KUMBHA-MELA em HARIDVAR
Purushatraya Swami
Não é somente durante o Kumbha-mela que o banho ritualístico no rio Ganges acontece em Haridvar. Durante todo o ano, milhões de peregrinos vêm a Haridvar para se banhar nesse local_ Hari Ki Pori_ considerado pelos hindus como um lugar sagrado de peregrinação.
Estas cenas foram tomadas na noite anterior ao dia principal do Kumbha-mela.
Outra cena mostrando uma imponente fachada de um acampamento.
No interior desse acampamento da linha de Sankaracharya, acontecia uma palestra para uma grande audiência.
Um swami ancião, patriarca da linha de Sakaracharya, discursa para a platéia atenta.
Bem cedo pela manhã, no dia principal do Kumbha-mela, o povo se concentra nos ghats de banho às margens do rio Ganges.
Também cedo pela manhã, os devotos da ISKCON vieram em Harinama até Hari Ki Pori para o banho no Ganges. O mahanta da ISKCON, Lokanatha Swami, liderava o grupo. O título honorífico de “mahanta” do Kumbha-mela é dado ao líder espiritual de uma sociedade espiritualista reconhecida pela cúpula que organiza esses melas. Lokanatha Maharaj recebeu esse título há uns anos atrás graças ao esforço de alguns devotos influentes nesse meio. A missão de Srila Prabhupada é assim reconhecida no reduto mais ortodoxo e tradicionalista do Hinduísmo. Mais uma vitória e glória para Srila Prabhupada.
Nesse momento tão especial e extático, ninguém liga para a água gelada do sagrado Ganges.
Nesse dia auspicioso, as escadarias do Hari Ki Pori são reservadas aos sadhus, que chegam aos milhares.
Tudo isso acontece numa atmosfera muito pacífica e espiritual, sem nenhuma interferência de mentalidade mundana. Apesar das multidões, tudo flui harmonicamente, numa mesma sintonia. Algo assim é praticamente impossível de acontecer em outras partes do mundo. Apesar de todas as deficiência e problemas sociais e econômicos, essa cultura espiritual milenar é a verdadeira riqueza da Índia. Na verdade, essa é a verdadeira cultura. Temos que reconhecer isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário