SUA CONEXÃO

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

DICAS DE ANTIVIRUS GRATUITOS PRA VC BAIXAR

Nem sempre navegamos em águas tranquilas na internet. Spams, worms, cavalos de Troia, enfim, são muitos os inimigos que atacam na rede. Para evitar prejuízos no seu computador, é imprescindível um bom antivírus sempre a postos para defender a sua máquina.

Muitos são caros, e os piratas, além de ilegais, costumam deixar o usuário na mão. Mas nem tudo está perdido: é possível encontrar bons produtos sem ter que coçar o bolso. A melhor pedida são os sites que oferecem download gratuitos. Mas é bom ficar esperto porque nem todos são confiáveis.

— O usuário tem que fazer o download dos antivírus em sites indicados pelos fabricantes. Em outras páginas, o arquivo pode ter embutido um código malicioso que causa estragos ao computador — explica o consultor de informática, Paulo Sant’anna.

Outra dica importante é manter o seu fiel companheiro sempre atualizado. Para isso, é preciso fazer algumas configurações.

— Os antivírus têm um mecanismo que torna possível configurá-los de modo que eles fiquem sempre atualizados. Eu recomendo este modo automático — diz Sant’anna.

Confira abaixo quatro opções de antivírus gratuitos:

- Avira: O antivírus indicado deste fabricante é o Avira Antivir Personal 9.0.0.415. O download do software deve ser feito através do site: http://www.free-av.com. Ele é pouco conhecido, mas é uma boa opção. A desvantagem é que consome bastante memória durante a varredura.

- Avast: Deste fabricante, o antivírus indicado é o Avast! Home Edition. O software deve ser baixado no próprio site da empresa, no endereço: http://www.avast.com. Mais conhecido que o Avira, o Avast é garantia de boa proteção ao seu computador. A interface dele é um pouco confusa.

- AVG: O antivírus que indicamos da AVG é o AVG Free Edition 9.0. O internauta deve fazer o download na página do próprio fabricante: http://free.avg.com. Trata-se de um produto já consolidado no mercado. A nova versão trouxe melhorias em relação às edições anteriores.

- Microsoft: A gigante do mercado de tecnologia lançou recentemente o Microsoft Security Essentials. O antivírus gratuito da empresa de Bill Gates deve ser baixado no site http://www.microsoft.com/Security_Essentials/. Por se tratar de um produto novo, ele ainda tem pontos para evoluir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário