SUA CONEXÃO

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

COMO SE FAZER ARROZ SOLTINHO !



Olá, hoje falaremos do nosso bom e velho arroz, acompanhamento indispensável nas refeições do dia-a-dia e companheiro quase inseparável do feijão. Pode ser com ovo frito, salada ou carnes, é sempre bem vindo nas combinações de nossa culinária.

Tenho recebido muitas dicas e pedidos sobre como preparar um arroz soltinho, saboroso e irresistível. Afinal ele é o acompanhamento ideal para muitos pratos, seja para o nosso simples feijão de cada dia, ou uma posta encorpada de bacalhau.

O arroz de acordo com a definição do Wikipédia é uma planta da família das gramíneas que alimenta mais da metade da população humana do mundo. É a terceira maior cultura cerealífera do mundo, apenas ultrapassado pelo milho e trigo. É rico em hidratos de carbono.Originário da China, tem na Itália (onde é cultivado há pelo menos 7 mil anos) o seu maior produtor e consumidor. O arroz é presença marcante no cotidiano do povo asiático.

Em muitas culturas do continente, é comum que uma mãe dê ao recém-nascido alguns grãos de arroz já mastigados, num ritual que significa sua chegada à vida. No Vietnã, o cereal está tão integrado à alma dos camponeses que muitos fazem questão de ser sepultados nos arrozais.

Durante os enterros há fartura na distribuição de arroz, como muitas festas, cantos e danças. Os Hani do sul da China evitam fazer barulho quando estão nos campos, pois crêem que os espíritos dos arrozais se assustam facilmente e, ao fugirem, podem provocar a infertilidade da terra. Desde a época da China antiga, jogar arroz em recém-casados é um ato que representa votos de abundância ao novo casal.

Temos hoje no mercado vários tipos de arroz, o arbóreo, o integral, entre outros. Mas mesmo que especialistas firmem pé orientando para consumirmos o arroz integral por ter mais sais minerais e vitaminas a verdade é que continuamos a consumir o tradicional arroz agulhinha branco, força do hábito, talvez.

Para não errar e deixar empapado ou duro, siga a receita de 1 medida de arroz em grão para 2 medidas de água, não tem erro. Depois tempere a gosto, com alho, cebola, sal.

Mas tudo seria perfeito se fosse só isso, mas acidentes acontecem como, queimar, salgar demais, ou colocar óleo em excesso, seguem algumas dicas para usar nessas situações e para deixar ele soltinho e perfeito.

1. Lave o arroz e refogue. Coloque água fervente e deixe ferver por cinco minutos. Desligue o fogo, enrole a panela com folhas de jornal e em seguida amarre com uma toalha. Deixe a panela assim durante quinze minutos. Ao abrir, o arroz estará cozido e quente.

2. Se você esquecer de colocar sal no arroz e ele já estiver cozido, misture a quantidade de sal para aquela porção em um copo de água e jogue por cima do arroz. Leve a panela de volta ao fogo até secar.

3. Para saber se a água do arroz que está cozinhando já secou, basta apagar o fogo, molhar o dedo e bater no lado de fora da panela, como se faz com o ferro de passar roupa. Se a panela estalar, significa que a água já secou, se não estalar, o arroz ainda tem água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário