SUA CONEXÃO

sábado, 4 de setembro de 2010

Juiz interventor é empossado em Dourados


Juiz Eduardo Machado Rocha assina posse como interventor em Dourados.
Foto: Cido Costa

Foi em clima de muita emoção que aconteceu na manhã deste sábado a posse do juiz interventor em Dourados, Eduardo Machado Rocha. O plenário da Câmara Municipal de Vereadores ficou lotado por toda a manhã. Muitas pessoas, curiosos, servidores públicos e representantes da sociedade civil organizada assistiram à solenidade de posse do interventor, que assume imediatamente a Prefeitura de Dourados. Desde quarta-feira, o prefeito Ari Artuzi (PDT) está preso acusado de liderar um esquema de fraude em licitações e pagamento de propina. O vice-prefeito Carlinhos Cantor (PR) e o presidente da Câmara, Sidlei Alves (DEM), também estão presos.

A sessão de posse do juiz interventor foi presidida pela vereadora Délia Razuk. Também participaram da cerimônia os vereadores Idenor Machado (suplente que assumiu no lugar de Paulo Henrique Bambu), Dirceu Longhi e Gino Ferreira. Estes dois últimos foram bastante vaiados pelos presentes ao serem chamados para integrar a mesa de autoridades. Apesar de não terem sido presos, os dois foram citados no inquérito e convocados pela Polícia Federal a prestar esclarecimentos sobre o pagamento de propina aos vereadores.

Já o juiz Eduardo Machado Rocha e o delegado Bráulio César Galloni, que conduziu as investigações, foram bastante ovacionados e aplaudidos de pé pelos presentes.

Vários secretários municipais acompanharam a solenidade, que se arrastou por toda a manhã. Um forte esquema de segurança foi montado dentro e fora das dependências da Câmara de Vereadores de Dourados. Na parte externa, a segurança foi feita pela Guarda Municipal.

Em entrevista à Rádio Grande FM, ao repórter Eduardo Palomita, o juiz Eduardo Machado Rocha disse que seu objetivo é normalizar, o mais rápido possível, o andamento da administração municipal. "A Prefeitura está sem comando há dois ou três dias e pretendemos normalizar todos os serviços", adiantou.

Apesar de o prefeito Ari Artuzi ter decretado ponto facultativo na segunda-feira, Eduardo Machado Rocha adiantou que irá convocar uma reunião com todos os servidores que ocupam cargos de chefia, ainda na segunda-feira. Segundo ele, o objetivo é 'tomar pé' da situação e atualizar as informações sobre a administração municipal.

Auditoria

Uma das primeiras medidas já anunciadas pelo juiz interventor é a realização de uma auditoria em todas as secretarias da Prefeitura de Dourados. Segundo ele, o objetivo é fazer uma 'varredura' para detectar outras possíveis fraudes que possam

estar sendo realizadas dentro da administração. "Vamos investigar a saúde e inclusive a educação, porque temos uma informação de que falta professores em sala de aula. O objetivo é adotar

medidas rápidas e urgentes", afirmou.

Segundo ele, a auditoria será realizada pelo Mini

stério Público Estadual, Tribunal de Contas da União e também do Estado.

Sobre o pagamento dos servidores até o quinto dia útil (que vence na quarta-feira, 8 de setembro), o juiz interventor adiantou que o pagamento será feito, com certeza. "Vai ser pago sim porque agora tem dinheiro. As falcatruas que havia antes não existem mais e não vai haver mais desvio de dinheiro público", afirmou. (Colaborou Sidnei Lemos - Bronka)

Juiz Eduardo Machado Rocha faz juramento, após posse na Câmara de Vereadores de Dourados. Foto: Cido Costa

REPORTAGEM ANA PAULA AMARAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário