias por sempre estar envolvida em brigas com os colegas de confinamento. A loira que fez a novela “Cortina de Vidro”, também no SBT.

    Clique aqui e veja o video da reportagem


    frase do dia

    Mas o Brasil tem caminhoneiro do bem. São esses que vão nos ajudar a difundir
    que abusar de crianças é crime e todos devem denunciar os abusadores "
    Magno Malta

    Operadoras terão de quebrar sigilo




















    Cerca de 300 páginas da internet com suposto conteúdo envolvendo crimes contra crianças e adolescentes são criadas diariamente no país.As informações são da organização não governamental. Safernet, empenhada contra crimes virtuais e colaboradora da Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) da pedofilia, no Senado Federal. Para coibir esse tipo de prática, o presidente da CPI, senador Magno Malta (PR-ES) pressionou as empresas NET, Claro e Telefônica a dar detalhes dos clientes potencialmente envolvidos com o crime. O acordo, assinado na última terça-feira, prevê a quebra de sigilo telefônico dos envolvidos em até 24 horas, caso haja risco iminente contra criança ou adolescente, ou em duas horas, quando houver suspeita de risco para a vítima. Outras empresas (Oi, TIM, Vivo e Telemar) já haviam concordado em colaborar com a Justiça. A multa para quem não cumprir as exigências é de R$ 25 mil por dia.

    Segundo Malta, o processo de discussão com as empresas foi longo devido à resistência em cooperar, por conta dos gastos que serão gerados com as novas exigências. Entre elas, a contratação de uma equipe disponível 24 horas, sete dias por semana. "Foi uma grande vitória porque conseguimos mostrar a elas (as empresas), que são multinacionais e ganham muito dinheiro, que precisam cumprir seu papel social", destacou o senador.

    O diretor-presidente da Ong Safernet, Tiago Vaz, confirma a preocupação em tomo do assunto. Segundo Vaz, medidas como essa já existem há cerca de 11 anos em países da Europa e nos Estados Unidos e são praticadas, inclusive, por algumas empresas atuantes no Brasil.

    Procuradas, as empresas Claro, NET e Telefônica afirmaram ter um histórico de compromisso social e que sempre colaboraram com os trabalhos da CPI quando procuradas.

    Fonte: Correio Braziliense

    Elza Soares oferece R$ 5 mil por laptop roubado



    A cantora Elza Soares oferece R$ 5 mil para quem encontrar seu laptop, furtado quando saía do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, na última quinta-feira. No computador estavam todas as músicas de seu novo disco e outras importantes informações profissionais.

    "Passei dois dias chorando de tanto desespero. Foi um segundo de desatenção e levaram a mochila com o computador e documentos meus e do Bruno (Luccidi, namorado e empresário)", contou.

    Elza havia chegado na capital paulista para participar da gravação de um programa de televisão. Ela havia acabado de desembarcar e estava com a mala e a mochila onde estava o computador num carrinho do aeroporto. Bastou virar-se para cumprimentar um amigo músico que a mochila foi furtada. A mala continuou no carrinho.

    Além do laptop, na mochila estavam dois HDs (discos rígidos de computador) externos onde estava gravados o backup de três anos de trabalho, além das músicas novas, filmadora, dinheiro, fotos, contratos de shows que seriam impressos, agenda profissional, cartões de crédito e de débito, notas fiscais de vários serviços, documentos pessoais do namorado, entre outras coisas.

    A cantora comunicou um segurança do aeroporto, mas disse não ter obtido ajuda. Ela fez um boletim de ocorrência numa delegacia e aguarda agora que alguém devolva o computador e documentos.

    Segundo Elza, qualquer pessoa que abra o computador vai identificar que é o dela. "Peço por favor que quem encontre me devolva porque meu trabalho depende disso".

    TERREMOTO E TSUNAMI

    Tsunami atinge ilhas do sul do Pacífico e destrói vilarejo

    SYDNEY - Um forte terremoto de 8 graus na escala Richter que atingiu as ilhas Smoa Ocidental e Samoa Americana, no Oceano Pacífico, provocou um tsunami com ondas de até 3 metros, informaram agências do governo norte-americano nesta terça-feira. Segundo a BBC, pelo menos um vilarejo teria sido destruído pelas ondas e há relatos de mortes.


    Autoridades de Samoa Ocidental disseram que ainda não é possível determinar quantas pessoas morreram ou ficaram feridas no tsunami, pois as informações ainda estão sendo checadas.

    "Posso confirmar que há danos, posso confirmar que há mortos e posso confirmar que há vítimas", disse uma porta-voz da polícia. "Não posso dizer nada mais no momento." Mase Akapo, do Serviço Nacional de Meterologia da vizinha Samoa Americana, disse que ao menos 14 pessoas morreram.

    O epicentro do terremoto foi localizado 190 km a sudoeste da remota ilha do Pacífico. Cerca de trinta minutos após o primeiro terremoto, um segundo tremor de 5,6 graus na escala Richter foi registrado.

    Alertas de tsunami foram emitidos para Nova Zelândia, Samoa Americana, Havaí, Papua Nova Guiné e outras pequenas ilhas do Pacífico, de acordo com o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, uma filial da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica. Horas depois, os alertas foram cancelados.

    Região do terremoto

    Fonte: USGS / Google Maps

    O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico (PTWC, na sigla em inglês) informou que ondas de 1,57 metros foram registradas em Pago Pago, capital da Samoa Americana (território dos Estados Unidos no Pacífico) e de 0,70 metro em Ápia, capital de Samoa (um país independente).

    Na ilha de Samoa Ocidental, alguns residentes disseram à rádio New Zealand terem sentido um forte tremor e foram recomendados pelas autoridades a procurar locais mais altos.

    Outros terremotos

    Em 2004, um terremoto de magnitude semelhante no Oceano Índico gerou um tsunami que matou dezenas de milhares de pessoas na Ásia.

    Em julho de 1998, um terremoto de 7 graus na escala Richter causou um tsunami que matou até 2 mil pessoas em Papua Nova Guiné, na mesma região do Pacífico.

    Leia mais sobre terremoto

    O CARA DE SASNTO ANDRÉ QUE EXPLODIU A LOJA DE FOGOS DE ARTIFÍCIOS

    Explosão em loja de Santo André foi causada por curto-circuito, diz proprietário


    SÃO PAULO - A explosão ocorrida na loja de fogos de artifício em Santo André na última quinta-feira (24/09) foi causada por um curto-circuito, disse o dono da loja, Sandro Castellani.


    A explosão teria ocorrido quando Sandro e um vizinho manuseavam uma antena na laje da loja. Sandro contou que a chuva ocorrida dois dias antes havia danificado o toldo e a antena do estabelecimento e ele e um colega foram consertar.


    Sandro Castellani e Conceição Aparecida Fernandes
    O dono da loja, Sandro Castellani, e sua mulher, Conceição Aparecida, em entrevista coletiva

    "Levamos um choque forte, e, um minuto depois, começamos a ouvir as explosões", contou. Segundo ele, os vizinhos acionaram o Corpo de Bombeiros imediatamente, mas não houve tempo hábil para evitar novos estouros.

    Sandro qualificou como uma "fatalidade" o episódio, que deixou dois mortos. "Perdemos pessoas que amávamos muito. Ela era minha segunda mãe (em referência a Ana Maria de Oliveira Martins, de 58 anos, empregada da família, morta no acidente)”, disse Sandro, segurando o choro.

    Sandro e sua mulher, Conceição Aparecida Fernandes, prestaram depoimento nesta segunda-feira no 3º Distrito Policial da cidade. Os dois negaram que produzissem fogos de artifício e afirmaram que apenas vendiam os produtos.

    "Meu filho de cinco anos estava constantemente na loja. Se tivesse algum perigo, acham que eu deixaria ele lá?", questionou Conceição. O casal confirmou que não se apresentou à polícia antes por estar "em estado de choque". Desde o acidente, dizem estar abrigados na casa de amigos.

    Sandro justificou ainda que não deixou de prestar socorro à mãe e só saiu do local da explosão porque os vizinhos começaram a agredi-lo. Sua mãe também apanhou, segundo ele. "Eu vi que ela estava bem e foi levada pelo Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), então fui para a casa da minha tia", disse ele.

    Os dois disseram que perderam todos os bens com o acidente. "Nossa vida acabou. Perdemos nossa loja, nossos carros, tudo o que tínhamos", afirmou Sandro.

    O casal disse ainda que dará apoio às famílias que perderam as casas com a explosão. "De alguma forma, vamos procurar indenizar e ver o que conseguimos fazer", disse Conceição, acrescentando, porém, que perdeu tudo o que tinha e que ainda não sabe como será essa ajuda.

    Explosão

    A explosão aconteceu por volta das 12h45 da última quinta-feira, dia 24, em uma loja de explosivos localizada na rua Américo Guazzelli, que pertencia a Sandro Luiz Castellani.

    No acidente morreram Ana Maria de Oliveira Martins, de 58 anos, empregada da família de Sandro, e o primo de Sandro, Denian Castellani, de 41 anos. Outras 12 pessoas ficaram feridas.

    O impacto da explosão foi tão forte que, segundo o Corpo de Bombeiros, foram causados danos em um raio de 80 metros. Quatro quarteirões em torno da rua Américo Guazzelli foram isolados.

    Cerca de 70 agentes da Guarda Municipal de Santo André trabalharam no resgate junto a outros 35 profissionais da Defesa Civil, 30 do Serviço de Saneamento Ambiental, além de 12 viaturas do Samu, 20 agentes de trânsito e cães farejadores.

    Trinta casas tiveram de ser isoladas, mas, após perícia, a Defesa Civil liberou 21 imóveis. Entre as interditadas, quatro foram demolidas.

    Segundo a Prefeitura, apesar de uma permissão da Polícia Militar, a loja não tinha alvará para a venda de fogos de artifício.


    Local da explosão de uma loja de fogos de artifício em Santo André / AE

    (*com informações das agências Estado e Futura Press)

    Leia também:

    Leia mais sobre: Santo André - explosão