SUA CONEXÃO

sábado, 20 de março de 2010

LIXO NA BAIA DE GUANABARA ! VERGONHA MESMO

Um mar de lixo na Baía de Guanabara.  Foto: Wania Corredo / Agência O Globo

Passeei num catamarã da empresa Barcas S.A., e encontrei uma quantidade de lixo assustadora na Baía de Guanabara, ao longo do caminho entre a estação no Centro de Niterói e o estaleiro em Ponta da Areia. Conversando com funcionários, eu soube que todas as embarcações estão sujeitas aos danos provocados pela sujeira.

Os motores podem chegar a travar por aquecimento, e parar. A solução é jogar a âncora e esperar que funcionários limpem. Só então a viagem continua. Além do atraso, outro problema é a quebra de peças. Apenas na troca por danos com lixo, a empresa gastou em 2009 R$ 130.000. O comandante Vicente Barcale afirma que a sujeira está cada vez maior:

— Toda hora temos que aspirar o lixo, é rotineiro.

Em época de chuva, fica ainda pior: os funcionários contam já ter visto sofás, computadores, troncos de árvores e até corpos.

Prejuízo para todos
Samuel Coelho, moço de convés de 22 anos, concorda comigo: é muito lixo jogado no lugar errado.

— São diversos materiais, do doméstico ao hospitalar, muito descaso. O Rio é cercado de lixo, e a Baía é reflexo — comenta.

Thiago Alvarenga, moço de máquinas de 23 anos, tem a mesma opinião:

— É um problema que prejudica a própria população. Uma bolsa pode parar a embarcação. E essa é a parte que vemos, imagine a que afundou?

No estaleiro na Ponta da Areia, em Niterói, eu conversei com o gerente João Brancoli, que contou que centenas de quilos de lixo são retirados todos os dias:

— É seríssimo. Temos que desviar equipes de outras funções para a limpeza. Isso quando não acontecem casos mais graves, como uma vez em que uma âncora veio amarrada por um cabo que envolveu a hélice.

No estaleiro, os funcionários da Barcas S.A. Foto: Wania  Corredo / Agência O Globo

O povo realmente é PORCO de nascença e isso é uma vergonha para o país chamado BRASIL.


artigo copiado do jornal EXTRA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário