SUA CONEXÃO

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Prefeito Ari Valdecir está preso na PF


O prefeito Ari Valdecir Artuzi foi preso hoje de manhã em Dourados, numa nova operação Polícia Federal, desta vez denominada de Uragano. Além do prefeito, foram presos vereadores, entre eles o presidente da Câmara, Sidlei Alves e alguns secretários, como Alziro Moreno e Marcelo Machado Hall, o Marcelão, além de empresários da cidade. Durante a operação Owari, foram presos o vice-prefeito Carlinhos Cantor, também vereadores e secretários.

Em 7 de julho do ano passado as operações Owari (ponto final em japonês) e Brother da Polícia Federal prenderam membros de uma quadrilha acusada de saquear a prefeitura de Dourados com licitações fraudulentas. Todos os envolvidos foram liberados no mesmo dia, exceção aos membros da família Uemura, que ficaram cerca de uma semana no presídio Harry Amorim Costa. Os processos da Owari encontram-se no Tribunal de Justiça, que acolheu a denúncia do Ministério Público Estadual por unanimidade de votos.

Na operação deflagrada hoje, a Uragano (furacão, em italiano) os crimes agora apurados são de fraudes à licitação, corrupção ativa e formação de quadrilha eram "chefiados" pelo prefeito Ari Artuzi (PDT).

A primeira-dama Maria Artuzi foi presa em Brasília, onde participava de evento sobre políticas públicas para a mulher.

As fraudes, segundo a PF, consistem no direcionamento de licitações por meio de corrupção de servidores públicos e agentes políticos. Os acordos fechados com as empresas escolhidas ilicitamente rendiam 10% do valor do contrato.
Os valores arrecadados serviam para o pagamento de diversos vereadores de Dourados, para caixa de campanha e compra de bens pessoais do prefeito.

As investigações começaram em maio deste ano e apontaram a participação de secretários municipais, empreiteiros, prestadores de serviços, vereadores e servidores públicos.

Cerca de 200 policiais federais participaram da operação. Os mandados foram expedidos pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e pela 1ª Vara Criminal de Dourados.

Foram presos oito dos 12 vereadores, de Dourados. Como o presidente da Câmara, Sidlei Alves (DEM), Humberto Teixeira Júnior (PDT), Aurélio Bonatto (PDT), Zezinho da Farmácia (PSDB) e José Carlos Cimatti (PSB).

Ainda foram confirmadas as prisões dos secretários municipais Ignes Boschetti (Finanças), Dirson Sá (Obras), Marcelo Hall (Serviços Urbanos), Alziro Moreno (advogado-geral do município) e Tatiane Moreno (Administração). Também foi preso o servidor responsável pelas licitações.

Texto atualizado às 09h15, com informações de Antonio Coca.
NOTA : Deveriam prender também a pretensa que quer ser presidenta do país ,.

Nenhum comentário:

Postar um comentário