SUA CONEXÃO

sexta-feira, 2 de abril de 2010

A CARNE PODRE VAI FEDER NA IGREJA CATÓLICA.

Viena, 1 abr (EFE).- Após a avalanche de denúncias contra a Igreja por abuso sexual, o grupo austríaco de cristãos de base "Somos Igreja" adverte que uma nova onda de acusações se aproxima: a dos filhos de sacerdotes privados de uma vida familiar.


"A Igreja fracassou em sua ética sexual", sentenciou hoje a presidente do grupo, Sabine Bauer, em entrevista coletiva na cidade austríaca de Graz. Bauer advertiu que os numerosos casos de abuso sexual de menores por parte de eclesiásticos católicos em vários países são só "a ponta do iceberg" de um problema que tem sua raiz em uma "moral sexual descarrilada, perniciosa para o corpo humano".


Ela chamou atenção para o sofrimento dos filhos de sacerdotes porque estes não reconhecem sua paternidade. "Depois das vítimas de abuso, eles serão os próximos que levantar acusações contra a Igreja", sentenciou Bauer.


"Não corresponde a mim dar números, mas sei que é muito alto. Para essas crianças falta exatamente aquilo que a Igreja exige: a vida familiar", denunciou.


Segundo a televisão pública "ORF", Bauer assegurou que há muitas mulheres que mantêm relações secretas com sacerdotes e que existem filhos fruto dessas relações que não foram reconhecidos por seus pais, embora as dioceses costumem pagar alimentos a eles.


"A moral sexual da Igreja tem sua raiz no fato de que a sexualidade entre o homem e a mulher não é reconhecida como algo positivo", disse a presidente do "Somos Igreja".


Isso reflete, entre outras coisas, o tratamento das mulheres dentro da Igreja como "seres humanos de segunda classe".


A plataforma anunciou que apresentará por escrito à Conferência Episcopal e ao papa sua exigência de reformas drásticas que incluem o levantamento do celibato obrigatório e a abertura às mulheres de todos os cargos da hierarquia eclesiástica. EFE


NOTA : Por isso, o Papa senta num trono de ouro de 18 kilates com pedras preciosas, com uma pompa daquelas. Os sacerdotes com aquelas caras de SONSOS fazendo sexo pelas sacristias da vida. Levando menores a se prostituirem e engravidando as carolas da vida.

Certa vez, estava eu numa Igreja Católica, perto de casa, era dia de aniversário de minha mãe (aí, vou a uma missa qualquer nesse dia) e ví umas "carolas" todas rebolativas dentro da Igreja e pararam em frente a uma imagem de São Judas Tadeu e começaram a esfregar as mãos nas vestes desse Santo, pensei eu, pra quê isso ? Pra conseguir o milagre ? Quem sabe, ou de apenas limpar as mãos no Santo ? Por que , depois disso visto, essas "carolas" foram "DAR MOLE" para o padre velho da Igreja...

E por aí vai.

COMENTEM QUEM FOR CORAJOSO/A.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

FELIZ PÁSCOA A TODOS OS QUE VEM AQUI ME PRESTIGIAR.





Páscoa
É ser capaz de mudar,
É partilhar a vida na esperança,
É lutar para vencer toda sorte de sofrimento.
É ajudar mais gente a ser gente,
É viver em constante libertação,
É crer na vida que vence a morte.
É dizer sim ao amor e à vida,
É investir na fraternidade,
É lutar por um mundo melhor,
É vivenciar a solidariedade.
É renascimento, é recomeço,
É uma nova chance para melhorarmos
as coisas que não gostamos em nós,
Para sermos mais felizes por conhecermos
a nós mesmos mais um pouquinho.
É vermos que hoje...
somos melhores do que fomos ontem.


Desejo a todos uma Feliz Páscoa!

DOWNLOAD RIVERWORLD .

Riverworld Part 1 and 2 (2010) – R5 Line
Hale, an American astronaut dies and is reincarnated with other persons
Who have lived throughout all of human history and end up on a mysterious planet called ‘Riverworld’.
The humans are left to their own devices and create tribal fiefdoms and succumb to brutal wars and raids.
A mysterious race of hooded ‘beings’ oversee them – sometimes intervening, but their motives are unknown.
Anyone who has ever lived and died on Earth comes here rather than ‘the afterlife’,
Even an extra-terrestrial call Monat, who had the unfortunate luck of dying on Planet earth in 2039.
Hale leads a revolt and joins with others on a large boat to explore this mysterious new world.

Sapos podem ajudar cientistas a prever terremotos e outros desastres naturais



O Globo


LONDRES - O sexto sentido dos animais pode ajudar cientistas a desenvolver uma forma mais segura de prever desastres naturais como terremotos e tsunamis. Diversos estudos mostram que os bichos têm uma espécie de supersentido que funciona como alerta quando um desastre é iminente. No terremoto em L'Aquila, na Itália, no ano passado, pesquisadores identificaram que os sapos sumiram do maior lago da cidade algumas horas antes do acontecimento. Os pesquisadores não sabem explicar exatamente porque isto acontece, mas defendem que os animais conseguem perceber mudanças sutis no meio ambiente, como certos sons, tremores ou variações mínimas de temperatura.

Agora cientistas da Open University, na Inglaterra, que acompanharam o sumiço dos sapos em L'Aquila, querem descobrir exatamente o que faz os sapos e outros animais, como tubarões, peixes e aves, entrarem em alerta antes de um desastre. O estudo pode ser lido na íntegra no "Journal of Zoology" deste mês.

- Nosso estudo é o primeiro a documentar o comportamento animal antes, durante e após um terremoto. As descobertas indicam que os sapos conseguem detectar variações pré-sísmicas, como a liberação de gases e outras partículas do solo - afirma a pesquisadora Rachel Grant, uma das coordenadoras da pesquisa.

Para cientistas russos que também acompanham o levantamento feito na Itália, os sapos conseguem identificar a liberação do gás radioativo rádon do solo, ou a presença de partículas diferentes na ionosfera, a mais alta camada eletromagnética da atmosfera terrestre. Seja qual for a resposta, Rachel Grant afirma que os sapos existem a 450 milhões de anos, tempo suficiente para que eles desenvolvessem um mecanismo de defensa contra estes desastres naturais.

É difícil realizar trabalhos científicos para apurar como os animais respondem a atividades sismológicas, em parte porque terremotos são raros e imprevisíveis. Alguns estudos se concentraram no comportamento de animais domésticos, mas é mais difícil avaliar a resposta de animais selvagens. Além disso, o prazo para se avaliar uma reação também pode ser muito curto. Peixes, roedores e cobras tendem a mudar de comportamento muito pouco tempo antes de um terremoto.

MORRE A EX- CHACRETE LUCINHA APACHE



RIO - Morreu na madrugada desta quinta-feira, aos 59 anos, vítima de um infarto, a ex-chacrete Lucinha Apache. Ela sofria de diabetes e havia sido hospitalizada há duas semanas por conta de complicações da doença. A ex-dançarina havia recebido alta dias atrás e estava hospedada na casa da mãe, em Copacabana, quando faleceu.

Nascida Lúcia Monteiro, Lucinha Apache trabalhou ao lado de Chacrinha 1969 a 1974, nas TVs Globo e Tupi. Ela deixou o programa para se casar, divorciando-se anos depois. Diabética, Lucinha perdeu a visão de um dos olhos, mas era descrita pelas ex-companheiras de trabalho como sempre alegre.


Recentemente, Lucinha pôde ser vista no documentário "Alô alô Terezinha" e foi tema do terceiro episódio do programa "As chacretes", uma série de documentários exibida no Canal Brasil. O capítulo dedicado a ela foi ao ar no último dia 25 de fevereiro.

Assista a um trecho do programa "As chacretes"

O enterro da ex-chacrete acontece nesta quinta-feira, às 16h, no Cemitério São João Batista, em Botafogo. O corpo está sendo velado na capela 5.

quarta-feira, 31 de março de 2010

POR QUE NÃO TEMOS ONGS NO NORDESTE SECO ?


Por que não temos ONG's no Nordeste seco?
(Recebi sem menção da autoria)


O "Conversa Afiada" recebeu uma colaboração de um leitor. O texto abaixo faz uma comparação entre o trabalho e a presença das Ongs estrangeiras na
Amazônia e no Nordeste.


Você consegue entender isso?

Vítimas da Seca
Quantos? 10 milhões.
Sujeitos à fome? Sim
Passam sede? Sim.
Subnutrição? Sim

ONGs estrangeiras ajudando
Nenhuma
Índios da Amazônia
Quantos? 230 mil.
Sujeitos à fome? Não.
Passam sede? Não.
Subnutrição? Não.
ONGs estrangeiras ajudando350

Provável explicação:
A Amazônia tem ouro, nióbio, petróleo, as maiores
jazidas de manganês e ferro do mundo, diamante, esmeraldas, rubis, cobre, zinco, prata, a maior biodiversidade do planeta (o que pode gerar grandes
lucros aos laboratórios estrangeiros) e outras inúmeras riquezas que somam:
14 trilhões de dólares.

O Nordeste não tem tanta riqueza, por isso lá não há ONGs estrangeiras ajudando os famintos.
Tente entender:
Há mais ONGs estrangeiras indigenistas e ambientalistas na Amazônia brasileira do que em todo o continente africano, que sofre com a fome, a sede, as guerras civis, as epidemias de AIDS e Ebola, os
massacres e as minas terrestres.
Pra você:
Isso não parece, no mínimo, muito suspeito?

DOWNLOAD - APOCALYPSE

Apocalypse Of The Dead 2009
DVDRip XviD-aAF
Interchangeable links || single extraction || no password
Or

PULSEIRINHA DO SEXO


SÃO PAULO - Uma menina de 13 anos foi violentada por quatro jovens, três deles menores de idade, em Londrina, no Paraná, e a polícia afirma que o motivo foram as "pulseirinhas do sexo". O uso das pulseiras coloridas, que se tornou comum entre jovens, é, na verdade, um jogo - cada cor da pulseira corresponde a uma ação. Quem rompe a pulseira tem direito à ação da cor correspondente, que vai de carícia e beijos à relação sexual.

Segundo relato da menina à polícia, ela estava num ponto de ônibus, retornando da escola, na tarde de 14 de março, quando foi abordada pelos adolescentes, que romperam sua pulseira e passaram a cobrar: "Vai ter de pagar, vai ter de pagar", diziam referindo-se à ação da cor da pulseira. No dia seguinte, no mesmo terminal de ônibus, a garota foi novamente abordada e constrangida a acompanhar o grupo até a casa de um deles. Não houve uso de arma ou ameaças. Lá, os garotos a violentaram.

- Não resta dúvida de que foi pelo uso da pulseira. Eles não se conheciam - diz o delegado Willian Soares, acrescentando que eles não estudam na mesma escola e moram em bairros diferentes.

Intimado a depor, o rapaz que mora na casa onde ocorreu o estupro, identificado como R.H.N, foi à delegacia acompanhado pelos pais. Ao delegado, afirmou que o ato sexual foi realizado com consentimento da menina e disse até que foi ela quem arrebentou a pulseira que ele usava. Depois do ato sexual, segundo ele, todos teriam ido a uma praça.

Como acabou de completar 18 anos, foi indiciado e vai responder por estupro de vulnerável, cuja pena varia de 8 a 15 anos de prisão. Os outros três adolescentes estão sendo identificados. Segundo o delegado, eles são menores de idade e devem ser encaminhados à Vara da Infância e Juventude.

- Entre a fala dele e a da vítima, fico com a versão da vítima - diz o delegado, acrescentando que, além do maior de idade, outro garoto concretizou o ato sexual e dois praticaram atos libidinosos.

Soares diz que a menina contou que sabia que o adereço tinha conotação sexual, mas não imaginou que os adolescentes chegariam a tal ponto. De acordo com o delegado, a menina tentou resistir à violência e apresenta várias escoriações pelo corpo.

O delegado conta que os pais da menina, que procuraram a delegacia no último dia 23, disseram que não sabiam da conotação sexual das pulseiras e se mostravam muito surpresos e abalados.

- Foi bastante constrangedor. A garota se mostrava mais segura do que os pais, que estavam muito nervosos. A mãe dela chegou a passar mal durante o depoimento - diz o delegado.

O delegado, que já foi titular da Delegacia do Adolescente, diz que o caso ganhou grande repercussão na cidade e que vários colégios já proibiram o uso da pulseira.

- Entendo que devam proibir mesmo. Não há benefício algum em usar. Esteticamente, a pulseira é ridícula. Tem criança de 10, 11 anos usando e isso pode ser um risco - afirmou Soares.

A polícia aguarda agora os exames de corpo de delito feitos pelo IML e um laudo do atendimento psicológico a que a menina foi submetida. Segundo Soares, com o laudo será possível avaliar de forma mais detalhada a situação.

No início de março, a Câmara de Vereadores de Navegantes, em Santa Catarina, aprovou um projeto de lei que proíbe o uso das polêmicas "pulseirinhas do sexo". O projeto foi aprovado por unanimidade. Além de proibir o uso das pulseiras, a lei prevê que professores e a direção das escolas façam reuniões com pais de alunos para orientações.

A mania surgiu na Inglaterra e chegou ao Brasil no final de 2009. Este ano, elas proliferaram nas escolas. A oferta e o preço acessível, R$ 2 por 10 pulseiras sortidas, atraem os adolescentes.

NOTA: ESSAS "MENINAS" QUE SE ACHAM AS SABIDAS, TORNAM-SE PRESAS FÁCEIS DE QUALQUER HOMEM, SEJAM JOVENS, ADULTOS OU SEI LÁ O QUÊ...

Elas são educadas a fazerem determinadas coisas mas, as MÁS COMPANHIAS com que se envolvem dão é nisso mesmo. A justiça pune os homens ,as a própria justiça não se lembra de que faltam é PALMADAS BEM DADAS nessas MENINAS QUE SE ACHAM.

No Orkut mesmo, tem perfis de meninas de 10, 11, 12, 13 e 14 anos que se envolvem com marginais e usam dessas pulseiras e com os albuns abertos para todos verem, são cantadas e caem na esparrela da vida. Culpados ? Em primeiro lugar, os próprios pais que não dão atençao as mesmas... e elas se tornam presas fáceis de determinadas pessoas ! De nada adianta denunciar a SAFERNET, porque, se um perfil cai, vem mais outros 50. E as idiotas dessas menininhas ficam grávidas e mal faladas.

terça-feira, 30 de março de 2010

Anartha Nivrtti: A Mitigação de Todas as Impurezas


Sua Divina Graça Srila Visvanatha Cakravarti Thakura

O Bhakti-Rasamrita-Sindhu 1.4.15-16 descreve a progressão vivida da fé até o amor a Deus como divida nos seguinte nove estágios: “No começo, deve-se ter um desejo preliminar para a auto-realização, ou fé (sraddha). Com isto, o indivíduo se sentirá inclinado a associar-se com pessoas espiritualmente elevadas (sadhu-sanga). Na fase seguinte, ele é iniciado pelo mestre espiritual elevado e, sob sua instrução, o devoto neófito começa o processo do serviço devocional (bhajana-kriya). Através da execução do serviço devocional sob a orientação do mestre espiritual, ele se livra de todo o apego material (anartha-nivrtti), alcança constância na auto-realização (nistha) e adquire gosto para ouvir sobre a Personalidade de Deus, Sri Krsna (ruci). Este gosto continua propiciando o seu avanço, e ele então desenvolve apego à consciência de Krsna (asakti), que, ao amadurecer, manifesta-se como bhava, ou a fase preliminar do amor transcendental a Deus. O verdadeiro amor a Deus chama-se prema, e é a mais elevada etapa de perfeição da vida”. Este artigo, originalmente parte da obra Madhurya Kadambini de Srila Visvanatha Cakravarti, analisará o estágio de anartha-nivrtti, a mitigação de todas as impurezas

As Quatro Divisões de Anarthas

Os anarthas podem ser qualificados em quatro categorias, de acordo com sua origem: (1) duskrtottha, anarthas oriundos de atividades pecaminosas; (2) sukrtottha, anarthas oriundos de atividades piedosas; (3) aparadhottha, anarthas oriundos de ofensas, e (4) bhaktyuttha, anarthas oriundos do serviço devocional.

Os Anarthas Proveniente de Atividades Pecaminosas e Piedosas

Os anarthas cuja origem são as atividades pecaminosas e piedosas enquadram-se na categoria dos cinco klesas. O significado literal de klesa é aflição; aqui, no entanto, o significado deve ser aceito como “as causas da aflição”. Estes klesas são a causa das atividades pecaminosas e piedosas, que resultam em infortúnio e boa fortuna materiais. (1) avidya, ignorância: considerar permanente o que é impermanente, considerar bem-aventurado aquilo que é repleto de miséria, considerar puro o que é impuro, e considerar o eu o que não é o eu; (2) asmita, falso ego: a identificação corpórea de “eu” e “meu” e a aceitação unicamente da percepção sensorial direta como real; (3) raga, apego material: o desejo por felicidade material e o anseio pelos meios para sua obtenção; (4) dvesa, aversão material: repulsa pela infelicidade e pelas causas da mesma; (5) abhinivesa: absorção no corpo como a base para a gratificação sensorial e medo da morte.

O que É Ofensa ao Santo Nome e o que Não É Ofensa ao Santo Nome

Anarthas que surgem de ofensas (aparadhottha-anarthas) são aquele provenientes de nama-aparadhas, ou ofensas contra o santo nome, e não incluem seva-aparadhas, ofensas como entrar no templo em um palanquim, calçado e assim por diante. Os mestres espirituais exemplares discerniram que seva-aparadhas não costumam ter efeito, sendo anuladas pelo cantar do nome, pela recitação de stotras que têm o poder específico de cancelar o efeito de qualquer seva-aparadha e pelo serviço constante; desta forma, a ofensa em sua forma de semente não consegue germinar em uma reação efetiva. A despeito disso, a pessoa não deve tornar-se negligente e tirar proveito de ser protegida de todos os efeitos da seva-aparadha através das medidas mencionadas, pois fazê-lo significa que sua seva-aparadha se tornou nama-aparadha, um anartha que irá sim obstruir seu progresso. Tal pessoa é culpada da nama-aparadha de cometer atividades pecaminosas apoiando-se na força do Santo Nome, namno balad yasya hi papabuddhi. A palavra nama na expressão nama-aparadha é usada para indicar todos os seguimentos, ou angas, de bhakti que destroem pecados (papa) e ofensas (aparadha), dos quais o cantar do santo nome é o principal. Mesmo de acordo com os dharma-sastras, as escrituras que lidam com os códigos do karma, ninguém deve pecar sabendo que pode ser eximido da reação mediante prayascitta, isto é, mediante medidas expiatórias remediadoras. Nesses casos, o efeito dos pecados não será destruído, senão que, ao contrário, será intensificado. Esta que é a sétima ofensa ao santo nome é considerada como gravíssima.

Por outro lado, o Senhor Supremo declara em diferentes escrituras que alguém que tenta servi-lO, mesmo que fracasse em algum âmbito, não deve preocupar-se com isso, haja vista que o serviço do devoto, independente de quão imperfeito possa ser, jamais se perde ou é em vão. No Srimad-Bhagavatam 11.29.20, por exemplo, o Senhor afirma:

na hy angopakrame dhvamso mad-dharmasyoddhavanv api

maya vyavasitah samyan nirgunatvad anasisah


“Ó Uddhava, porque Eu pessoalmente o estabeleci, este caminho do serviço devocional é transcendente e livre de qualquer contaminação material. Certamente um devoto jamais sofre sequer a menor perda por adotar este caminho”.

Outra declaração relevante é a seguinte:


dasarno 'yam japa-matrena siddhidah


“Simplesmente por recitar este mantra de dez sílabas [gopijana-vallabhaya svaha], ele concederá a perfeição”.

Neste ponto, alguém talvez pergunte se a não conclusão ou não observação de algum dos angas de bhakti se enquadra na categoria de nama-aparadha. A resposta é um categórico não. Pecar apoiando-se na força do cantar significa que a pessoa comete a atividade pecaminosa deliberadamente contando que, posteriormente, o poder das atividades devocionais dará cabo dos efeitos negativos de tal pecado. A definição de pecado (papa), por sua vez, é “as ações condenadas pelas escrituras e que requerem medidas remediadoras”.

Alguém talvez se veja incapaz de alcançar sua meta espiritual e talvez caia pelo forte hábito que traz consigo de cometer pecados, ou então por descuido. É interessante notar que, quando a pessoa não consegue lograr a meta no caminho de karma-yoga, as escrituras condenam-na fortemente; quando alguém, por outro lado, fracassa na obtenção da meta do serviço devocional, as escrituras não reagem da mesma maneira. O Srimad-Bhagavatam 11.2.34-35, por exemplo, declara:


ye vai bhagavata prokta upaya hy atma-labdhaye
anjah pumsam avidusam viddhi bhagavatan hi tan


yan asthaya naro rajan na pramadyeta karhicit
dhavan nimilya va netre na skhalen na pated iha

“Mesmo entidades vivas ignorantes podem muito facilmente conhecer o Senhor Supremo caso adotem aqueles meios prescritos pelo próprio Senhor Supremo. O processo recomendado pelo Senhor é conhecido como bhagavata-dharma, ou serviço devocional à Suprema Personalidade de Deus. Ó rei, aquele que aceite esse processo do serviço devocional à Suprema Personalidade de Deus jamais cambaleará em seu caminho neste mundo. Mesmo enquanto corre de olhos fechados, ele jamais tropeçará ou cairá”.

Aqui, a palavra nimilya, “fechar os olhos”, significa que a pessoa tem olhos – ela não é cega – mas os fechou. A palavra dhavan significa proceder rapidamente com passos largos, maiores do que o comum. Estes são os significados diretos. Este verso se refere a alguém que se refugiou no serviço devocional, no bhagavata-dharma, e está praticando seus angas principais. O significado é que tal pessoa não sofre nenhuma perda de resultados, nem é privada da meta, mesmo se negligencie a observação dos angas secundários como se não os conhecesse, embora sim os conheça.

Fechar os olhos não significa ignorância das escrituras – o sruti e o smrti são considerados os dois olhos das pessoas –, pois isso contradiria o significado direto. Deve-se considerar cuidadosamente o significado de fechar os olhos e correr, isto é, intencionalmente negligenciar alguns dos angas de bhakti e avidamente buscar pela meta. Quaisquer ações resultantes desse modo de progresso não permitem que o devoto cometa alguma das trinta e duas seva-aparadhas. Insiste-se, entretanto, que ninguém deve cometer intencionalmente alguma seva-aparadha aproveitando-se do que declara, por exemplo, o verso do Srimad-Bhagavatam supracitado; as escrituras se referem a quem o faz como um animal de duas pernas: harer apy aparadhan bah kuryad dvipada-pamsanah.


Como Neutralizar as Ofensas


Aquele que cometeu ofensas desintencionais ao santo nome, quer antigamente, quer recentemente, saberá que o fez pelo sintoma da falta de avanço. Para se livrar de tais ofensas desintencionais, o devoto deve cantar o santo nome constantemente, até que seja conduzido à inabalável fé no serviço devocional. O cantar constante decerto reduzirá gradualmente os efeitos de tal categoria de ofensa; caso as ofensas tenham sido cometidas com deliberação prévia, então medidas especiais são recomendadas para a neutralização das mesmas.

A Blasfêmia a um Santo e a Desobediência ao Mestre Espiritual


Agora discutiremos as dez ofensas contra o santo nome: A primeira ofensa é sadhu-ninda, a crítica ou a blasfêmia aos devotos. Blasfêmia, neste contexto, significa invejar os devotos santos, ou ser antagonista a eles. Se alguém, mesmo acidentalmente, comete esta ofensa contra um Vaisnava, ele deve arrepender-se amargamente de seu comportamento baixo. Assim como se neutraliza veneno com veneno, o ofensor, tendo incendiado sua vida espiritual com a blasfêmia, deve se purificar no fogo do arrependimento. O ofensor deve ir até o devoto que injuriou, cair aos seus pés e pedir-lhe perdão até que ele novamente seja capaz de agradar aquele Vaisnava. Ele deve aproximar-se do devoto com o coração trépido e considerando que, mediante súplica, louvor, repetida oferta de reverências ou qualquer outro meio, ele tem que satisfazer o devoto ofendido. Contudo, caso, por alguma razão, ele seja incapaz de abrandar o devoto, então o ofensor deve continuar a servi-lo por muitos dias de modo a impressioná-lo e satisfazê-lo. Na hipótese da ofensa ser de tamanha seriedade que a ira do Vaisnava permaneça irredutível, então o ofensor deve condenar-se fortemente por sua ação abominável e pensar: “Oh, que vergonhoso! Que infortúnio! Blasfemei um Vaisnava, e, em razão disso, sofrerei por milhões de anos no fogo infernal!”. Nesse remorso extremo, ele deve abandonar tudo e refugiar-se inteiramente no cantar contínuo do santo nome, tendo em tal prática sua única esperança. No devido tempo, o ofensor se verá livre de sua ofensa.


O santo nome de Krsna, sendo todo-poderoso, certamente pode absolver qualquer ofensa, independente de quão séria seja. Devido a isso, o ofensor talvez pense incorretamente: “Se encontramos, por exemplo, a seguinte declaração nas escrituras, namaparadhayuktanam namanyeva harantyagham: ‘O mero santo nome é suficiente para libertar um ofensor’, por que, então, eu deveria cair aos pés do Vaisnava de maneira tão humilde e até aviltante? Eu certamente me livrarei da nama-aparadha simplesmente pelo próprio cantar”. Tal mentalidade apenas o envolve ainda mais em nama-aparadha, especificamente na já mencionada ofensa de cometer atividades pecaminosas apoiando-se na força do cantar do santo nome.

Outro erro que não deve ser cometido é a mentalidade de pensar que a ofensa de sadhu-ninda discrimina entre tipos de Vaisnavas. Ela não se refere exclusivamente a alguém que é plena e perfeitamente qualificado com todas as qualidades mencionadas nas escrituras, como aquelas mencionadas no Srimad-Bhagavatam 11.11.29:

krpalur akrta-drohas titiksuh sarva-dehinam

“[Uma pessoa santa] é misericordiosa e jamais injuria outrem. Mesmo se outros lhe são agressivos, ela é tolerante e perdoa todas as entidades vivas”.

A pessoa não pode minimizar sua ofensa apontando defeitos no devoto objeto da ofensa. Em resposta a essa postura equivocada, as escrituras dizem:

sarvacara vivarjitah sathadhiya vratya jagadvancakah

“Mesmo se o indivíduo tiver um caráter ruim, for traidor, destituído de boa conduta, malicioso, não tiver se submetido às cerimônias reformatórias e for repleto de desejos materiais, ele deve ser considerado um sadhu, ou santo, caso tenha se rendido ao Senhor”. – Padma Purana, brahma-khanda 25.9-10

Semelhante categoria de devoto supracitado não deve ser criticado por seu passado, independente de quão terrível possa ser, e não se deve impedir que seja aceito como Vaisnava, e tampouco sua devoção deve ser objeto de questionamento.

As escrituras declaram que, se um maha-bhagavata, ou devoto puro, é o ofendido, ele simplesmente ignora todo o episódio em virtude de ser possuidor de imensa compaixão; assim, ele não identifica o comportamento como uma ofensa. No que diz respeito ao culpado, ele deve cair aos pés do santo e implorar perdão a fim de que seu coração se purifique. Aprendemos a partir das escrituras e das pessoas santas que, mesmo se o maha-bhagavata tolera naturalmente a blasfêmia do homem tolo, seus seguidores, situados na poeira de seus pés, não o farão, senão que irão puni-lo desejando que sofra apropriadamente por sua ofensa:


sersyam mahapurusa-pada-pamsubhir
nirasta-tejahsu tad eva sobhanam

“Aqueles que invejam santos elevados são certamente diminuídos pela poeira de seus pés de lótus”. – Srimad-Bhagavatam 4.4.13

As regras convencionais, entretanto, não podem ser aplicadas aos devotos puros, incorruptíveis, mais elevados e de pensamento independente, visto que estes às vezes outorgam inenarráveis misericórdias mesmo aos ofensores mais indignos. Jada Bharata, por exemplo, muito embora tenha sido forçado a carregar o palanquim do rei Rahugana e tenha se tornado o objeto de suas palavras ásperas, outorgou-lhe sua misericórdia. Em outro episódio, o vasu Uparicara, o rei de Cedi, derramou sua misericórdia sobre os ateístas e heréticos daityas, muito embora eles houvessem ido até ele com o intuito de atacá-lo. Similarmente, Sri Nityananda mostrou misericórdia para com Madhai, muito embora este houvesse agredido Sua cabeça de forma tão violenta que a fizera sangrar.

A terceira ofensa, guror avajna, a ofensa de desrespeitar ou desobedecer ao mestre espiritual, pode ser considerada da mesma maneira que esta primeira, aplicando a ela os mesmos princípios.

Visnu, Siva e as Entidades Vivas Atômicas

Continuaremos agora nossa discussão explicando as diferenças entre o Senhor Visnu e o Senhor Siva. Os seres conscientes (caitanya) se dividem em duas categorias: (1) aqueles independentes e (2) aqueles dependentes. O ser independente é o Senhor todo-penetrante (isvara), e os seres dependentes são as partículas de consciência (jivas), energias subordinadas ao Senhor, as quais permeiam apenas corpos individuais. Aqueles de consciência suprema (isvara caitanya) ainda se dividem em duas classes: (1.a) aqueles que não são de modo algum tocados pela potência ilusória, a jurisdição de maya, e (1.b) aqueles que voluntariamente aceitam a influência de maya para executarem afazeres universais.

O primeiro tipo de isvara é tratado por nomes como Narayana, Hari e assim por diante.

harir hi nirgunah saksat purusah prakrteh parah

“Hari é aquele que é diretamente livre dos modos da ignorância, da paixão e da bondade, o Senhor transcendental à natureza material”. – Srimad-Bhagavatam 10.88.5


O Senhor Siva pertence à segunda categoria de isvara.

sivah sakti-yutah sasvat tri-lingo guna-samvrtah


“O Senhor Siva está sempre unido à sua energia pessoal, a natureza material, e manifesta-se em três aspectos em resposta às solicitações dos três modos da natureza”. – Srimad-Bhagavatam 10.88.3

Contudo, muito embora seja coberto pelos modos materiais, não se deve pensar erroneamente que o Senhor Siva está na categoria de jiva, ou alma espiritual diminuta, haja vista que o Brahma-samhita (5.45) afirma:


ksiram yatha dadhi vikara-visesa-yogat
sanjayate na hi tatah prthag asti hetoh
yah sambhutam api tatha samupaiti karyad
govindam adi-purusam tam aham bhajami

“Assim como o leite é transformado em coalhada pela ação de ácidos, e, ainda assim, o coalho produzido não é nem igual nem diferente de sua causa, a saber, o leite; adoro o primordial Senhor Govinda, de quem o estado de Sambhu é uma transformação para a execução do trabalho de destruição”.

Nos Puranas e Agamas, o Senhor Siva é glorificado como isvara. No Srimad-Bhagavatam 1.2.23, por exemplo, afirma-se:

sattvam rajas tama iti prakrter gunas tair
yuktah parah purusa eka ihasya dhatte
sthity-adaye hari-virinci-hareti samjnah
sreyamsi tatra khalu sattva-tanor nrnam syuh

“A transcendental Personalidade de Deus associa-Se indiretamente com os três modos da natureza material, a saber, bondade, paixão e ignorância, e, unicamente para a criação, a manutenção e a destruição do mundo, Ele aceita as três formas qualitativas de Brahma, Visnu e Siva. Das três, todos os seres humanos podem derivar o benefício último de Visnu”.

A partir deste verso é possível a compreensão de que Brahma também é considerado isvara. Entretanto, a posição de Brahma como isvara, ou senhor, deve ser entendida como um poder investido em uma jiva pelo Senhor Supremo (isvara-avesa), o que é confirmado no Brahma-Samhita 5.49:

bhasvan yathasma-sakalesu nijesu tejah
sviyam kiyat prakatayaty api tadvad atra
brahma ya esa jagad-anda-vidhana-karta
govindam adi-purusam tam aham bhajami


“Adoro o primordial Senhor Govinda, de quem a subjetiva porção separada Brahma recebe seu poder para a regulação do mundo laical, assim como o sol manifesta alguma porção de sua própria luz em todas as jóias refulgentes, cujos nomes são suryakanta, etc.”.

O Srimad-Bhagavatam 1.2.24 afirma:

parthivad daruno dhumas tasmad agnis trayimayah
tamasas tu rajas tasmat sattvam yad brahma-darsanam


“A lenha é uma transformação da terra, mas a fumaça é melhor do que a lenha. O fogo é ainda melhor, pois, através dele, podemos executar yajna, ou sacrifício. Similarmente, a paixão (rajas) é melhor do que a ignorância (tamas), mas a bondade (sattva) é melhor, dado que, através dela, pode-se realizar a Verdade”.

Conquanto o modo da paixão seja superior à ignorância; assim como na fumaça não se pode perceber o fogo, no fumarento modo da paixão, a refulgência ígnea do Senhor não pode ser percebida. No modo da bondade, que se compara a um fogo sacrificial plenamente aceso, pode-se perceber a refulgência pura do Senhor quase como mediante a realização direta. Assim como o fogo, embora presente na lenha, não pode ser percebido; no modo da ignorância, muitíssimo embora o Senhor esteja presente, Ele não é diretamente perceptível, assim como, mesmo no sono profundo e livre de sonhos (susupti), característica do modo da ignorância, a pessoa experiencia uma felicidade não-diferenciada similar àquela experienciada pelos monistas (nirbheda-jnana-sukha).

Analisando os aforismos das escrituras e derivando deles a conclusão correta sobre as posições constitucionais (tattvas), ninguém se confundirá.


Agora discutiremos a jiva, os seres conscientes dependentes. A posição da jiva é de servidão amorosa eterna à Suprema Personalidade de Deus. Elas se dividem, em primeira instância, em duas categorias: (2.a) aquelas sob o encanto da ilusão e da nescidade, como os semideuses, os humanos, os animais e seres inferiores, e (2.b) aquelas livres da ilusão e da nescidade, as quais se dividem novamente em duas categorias: (2.b.a) aquelas sob a influência da aisvarya-sakti do Senhor, Sua potência de opulência e reverência, e (2.b.b) aquelas não influenciadas pela aisvarya-sakti. As jivas influenciados pela aisvarya-sakti do Senhor se subdividem em dois grandes grupos: (2.b.a.a) aquelas absortas na jnana pertencente à esfera espiritual, como os quatro Kumaras, e (2.b.a.b) aquelas absortas no aspecto inspirador de reverência da criação cósmica, as quais são bem representadas pelo Senhor Brahma. As jivas não influenciadas pela aisvarya-sakti do Senhor também se subdividem em dois grandes grupos: (2.b.b.a) aquelas praticando jnana a fim de se fundirem com o Senhor – uma condição lamentável –, e (2.b.b.b) aquelas que praticam atividades devocionais de forma não espontânea (sadhana-bhakti) e sem o desejo de se fundirem no Senhor – uma condição não lamentável.

As jivas que buscam tornarem-se unas com o Senhor estão em uma situação perigosa, suicida, porque, ao contrário daqueles que observam atividades devocionais mecânicas, não podem desfrutar uma relação mais doce e íntima com o Senhor Supremo.


Um devoto livre de motivação material (niskama) deve discernir quem é digno de adoração ou não com base em quem é nirguna e quem é saguna, ou seja, quem é livre de qualidades materiais, Visnu; e quem é tocado pelas qualidades materiais, Siva, Brahma, etc. Sendo diferentes tipos de consciência, respectivamente jiva e isvara, Brahma e Visnu são completamente distintos. Algumas vezes, porém, Brahma e Visnu são descritos como idênticos nos Puranas. Esse tipo de declaração deve ser entendida, entretanto, pelo exemplo do sol, representando Visnu, e da jóia suryakanta, representando Brahma, a qual é investida com a luz solar. Suryakanta é como uma lente de aumento que se vale dos raios do sol e manifesta o calor do sol para queimar papel e para outros fins. Unicamente neste sentido Brahma é considerado não-diferente de Visnu. Em alguns maha-kalpas, mesmo Siva é uma jiva como Brahma, isto é, uma jiva investida de poder pelo Senhor Supremo:


kvacij java visesatvam harasyoktam vidher iva


“Como no caso de Brahma, às vezes uma jiva em particular adota o papel de Siva”. Assim, Siva às vezes é classificado com Brahma em declarações como:


yas tu narayanam devam brahma rudradi daivataih
samatvenaiva manyeta sa pasandi bhaved dhruvam

“Alguém que considera Narayana como na mesma categoria que Brahma, Siva e outros semideuses é um patife ignóbil”. – Hari-Bhakti-Vilasa 1.73

É certo que a base desta injunção escritural repousa no fato de que, enquanto o Senhor Brahma é, em geral, uma jiva dotada de poder, o Senhor Siva às vezes também o é. Pessoas que não pesquisaram meticulosamente o assunto acabam formando suas próprias conclusões especulativas, e tecem comentários do tipo: “Visnu sim é Deus, e não Siva”, ou “o Senhor Siva é o supremo, e não o Senhor Visnu”. Eles continuam alegando: “Somos indesviáveis devotos do Senhor Visnu; não nos importamos com o Senhor Siva” e vice versa. Movidos por sua inclinação a polêmicas, tais indivíduos se envolvem em tais discussões e cometem nama-aparadha. Caso esses ofensores possam ser iluminados por um devoto com profundo conhecimento do assunto, então poderão compreender de que maneira Siva e Visnu são não-diferentes. Essa compreensão oriunda do devoto entendido, somada a sincero arrependimento da ofensa pretérita e somada também ao cantar do santo nome do Senhor, anula, por fim, a ofensa.

A Ofensa do Desrespeito aos Vedas


Sruti-sastra-ninda é a quarta ofensa, e consiste no desrespeito às escrituras srutis, os Vedas, em decorrência do pensamento de que não mencionam nada acerca de bhakti e que, portanto, são glorificáveis e apreciáveis unicamente por pessoas de mentalidade mundana. Aquele que comete esta ofensa se vê livre da mesma quando tem a boa fortuna de compreender apropriadamente o assunto entrando em contato com um devoto entendido. A resposta para o questionamento de por que não deveríamos criticar essas partes da literatura revelada que propõem o processo do conhecimento empírico e da ação fruitiva é que os srutis muito misericordiosamente ajudam as pessoas mais desqualificadas, que não estão seguindo nenhuma regra ou regulação Védica e que estão cegas pelos desejos materiais, a se elevarem ao caminho do serviço devocional seguindo suas leis divinas. O meio para neutralização desta ofensa – além do já mencionado contato com um devoto que possa ensinar o ofensor a admirar as escrituras Védicas pela compaixão das mesmas em remover as pessoas de pravrtti-marga, o caminho da mentalidade mundana, e em conduzi-las para o caminho de nivrtti-marga, o caminho do desapego – é a glorificação apropriada dessas escrituras e de seus praticantes e a observação do cantar do santo nome.

As Demais Ofensas ao Santo Nome

Desta maneira, discutimos a causa geral das ofensas ao santo nome e o modo com que são neutralizadas. O devoto deve considerar cada uma delas nestes moldes.

Os Anarthas Proveniente de Bhakti

Assim como, juntamente com uma planta principal, muitas ervas daninhas crescem; através do cultivo de bhakti, surge o que às vezes pode ser equivocadamente entendido como brotos da trepadeira de bhakti, mas que não o são de fato – trata-se de desejos mundanos por adoração e respeito por parte de outros, aceitação de posições confortáveis, fama e assim por diante. Tudo isso macula a consciência do praticante. Vicejando desta maneira, estes anarthas oriundos da bhakti-yoga impedem o crescimento da trepadeira cujo cultivo sim é de interesse, a trepadeira do amor a Deus.

Os Cinco Estágios da Revogação dos Anarthas

Os quatro tipos de anarthas mencionados no começo deste capítulo podem ser mitigados (nivrtti) em cinco diferentes intensidades: (1) eka-desavarttini, parcialmente; (2) bahu-desavarttini, substancialmente; (3) prayiki, quase completamente; (4) purna, completamente, e (5) atyantiki, absolutamente. No atinente aos anarthas provenientes de ofensas, imediatamente após o começo da execução de atividades devocionais, bhajana-kriya, ocorre a destruição deles, mas de maneira limitada (eka-desavarttini), assim como quando dizemos que uma torre foi queimada ou que um tecido foi rasgado, podemos entender que a torre ainda existe e que os pedaços de pano também continuam a existir. Quando bhajana-kriya ganha maturidade, passa a ser nistha, ou execução estável das atividades devocionais. Neste estágio de desenvolvimento, a mitigação dos anarthas oriundos de ofensas é substancial (bahu-desavarttini); então, na plataforma de rati, ou bhava, os aparadhotthas no coração são quase completamente absolvidos (prayiki). Com o primeiro despertar de prema, o amor divino, esses anarthas são completamente removidos (purna). Finalmente, são absolutamente desarraigados (atyantiki) quando o devoto obtém a misericórdia e a associação dos pés de lótus do Senhor, momento este a partir do qual não há qualquer possibilidade de que se manifestem novamente.


Passatempos Escriturais com Aparentes Quedas de Devotos Puros

Com a afirmação de que após o logramento dos pés de lótus do Senhor é impossível o surgimento de anarthas, alguém talvez pergunte: “Como pôde Citraketu ser culpado de ter cometido uma enorme ofensa contra o Senhor Siva, tendo em conta que ele tivera uma audiência pessoal com o Senhor Supremo?”. No caso de Citraketu, sua acidental ofensa ao Senhor Siva foi alegórica, não real, o que pode ser entendido pelo fato de que não houve nenhuma mudança em seu amor puro após ter sido amaldiçoado, ou seja, tanto antes da maldição como após assumir a forma do demônio Vrtrasura seu tesouro de prema-bhakti era evidente. O que é de grande significância é que, posteriormente, Citraketu tornou-se um associado eterno do Senhor Supremo, o que foi o verdadeiro efeito da maldição sobre ele que era um devoto puro.

Outro incidente relatado no Srimad-Bhagavatam é aquele em que Jaya e Vijaya ofendem os quatro Kumaras. As escrituras alegam que a razão para seu ato deliberadamente ofensivo foi porque seu prema, seu amor pelo Senhor, motivou-os assim. Com efeito, Jaya e Vijaya oraram ao Senhor pedindo por tal situação: “Meu querido Senhor Narayana! Ó mestre dos semideuses! Temos razões para acreditar que desejais lutar, mas não vemos um oponente apropriado para Vós. Todos aqueles disponíveis são excessivamente fracos. Embora sejamos fortes, não temos inimizade para conVosco. De um modo ou de outro, tornai-nos Vosso inimigo e realizai Vosso desejo de lutar. Nós, como Vossos servos fiéis, não podemos tolerar nenhuma carência em Vossa satisfação. Diminuí Vossa qualidade de afeição por Vossos devotos e satisfazei nossa oração”.

Caso alguém mentalmente ofenda a posição de semelhantes devotos, ele supera essa ofensa também mentalmente, estudando apropriadamente as escrituras.

Mitigação dos Anarthas Provenientes de Atividades Pecaminosas e de Bhakti

A erradicação dos anarthas oriundos de pecados pretéritos ocorre da seguinte maneira. Eles são quase completamente erradicados (prayiki) no estágio de bhajana-kriya do serviço devocional; são completamente absolvidos (purna) no estágio de estabilidade, o estágio de nome nistha; e são absolutamente destruídos, sem deixar nenhum traço, (atyantiki), no estágio de asakti, o estágio de inabalável apego ao serviço devocional.

Os anarthas decorrentes de bhakti são desfeitos da seguinte maneira. Parcialmente desfeitos (eka-desavarttini) no estágio de bhajana-kriya, completamente desfeitos (purna) no estágio de nistha; e absolutamente desfeitos (atyantika) no estágio de ruci, o estágio de saboreamento do serviço devocional.


Tudo isto foi concluído pelos sábios santos após considerável deliberação sobre o tópico.

A Ciência da Purificação Gradual é Contrária ao Poder Absoluto do Santo Nome?

Alguém talvez objete que os estágios supracitados de extinção dos anarthas não se aplicam aos devotos e cite centenas de versos, como os seguintes, por exemplo:

amhah samharad akhilam sakrd

udayad eva sakala-lokasya

taranir iva timira-jaladhim

jayati jagan-mangalam harer nama

“Assim como o sol nascente dissipa de imediato toda a imensamente profunda escuridão do mundo, o santo nome do Senhor, mesmo se cantado uma única vez, dissipa todas as reações da vida pecaminosa do ser vivo. Todas as glórias ao santo nome do Senhor, aquele que outorga auspiciosidade a todo o universo”. – Padyavali 16, citado no Caitanya-caritamrta, Antya-lila 3.181


na hi bhagavann aghatitam idam
tvad-darsanan nrnam akhila-papa-ksayah
yan-nama sakrc chravanat
pukkaso 'pi vimucyate samsarat

“Meu Senhor, não é impossível que alguém se livre imediatamente de toda contaminação material em razão de ver-Vos. Para não falar da purificação completa que decorre de ver-Vos, a mera audição de Vosso santo nome, mesmo uma única vez, é suficiente para que mesmo os candalas, os homens da classe mais baixa, livrem-se de toda contaminação do mundo material”. – Srimad-Bhagavatam 6.16.44

Há também o caso de Ajamila, no qual, simplesmente por proferir a sombra do nome do Senhor (nama-abhasa) uma vez, todos os seus anarthas, até avidya – a ignorância, a causa raiz do condicionamento material –, foram removidos e ele alcançou os pés de lótus do Senhor.


Tudo isso é verdade. Ninguém deve duvidar que o santo nome possui, em todos os casos, esse poder inestimável. A despeito disso, o santo nome, estando descontente com as ofensas cometidas contra ele, recolhe suas potência e não se manifesta completamente. É unicamente esta a razão pela qual tendências pecaminosas ainda persistem. Mesmo enquanto cantam o santo nome com ofensas, entretanto, tais praticantes do serviço devocional jamais são atacados pelos servos da morte, como declara o Srimad-Bhagavatam 6.1.19:


sakrn manah krsna-padaravindayor
nivesitam tad-guna-ragi yair iha
na te yamam pasa-bhrtas ca tad-bhatan
svapne 'pi pasyanti hi cirna-niskrtah

“Embora não tenham realizado Krsna plenamente, aqueles que, mesmo que apenas uma vez, renderam-se completamente aos Seus pés de lótus – atraídos de alguma maneira por Seu nome, por Sua forma, por Suas qualidades e por Seus passatempos – livraram-se inteiramente de todas as reações pecaminosas, visto que aceitaram o verdadeiro método de redenção. Nem mesmo em sonho essas pessoas vêem Yama ou seus lacaios, os quais andam equipados com cordas para amarrar os pecadores”. – Srimad-Bhagavatam 6.1.19

“Yama e seus lacaios” no verso citado também pode significar o processo de astanga-yoga, que começa com yama e então prossegue com niyama e assim por diante. O significado então passa a ser que, para essa pessoa, inexiste a necessidade de outros métodos purificatórios.

Embora o ofensor esteja livre de Yama, o senhor da morte, yama, niyama e outras práticas não podem auxiliá-lo na extirpação das nama-aparadhas, como declara o Padma Purana, citado no Hari-Bhakti-Vilasa 11.284:


namno balad yasya hi papa-buddhir
na vidyate tasya yamair hi suddhih


“Cometendo atividades pecaminosas apoiando-se na força do cantar do santo nome, a pessoa é incapaz de purificar-se mesmo que pratique por milhares de anos as regulações que começam com yama, niyama e assim por diante”.

O caso do ofensor que perde a misericórdia do nome é similar a um subordinado que é ofensivo para com seu senhor imensamente rico e poderoso, e consequentemente capaz de providenciar suas necessidades. Devido à sua postura ofensiva, nega-se-lhe o devido cuidado, e ele é tratado com indiferença pelo senhor, em virtude do que empobrece e sofre de aflições de todo tipo. Deve-se entender que, quando um senhor tão capaz negligencia um servo ofensivo, ninguém mais é capaz de ajudá-lo. No entanto, caso o servo novamente volte a si, compreenda os sentimentos internos de seu senhor e então se empenhe em agradá-lo, o senhor gradualmente mostra-lhe misericórdia, em proporção ao que o sofrimento do ofensor em reparação é findado. Similarmente, se uma pessoa sinceramente serve os devotos, as escrituras e o mestre espiritual, isso invoca a misericórdia do santo nome, que, em reciprocidade, exonera as tendências pervertidas do devoto. Deste modo, ninguém pode argumentar contra a eliminação gradual dos anarthas.

A Existência de Ofensas se Faz Conhecer por Seus Resultados

É inaceitável que alguém clame jamais ter cometido alguma ofensa contra o santo nome, haja vista que tudo é facilmente discernível por meio de seus resultados, quer sejam resultados de ações recentes ou pretéritas. Caso alguém cante continuamente o santo nome por um longo período e, mesmo assim, os sinais do amor a Deus não se tornem manifestos, podemos entender então que a causa disso é a presença de nama-aparadhas, ofensas contra o santo nome. O verso 2.3.24 do Srimad-Bhagavatam explica isso:

tad asma-saram hrdayam batedam
yad grhyamanair hari-nama-dheyaih
na vikriyetatha yada vikaro
netre jalam gatra-ruhesu harsah


“Certamente tem o coração de aço aquele que, a despeito do cantar do santo nome do Senhor com concentração, não muda seu coração, não vê seus olhos encherem-se de lágrimas, nem experimenta arrepios”.

O Padma Purana traz a seguinte declaração:

ke te 'paradha viprendra namno bhagavatah krtah
vinighnanti nrnam krtyam prakrtam hy-anayanti hi

“Ó melhor dos brahmanas, quais são as ofensas contra o santo nome, as quais fazem com que a pessoa perca toda piedade e passe a projetar conceitos materiais em objetos e tópicos transcendentes?”. – brahma-khanda 25.14

Em outras palavras, embora ouvir e cantar os santos nomes, as qualidades do Senhor e assim por diante outorgue prema, embora visitar lugares de peregrinação ligados aos passatempos do Senhor conceda a perfeição ao peregrino, e embora honrar regularmente as sobras alimentares do Senhor subjugue os sentidos; a natureza das ofensas contra o santo nome é tão destrutiva que, muitíssimo embora sejam completamente espirituais, essas atividades parecem mundanas para o ofensor. Por resultarem neste fenômeno, podemos entender quão sérias são as nama-aparadhas.


Assustado, alguém talvez pergunte: “O que está sendo dito é que alguém que comete nama-aparadha torna-se avesso ao Senhor e, consequentemente, é incapaz de refugiar-se no mestre espiritual e executar as atividades devocionais?”. Sim. Da mesma forma que, durante uma febre intensa, tendo perdido todo apetite por alimento, uma pessoa vê-se impossibilitada de comer; uma pessoa que comete uma ofensa grave perde seu apego por ouvir, cantar e executar atividades devocionais. Não há dúvida quanto a isto. Contudo, quando a febre, com o tempo, diminui, algum gosto por alimentos se desenvolve. Mesmo então, alimentos nutritivos, como leite e arroz, não podem fornecer plenamente seu poder de nutrição para uma pessoa sofrendo de febre crônica. Eles concedem algum benefício, mas não podem livrar a pessoa de sua condição debilitada. Porém, uma dieta associada a um medicamento pode, com o tempo, restabelecer o indivíduo em sua condição saudável original, a partir do que a potência normal do alimento pode ser utilizada pelo corpo. Analogamente, após um longo período sofrendo os efeitos de aparadha, a intensidade de tais efeitos é reduzida e o devoto desenvolve algum gosto, qualificando-se novamente para bhakti. Mediante repetidas doses de ouvir e cantar do nome do Senhor e mediante a execução de outros processos devocionais, gradualmente tudo é revelado em sua progressão natural, como descrevem os grandes santos:


adau sraddha tatah sadhu-
sango ‘tha bhajana-kriya
tato ‘nartha-nivrttih syat
tato nistha rucis tatah

athasaktis tato bhavas
tatah prema bhyudancati
sadhakanam ayam premnah
pradurbhave bhavet kramah


“No começo, deve-se ter um desejo preliminar para a auto-realização (sraddha). Com isto, o indivíduo se sentirá inclinado a associar-se com pessoas espiritualmente elevadas (sadhu-sanga). Na fase seguinte, ele é iniciado pelo mestre espiritual elevado e, sob sua instrução, o devoto neófito começa o processo do serviço devocional (bhajana-kriya). Através da execução do serviço devocional sob a orientação do mestre espiritual, ele se livra de todo o apego material (anartha-nivrtti), alcança constância na auto-realização (nistha) e adquire gosto para ouvir sobre a Personalidade de Deus, Sri Krsna (ruci). Este gosto continua propiciando o seu avanço, e ele então desenvolve apego à consciência de Krsna (asakti), que, ao amadurecer, manifesta-se como bhava, ou a fase preliminar do amor transcendental a Deus. O verdadeiro amor a Deus chama-se prema, e é a mais elevada etapa de perfeição da vida”. – Bhakti-Rasamrita-Sindhu 1.4.15-16

Os Devotos Puros São Sempre Protegidos pelo Senhor

Alguns não apenas supõem a presença de nama-aparadhas em virtude da ausência dos sintomas de prema e traços de atividades pecaminosas nos devotos que estão praticando os processos devocionais, como kirtana, mas o fazem também com base na não destruição das reações de prarabdha-karmas passados, o que pressupõem devido à presença de aflições materiais ordinárias. Tal percepção, contudo, pode ser falha; o devoto pode ter tais sintomas que aparentemente indicam um cantar ofensivo embora seu cantar seja, na verdade, livre de ofensas. Ajamila, por exemplo, deu ao seu filho o nome de Narayana, e chamou esse nome muitas vezes todos os dias de uma forma que se entende como sendo inofensiva. A despeito disso, ele não manifestou os sintomas de prema, além de também ter sido marcado pela inclinação pecaminosa na forma de relacionar-se com uma prostituta. Outro exemplo é o de Yudhisthira, que, tendo auferido a associação direta do Senhor Supremo, certamente estava livre das reações cármicas do passado. Malgrado isso, Yudhisthira teve de sofrer muitas adversidades materiais.

Esta conclusão filosófica pode, por fim, ser explicada pela analogia das árvores frutíferas, as quais dão fruto após certo período de tempo, não a qualquer momento, nem imediatamente após serem plantadas. Similarmente, um devoto abençoado pelo santo nome por causa de sua devoção é encharcado pela misericórdia do santo nome, mas no devido momento.

No atinente às reações pecaminosas acumuladas devido a maus hábitos do passado, nada disso tem efeito sobre o devoto, tais reações sendo como a mordida de uma serpente sem presas. Deve-se entender, por conseguinte, que as doenças, lamentações e outros sofrimentos pelos quais um devoto é submetido nada têm a ver com reações pecaminosas passadas (prarabdha). O Senhor Supremo declara:


sri-bhagavan uvaca
yasyaham anugrhnami harisye tad-dhanam sanaih
tato 'dhanam tyajanty asya svajana duhkha-duhkhitam

“Se favoreço alguém de modo especial, Eu gradualmente o privo de sua riqueza. Então, os parentes e amigos de tal homem pobre abandonam-no, e, desta maneira, ele aflige-se repetidamente”. – Srimad-Bhagavatam 10.88.8

O Senhor declara também:

nirdhanatva-maharogo mad anugraha-laksanam


“A terrível aflição conhecida como pobreza é, na verdade, um sinal de misericórdia”.

Destarte, o Senhor, pensando no bem-estar de seus devotos; a fim de ampliar sua humildade e ânsia pelo Senhor, concede-lhes Sua misericórdia na forma de toda sorte de sofrimentos. Deve-se saber, portanto, que o sofrimento de um devoto inofensivo não é efeito da frutificação de ações pecaminosas pretéritas.

Tradução de Bhagavan dasa (DvS) – Outras traduções em www.devocionais.xpg.com.br