SUA CONEXÃO

quarta-feira, 12 de maio de 2010

AQUECIMENTO GLOBAL


Meio mundo pode ficar inóspito com aquecimento

Um aumento de 12ºC poderia deixar metade da população mundial em um ambiente inabitável


O aquecimento global pode deixar até metade do planeta inabitável nos próximos três séculos, de acordo com um estudo das universidades de New South Wales, na Austrália, e de Purdue, nos Estados Unidos, que leva em conta os piores cenários de modelos climáticos.

O estudo, publicado na última edição da revista especializada Proceedings of the National Academy of Sciences, afirma ainda que, embora seja improvável que isso aconteça ainda neste século, é possível que já no próximo, várias regiões estejam sob calor intolerável para humanos e outros mamíferos.

"Descobrimos que um aquecimento médio de 7ºC causaria algumas regiões a ultrapassar o limite do termômetro úmido (equivalente à sensação do vento sobre a pele molhada, e um aquecimento médio de 12ºC deixaria metade da população mundial em um ambiente inabitável", afirmou Peter Huber, da universidade de Purdue.

Os cientistas argumentam que ao calcular os riscos das emissões de gases atuais, é preciso que se leve em conta os piores cenários (como os previstos no estudo).

'Roleta russa'
Quando o professor Huber fala em um aquecimento médio de 12ºC, isso significaria aumentos de até 35ºC no termômetro úmido nas regiões mais quentes do planeta.

Atualmente, segundo o estudo, as temperaturas mais altas nesta medida nunca ultrapassam 30ºC. A partir de 35ºC no termômetro úmido, o corpo humano só suportaria algumas horas antes de entrar em hipertermia (sobre-aquecimento).

Huber compara a escolha a um jogo de roleta russa, em que "às vezes o risco é alto demais, mesmo se existe apenas uma pequena chance de perder".

O estudo também ressalta que o calor já é uma das principais causas de morte por fenômenos naturais e que muitos acreditam, erroneamente, que a humanidade pode simplesmente se adaptar a temperaturas mais altas.

"Mas quando se mede em termos de picos de estresse incluindo umidade, isso se torna falso", afirmou o professor Steven Sherwood, da universidade de New South Wales.

Calcula-se que um aumento de apenas 4ºC medidos por um termômetro úmido já levaria metade da população mundial a enfrentar um calor equivalente a máximas registradas em poucos locais atualmente.

Os autores também afirmam que um aquecimento de 12ºC é possível através da manutenção da queima de combustíveis fósseis.

"Uma implicação disso é que cálculos recentes do custo das mudanças climáticas sem mitigação (medidas para combatê-las) são baixos demais."

Índia: iogue de 83 anos que não come há 70 impressiona médicos


Cientistas indianos expressaram assombro após as análises efetuadas durante duas semanas em um homem de 83 anos, que afirma ter passado mais de 70 anos sem ingerir alimentos ou beber água.

O iogue de barba longa Prahlad Jani resistiu sem beber ou comer, mas sobretudo sem urinar ou defecar, durante este período de observação que terminou na quinta-feira, segundo os cientistas.

"Seguimos sem entender como sobrevive sem urinar ou defecar. Este fenômeno é um mistério", declarou à imprensa Sudhir Shah, um neurologista da equipe de 30 médicos que observaram o iogue em um hospital de Ahmedabad (oeste).

Prahlad Jani era vigiado 24 horas por dia por câmeras pelo Organismo de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Defesa (DRDO).

Depois, o iogue regressou à sua terra natal próximo a Ambaji, em Gujarat (norte), onde retomou suas atividades de meditação. O idoso garante que uma deusa o abençoou quando tinha 8 anos e permitiu que vivesse sem alimentos.

Durante as duas semanas de observação, "o único contato de Jani com líquidos era quando fazia gargarejos ou se lavava", indicou em um comunicado o doutor G. Ilavazahagan, diretor do Instituto Nacional de Defesa especializado em fisiologia.

"Se Jani não tira sua energia dos alimentos ou da água, deve fazê-lo de outras fontes que o cercam, e o sol é uma delas", indicou o doutor Sudhi Shah. "Nós, profissionais do setor médico, não podemos excluir hipóteses como a de uma fonte de energia diferente das calorias", disse.

O iogue se submeteu a uma ressonância magnética. Seu cérebro e sua atividade cardíaca foram medidos com eletrodos e foram feitas análises de sangue.

O resultado detalhado será publicado nos próximos meses e os cientistas esperam poder aproveitá-los para aumentar a resistência dos militares ou ajudar as vítimas de catástrofes naturais.

O indiano foi vigiado 24 horas e seguiu sem beber, comer, urinar ou defecar

SOPA DE MANDIOCA COM CARNE SECA !



Ingredientes
500 gramas de mandioca cozida
250 gramas de carne seca cortada e desfiada
Água para cozinhar a carne seca (guardar o caldo do cozimento)
1 colher de sopa de alho picado
8 colheres de sopa de azeite de oliva
salsa e cebolinha verde picada
1 cebola picadinha

modo de fazer:
Dessalgue a carne seca. Cozinhe com água ate ficar macia.
Escorra e reserve o caldo. Neste caldo cozinhe a mandioca ate ficar bem macia. bata no liquidificador com o caldo do cozimento.se precisar adcione mais agua
Volte para a panela e deixe o caldo ferver. Corrija o sal.

Carne seca:
Em uma panela aqueça o azeite, frite o alho,a cebola e junte a carne seca cozida e desfiada e polvilhe com salsa e cebolinha.
Sirva o caldo. Por cima a carne seca refogada e polvilhada com cebolinha verde.
Regue com um fio de azeite.


o frio continua..e..pelo que vi vai aumentar cada dia mais..e caldos e sopas quentinhas aqueçem nossos corpos!!!ainda mais quando se está ainda com um restinho de alergia!.

VERA LUCIA SANT'ANNA GOMES - PROCURADA


A procuradora Vera Lúcia de Sant´Anna Gomes, acusada de tortura e racismo contra uma criança de dois anos que pretendia adotar, está foragida há exatamente uma semana.
Nesta terça-feira, o Disque-denúncia divulgou um cartaz onde pede que a população denuncie o paradeiro da procurada.
Quem souber onde está a acusada deve ligar para (0/xx/21) 2253-1177. O órgão garante o anonimato.