SUA CONEXÃO

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Ana Maria Braga

Marcio Moreira Santos/ Divulgação

Cozido diferente

1kg de rabo cortado em pedaços grandes; água (quantidade suficiente para cobrir os pedaços de rabo); 1 cenoura cortada em rodelas; 1 amarrado de salsão, alho-poró e ervas de sua preferência; 200g de bacon fatiado; 3 cebolas cortadas em rodelas; 1 fio de azeite; 1/2kg de músculo cortado em cubos grandes, temperado com sal e pimenta do reino; 1 folha de louro; 1 pau de canela pequeno; 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco; 1 copo (tipo americano) de água; 500ml de vinho branco seco; sal e pimenta-do-reino a gosto.


Com uma faca, retire o excesso de gordura da carne. Depois, coloque-a numa panela de pressão, cubra com água e adicione a cenoura, o salsão, o alho-poró e as ervas de sua preferência. Deixe ferver por 15 minutos, desligue o fogo e deixe esfriar.
Leve para a geladeira na própria panela de um dia para o outro. No outro dia, com uma colher, retire a camada de gordura que se formou na superfície, escorra o líquido e reserve os pedaços de rabo. Numa panela de pressão, faça as seguintes camadas: metade da cebola com 1 fio de azeite, metade do bacon, metade do músculo e metade do rabo. Repita as camadas na mesma ordem e depois coloque por cima a folha de louro, o pau de canela, o vinagre de vinho branco, o copo de água, o vinho branco seco e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
Tampe a panela e leve ao fogo por 35 a 40 minutos após começar a pressão. Acerte o sal e sirva com arroz branco.

Márcio Moreira Santos/ Divulgação

Flan de cheddar

200ml de leite; 4 ovos; 200g de queijo cheddar ralado; 8 biscoitos cream cracker; 1 pitada de noz moscada; 100g de requeijão; sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto; manteiga para untar; farinha de biscoito cream cracker para enfarinhar (biscoito cream craker triturado no liquidificador).


Num liquidificador, coloque o leite, os ovos, o queijo cheddar, os biscoitos cream cracker, a noz moscada, o requeijão, o sal, a pimenta-do-reino e o orégano a gosto. Bata bem até que os ingredientes se incorporem. Pegue 8 forminhas de pudim (7cm de diâmetro x 5cm de altura), unte bem e enfarinhe com a farinha de biscoito cream cracker. Despeje a mistura do liquidificador e leve ao forno preaquecido a 175°C por cerca de 20 minutos. Sirva a seguir.

Marcio Moreira Santos/ Divulgação

Tacinha croc de morango

300g de paçoca; 200g de casquinha de sorvete triturada (farinha); 8 colheres (sopa) de manteiga.
Para o recheio de morango: 1 lata de leite condensado; 1 lata de creme de leite fresco (a mesma medida da lata acima); 1 caixinha de gelatina de morango dissolvida em 100ml de água morna.

Numa tigela, misture a paçoca, a casquinha de sorvete e a manteiga até obter uma massa úmida. Forre o fundo e as laterais de dez forminhas com fundo falso (7cm X 4cm de diâmetro) com a farofa úmida. Leve ao forno médio preaquecido a 180°C por cerca de dez minutos. Retire do forno e deixe esfriar.
Para o recheio, num liquidificador, coloque o leite condensado, o creme de leite fresco e a gelatina de morango dissolvida em água morna. Bata bem.
Leve para a geladeira por 45 minutos (ou até que esteja firme), coloque num saco de confeiteiro e recheie as casquinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário