SUA CONEXÃO

domingo, 14 de março de 2010

PRESSÃO ARTERIAL COMO CONTROLAR

Controle sua pressão arterial adotando uma alimentação mais saudável.


Confira os produtos aliados no combate a hipertensão.

A hipertensão arterial é definida como um desequilíbrio entre o volume de sangue em circulação e a capacidade dos vasos sanguíneos. A pressão é considerada alta quando, medida várias vezes em ocasiões diferentes em consultório médico, a máxima é igual ou maior que 14 e a mínima maior que 9.

Quando a máxima chega a 14, é sinal de que o coração está fazendo muita força para bombear o sangue para o corpo. Essa dificuldade de circulação causa danos na parede dos vasos, o que facilita o acúmulo de placas de gordura, que podem provocar AVC (acidente vascular cerebral) e infartos. Os rins também sofrem prejuízos, já que ficam sobrecarregados pela força do sangue durante a filtragem.

Os problemas não param por aí, os olhos também são afetados. A hipertensão pode causar danos na retina, levando a problemas de visão. No caso de cirurgias, ainda há graves riscos de sangramentos.

Entre as causas da hipertensão estão os fatores genéticos, idade avançada, má alimentação, obesidade, excesso no consumo de consumo de álcool e falta de exercício físico.

Uma alimentação balanceada rica em fibras, antioxidantes, gorduras insaturadas e com baixo teor de sódio, gorduras trans e saturadas e aditivos químicos, associada à prática de atividades físicas, o combate ao estresse e ao tabagismo, são medidas fundamentais para auxiliar no controle da pressão arterial.

Conheça alguns alimentos que são aliados para o controle da hipertensão arterial:

SUCO DE UVA / VINHO TINTO ORGÂNICO: fonte de polifenóis, flavonoides, quercetina, resveratrol e antocianinas, poderosos antioxidantes, que varrem os radicais livres e relaxam os vasos.

LINHAÇA: rica em ômega 3: tem importante papel na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão.


CÁPSULAS DE ÓLEO DE PEIXE: fonte de ômega 3. Auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão.

CÁPSULAS DE ÓLEO DE ALHO: fonte de aliina e alicina. Aumenta a elasticidade dos vasos, favorecendo a circulação e baixando a pressão.

CEREAIS INTEGRAIS (aveia, farelo de trigo, arroz integral, amaranto): ricos em fibras, auxiliam na redução das taxas de colesterol e da pressão sanguínea.

FEIJÕES, ERVILHA SECA E BANANA PASSA: boas fontes de potássio que ajudam a regular a quantidade de água dentro das células.

QUINUA, SEMENTE DE GERGELIM, AVEIA, SOJA E DERIVADOS: fontes de cálcio. Estudos indicam que o consumo de alimentos fontes de cálcio ajuda a relaxar os vasos auxiliando na redução da pressão arterial.

OLEAGINOSAS (CASTANHA DE CAJU, CASTANHA DO PARÁ, NOZES, AVELÃ, PISTACHE - SEM SAL): fontes de gorduras insaturadas e magnésio, nutrientes que auxiliam no combate à hipertensão.

GÉRMEN DE TRIGO / ÓLEO DE GÉRMEN DE TRIGO: fonte de vitamina E que possui efeito anticoagulante, melhorando a circulação sangüínea.

LECITINA DE SOJA: previne danos nas artérias.


SAL LIGHT: reduzido em sódio, diminui a retenção de líquidos que causaria a pressão alta.

CHOCOLATE AMARGO (70% de cacau): fonte de polifenóis que auxiliam na proteção da saúde do coração.

Texto: Bruna Murta - Nutricionista da rede Mundo Verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário