SUA CONEXÃO

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

CIRURGIÃO ... SE OPERA PARA SE SALVAR.

Leonid Rogozov - o cirurgião de si mesmo






















Em 29 de abril de 1961 um médico da 6 ª Expedição Soviética à Antártica, Leonid Rogozov 27 anos sentiu uma dor na barriga e febre. O dia seguinte foi desesperador. Não tendo nenhuma chance de chamar um avião à noite, e sendo o único médico na estação "Novolazarevskaya", em 30 de abril, o cirurgião fez uma operação de remoção do apêndice em si mesmo com anestesia local. Ele foi ajudado por um engenhe iro e um met eorologista da estação.


Em 1959, o médico, Leonid Rogozov foi imediatamente aceito para a residência clínica. No entanto, os seus estudos na residência foram quebrados por algum tempo devido à viagem à Antártida, em setembro de 1960 como médico da 6 ª expedição soviética à estação Novolazarevskaya, na Antártica.
Durante esta expedição o que aconteceu, fez do médico de 27 anos um cirurgião famoso.
No 4 º mês do inverno, em 29 de abril de 1961, Leonid apresentava sintomas inquietantes: fraqueza, náuseas, febre e dor na região ilíaca direita. No dia seguinte, sua temperatura subiu ainda mais. Sendo o único médico na expedição composta por 13 pessoas, Leonid diagnosticou a si mesmo: apendicite aguda. Não havia aviões em qualquer uma das estações mais próximas, além disso, condições meteorológicas adversas não permitiriam voar para Novolazar evskaya de qualquer maneira. A fim de salvar o membro doente f oi necessária uma operação de urgência no local, e a única saída era operar a si mesmo.

Na noite do dia 30 de abril de 1961, o cirurgião, ajudado por um engenheiro mecânico e um meteorologista que davam a ele os instrumentos médicos e seguravam um pequeno espelho em sua barriga, o médico fez uma anestesia local com solução de novocaína e fez uma incisão de 12 centímetros na região ilíaca direita com um bisturi. Quer vendo no espelho ou pelo toque ele removeu um apêndice inflamado e injetou antibiótico na cavidade abdominal. Após 30 ou 40 minutos do início da operação ele teve um desmaio e vertigem e o cirurgião teve que fazer algumas pausas para descanso. No entanto, à meia-noite a operação com duração de 1 hora e 45 minutos havia terminado. Em cinco dias a temperatura estava normalizada, e após dois dias - os pontos foram retirados.
Em São Petersburgo, no Museu do Ártico e da Antártida há uma exposição de instrumentos cirúrg icos que Leonid Rogozov usou para essa operação.


O astronauta-piloto Titov, um herói na União Soviética, escreveu em seu livro "O meu planeta azul":
"Em nosso país uma exploração é a própria vida.
… temos inveja da coragem do médico soviético Leonid Rogozov que fez uma operação de remoção do apêndice em si mesmo nas condições difíceis da expedição da Antártica.
…” Às vezes eu reflito sobre isso na solidão e me pergunto se eu poderia fazer o mesmo e apenas uma resposta vem à minha mente: "Eu faria o meu melhor ..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário