Após inauguração da conexão direta Pavuna-Botafogo e da Estação General Osório, Metrô funciona com intervalos maiores
Fernanda Baldioti e Ana Cláudia Costa
RIO - No dia seguinte às inaugurações da conexão direta Pavuna-Botafogo e da Estação General Osório, em Ipanema , as duas linhas do metrô operam com atrasos de até 12 minutos. No início da manhã, no trecho entre Tijuca e Ipanema, o espaço entre os trens chegou a 15 minutos. Segundo a assessoria de imprensa da concessionária Metrô Rio, há um número menor de composições em circulação, o que causa o atraso. Além disso, há diversas estações superlotadas. No início da manhã, a entrada de passageiros a algumas plataformas chegou a ser limitada.
Você está enfrentando problemas com o metrô? Mande seu relato, sua foto ou vídeo para a genteA conexão direta Pavuna-Botafogo, inaugurada nesta segunda-feira com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda não está funcionando plenamente. Conforme previsto, até 8h, a Linha 2 circulou somente até a Glória, o que deixou a estação com excesso de passageiros. Quem quisesse seguir para outras estações da Zona Sul, como Flamengo, Largo do Machado e Botafogo, precisou pegar uma nova composição.
O gráfico José Heleno de Moraes, de 47 anos, que utiliza o metrô há mais de dez anos, disse que nunca fez uma viagem tão ruim quanto na manhã desta terça-feira. Ele levou duas horas entre Nilópolis e o Largo do Machado, trajeto que geralmente percorre em 40 minutos. Para ele, a baldeação na Glória só transferiu o problema:
- A viagem foi horrível. Eles botaram um trem para ir da Pavuna a Botafogo. Chegou na Glória, tivemos que fazer baldeação. Era melhor ter deixado a transferência no Estácio mesmo. Eles só deslocaram o problema. Ficou pior porque no Estácio as pessoas já estavam acostumadas e a estação tem mais infraestrutura. Por causa do tumulto que se formou, vi pessoas passando mal, idosos perdidos e esmagados. Além de tudo isso, ainda vou chegar muito atrasado ao trabalho.
" Era melhor ter deixado a transferência no Estácio mesmo. Eles só deslocaram o problema "
A plataforma da Estação da Pavuna também ficou completamente lotada, e a entrada dos passageiros foi limitada pelos seguranças da Metrô Rio. Após a partida dos trens, os seguranças liberavam novamente a entrada. Segundo um passageiro, o excesso de pessoas foi tão grande que quem entrava no trem não conseguia sair e quem queria sair ficava impedido. O administrador de empresas Ângelo Mascia, de 45 anos, aguardou por uma hora na Estação Engenho da Rainha para pegar uma composição até a Carioca. Como não conseguiu, ele pegou um trem no sentido inverso e foi até a Pavuna para conseguir embarcar em direção ao Centro:
- Cheguei às 6h30m no Engenho da Rainha. Quando deu 7h30m, eu não tinha conseguido entrar. Não aguentei e peguei o metrô indo para a Pavuna. Lá, as pessoas pediam pelo amor de Deus para entrar no metrô para não perder o trabalho. A cena foi terrível: pessoas desmaiando, brigando. Todo mundo querendo entrar, todo mundo estressado. E os funcionários não davam informações. Todos estavam perdidos. Cheguei a Pavuna às 8h, e só consegui entrar no trabalho às 8h50m - reclamou ele.
Segundo a assessoria de imprensa do Metrô, os atrasos foram provocados pela retenção de trens no centro de manutenção. O problema, no entanto, não foi um imprevisto: segundo o diretor de operações da concessionária, César Cano, a retenção de carros foi proposital.
- Foi primeiro dia de operações. Nós tivemos algumas dificuldades porque todos os sistemas são novos. É uma operação completamente diferente. Por uma questão de segurança, a gente preferiu fazer um intervalo maior. Pedimos desculpas aos clientes. Sabemos que foi um constrangimento muito grande - afirmou ele, em entrevista à rádio CBN.
" A cena foi terrível: pessoas desmaiando, brigando. Todo mundo querendo entrar, todo mundo estressado "
O diretor de operações do Metrô afirmou que foram realizados testes antes da implementação da nova linha, mas ressaltou que a operação com passageiros acaba sendo diferente da operação com trens vazios. Ele afirmou ainda que os próprios condutores do metrô estão sentindo dificuldades de entender as mudanças. De acordo com a assessoria do Metrô, gradativamente mais trens estão entrando em operação.
No meio da manhã, o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, foi vaiado na Estação da Glória. Ele estava na plataforma dando uma entrevista quando a população que fazia a baldeação ficou revoltada com os atrasos e com a falta de informações no trajeto Pavuna-Botafogo.
(Veja mais fotos da viagem inaugural) (Entenda melhor as mudanças no metrô)Nesta segunda, no mesmo instante em que Lula e a comitiva viajavam, passageiros enfrentavam mais problema no metrô. Entre 18h25m e 18h50m, as bilheterias das estações de Cantagalo e Uruguaiana foram fechadas. Houve um problema no sistema de fechamento de portas de um trem no Largo do Machado. Segundo a concessionária, as bilheterias foram interditadas para evitar o acúmulo de passageiros nas plataformas. Por causa do problema, os intervalos entre as composições ficaram maiores.
Trinta e nove anos após as primeiras obras do metrô, estação Ipanema é inaugurada
A conexão Pavuna-Botafogo será implantada de forma gradual até fevereiro, quando está prevista a conclusão da estação Cidade Nova, em frente à Prefeitura. Até o dia 22 de fevereiro, os trens da Linha 2 somente vão fazer a ligação direta nos horários de maior movimento: das 17h às 19h nos dias úteis. No horário entre 5h e 8h dos dias úteis, os trens vão circular somente da Pavuna até a Glória. Nos demais horários e nos finais de semana e feriados, ainda haverá a transferência na estação Estácio.
Para que o passageiro não fique perdido com tantas novidades, o metrô vai orientar os usuários por meio de avisos sonoros dentro dos carros, por placas de identificação na frente dos trens, em painéis luminosos na parte superior da porta de cada carro e por 120 televisores de LCD de 42 polegadas que foram instalados de Central a Botafogo, sendo 12 por estação. Além disso, promotores e funcionários da concessionária estarão nas estações para orientar e tirar dúvidas dos clientes, além de distribuir um milhão de folhetos explicativos.
Saiba como não se perder com as novidades no metrôQuem embarcar na Linha 2 nos dias úteis entre 5h e 8h e entre 17h e 19h com destino a uma das estações de Copacabana ou General Osório, em Ipanema, poderá desembarcar em qualquer estação a partir de Central e embarcar no trem seguinte com destino a General Osório. Nestes dias e horários, os passageiros da Linha 2 que precisam chegar às estações da Tijuca (Saens Peña, São Francisco Xavier e Afonso Pena), Estácio ou Praça Onze deverão desembarcar na Central e aguardar na mesma plataforma o trem da Linha 1 no sentido contrário, direção Saens Peña. Os clientes que partem da Linha 1 com destino a estações da Linha 2 poderão desembarcar entre Central e Glória ou em Botafogo, dependendo do horário, para efetuar a troca de trens e seguir viagem.
Será publicado também nesta terça-feira no Diário Oficial a mudança do ponto de partida dos ônibus do Metrô de Superfície para a Gávea e o Barra Expresso, para a Barra da Tijuca. Em vez da estação Siqueira Campos, eles passarão a sair da estação General Osório. De acordo com o Metrô Rio, a viagem Ipanema-Gávea está prevista para funcionar no sábado. Até lá, a integração continua na estação antiga. Já em relação ao Barra Expresso, não há ainda data para a mudança.
As obras para o novo serviço causaram um aumento no intervalo entre os trens, deixando a Linha 2 mais superlotada. No último mês, o serviço oferecido pela concessionária tem apresentado problemas e recebido muitas críticas da população. Na sexta-feira, quem precisava chegar a Copacabana tinha que seguir de ônibus a partir de Botafogo . Dois dias antes, na quarta-feira, um problema no sistema de fechamento de portas do metrô fez o serviço operar com intervalos irregulares. Passageiros chegaram a viajar em vagão aberto e sem luz na composição superlotada que seguia para manutenção.
(Leitora flagra o metrô circulando de portas abertas. Veja)A confusão fez com que o diretor de Relações Institucionais da Metrô Rio, Joubert Flores, admitisse publicamente que o sistema está operando perto do limite . Segundo ele, a frota de 33 trens pode levar pouco mais de 600 mil passageiros por dia. Nos dias úteis, ela vêm operando com uma média de 550 mil usuários, sem qualquer trem reserva.
NOTA: FINAL DE GOVERNO É ASSIM MESMO !
EMPURRAM A TOQUE DE CAIXA TUDO MAL FEITOIGUAL A CARA DELES E... EMBOLSAM UMA GRANA !!!
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