SUA CONEXÃO

quarta-feira, 24 de junho de 2009

O HOMEM MAIS FELIZ DO PLANETA !

Matthieu Ricard

O HOMEM MAIS FELIZ DO PLANETA

Adaptação de Mônica Martinsyt

Em laboratórios de todo o mundo, o estudo do cérebro entrou numa fase detalhada, que permite chegar a conclusões sobre o grau de FELICIDADE das pessoas. E estes esforços levaram os investigadores da ciência a surpreendentes análises comparativas. Conheça O HOMEM MAIS FELIZ DO MUNDO, segundo um recente experimento científico...

Nós nos acostumamos (fomos condicionados) a crer que a felicidade é uma espécie de competição olímpica onde é vitorioso quem possui mais, domina, comanda e sente através de coisas... O homem mais feliz do planeta hoje, é um indivíduo que vive em uma cela de dois por dois, não é dono nem executivo de nenhuma das compahias da Fortune 500, não vive dependente de celular, nem dirige um BMW, não veste roupa de Armani nem Hugo Boss, desconhece tanto o Prozac como Viagra ou êxtasis, e sequer toma Coca-Cola.

Em suma: O homem mais feliz do planeta é um homem que prescinde de dinheiro, competição profissional, vida sexual, e popularidade. Seu nome é Matthieu Ricard. Francês, ocidental por nascimento, budista por convicção e o único entre centenas de voluntários cujo cérebro não só alcançou a máxima qualificação de felicidade previstas pelos métodos científicos, como superou por completo o “felizômetro”: Os 256 sensores e dezenas de ressonâncias magnéticas aos quais Ricard se submeteu ao longo de vários anos para validar o experimento não mentem: Ali onde os níveis em simples mortais é muito alto, - estresse, medo, frustração - no cérebro de Ricard, estas sensacões limitantes simplesmente não existem. Mas ao contrário, onde a maioria demonstrou baixíssimos níveis - satisfação e plenitude existencial - Ricard superou todos os índices. Isto é, em todas e cada uma das sensações positivas, dando origem ao título do “Homem mais feliz do planeta!"

Os cientistas nunca encontraram ninguém tão “feliz” e afirmam, em medições quantificáveis, que Ricard é mesmo o homem “mais feliz da terra”. O paradoxo do caso não é o fato de ser um homem tão feliz e sim como chegou a sê-lo, despreendendo-se de tudo aquilo em que os ocidentais supõem a raiz da felicidade: dinheiro, posses, consumo, consumo, consumo.... E não é que Ricard seja alheio a tudo disso: Ele fez doutorado em genética molecular e trabalhou ao lado do prêmio Nobel da medicina Francois Jacob. Além de ser filho de Jean François Revel, um famoso filósofo e membro emérito da Academia Francesa. (recém falecido). Mas nada o deslumbrava e não se sentia pleno. Com o mundo do sucesso material à sua frente, e a ponto de converter-se num eminente cientista, um dia, fortemente impressionado com a filosofia oriental, decidiu mudar o rumo da sua vida.

Dedicou-se à meditação, tornou-se discípulo do mestre tibetano Rinpoche, se foi para o Himalaya, adotou o caminho dos monges, e iniciou uma nova vida do zero. Hoje é um dos maiores estudiosos do clássico tibetano, é assessor e braço direito do DALAI LAMA e tem doado milhões de euros - produto da venda de seus livros - a monastérios e obras de caridade. Porém isso não é a CAUSA, senão a CONSEQÜÊNCIA de sua FELICIDADE… A causa para esse resultado devemos buscar em outro lugar, diz o chefe do estudo, Richard J. Davidson, e não é nenhum mistério ou graça divina: “Se chama plasticidade mental. É a capacidade humana de modificar fisicamente o cérebro por meio dos pensamentos que escolhemos ter.

Igual aos músculos do corpo, o cérebro desenvolve e fortalece os neurônios mais utilizados. Mais pensamentos negativos, maior atividade no córtex direito do cérebro e em conseqüência, maior ansiedade, depressão e hostilidade. Em outras palavras: mais infelicidade auto-gerada.” “Por outro lado, quem desenvolve bons pensamentos e uma visão amorosa da vida, exercita o córtex esquerdo, elevando as emoções prazerosas e a felicidade.” Ainda o Dr. Davidson: “O resultado desse estudo pode até mudar por completo a visão que temos do cérebro humano. São enormes as as suas implicações.”

“Entre estados de meditação, as ondas cerebrais permanecem intensas, sugerindo que é possível treinar o cérebro e controlar as emoções, mudando a estrutura da própria mente. A meditação pode mudar as funções cerebrais de forma durável. Tudo indica que o cérebro pode ser treinado na idade adulta e até modificar a sua organização interna, algo que experiências com músicos também já tinham demonstrado.”

Ricard adverte que não se trata de decidir ver a vida cor de rosa de um dia para outro, mas de trabahar sistemáticamente para debilitar os músculos de infelicidade que tanto temos fortalecido acreditando-nos vítimas do passado, dos pais ou do nosso meio. E paralelamente, começar a exercitar os músculos mentais que nos fazem absoluta e diretamente responsáveis por nossa própria felicidade. Admite que seu caminho não é mais que um entre muitos e afirma que ser feliz necessáriamente passa pela mudança de deixarmos de culpar aos outros pela nossa infelicidade e buscarmos a causa em nossa própria mente. “Viver as experiências que a vida nos oferece é obrigatório; sofrer com elas ou desfrutá-las é opcional.”

Biografia, vídeos e artigos:

http://matthieuricard.org/biographiep.html

Poderíamos dizer: “tudo isso é muito inspirador, mas que benefício pode trazer a mim, que tenho uma família, responsabilidades e passo a maior parte do tempo em circunstâncias bem diferentes das de eremitas e sábios?” Em resposta a eles, Ricard Matthieu não perde o pé da praticidade e propõe exercícios e atitudes possíveis de encaixar no cotidiano de seres urbanos e ocupados, sempre explicando cada prática à luz do que a ciência ocidental já sabe e pesquisa sobre o cérebro.

O homem mais feliz do planeta é também um autor “best-seler” com inúmeras publicações, traduções, etc.

Sugestão em português: FELICIDADE - A Prática do Bem-Estar

http://www.literatalivros.com.br/literata/apresenta_sinopse.php?idfilme=1757

Com isso concluímos que a contemplação possibilita também a realização de todas as conquistas materiais almejadas. Mas para desfrutar o externo, é preciso desfrutar o interno... “Poucos sabem que o reino de Deus inclui o reino das satisfações mundanas. O reino divino estende-se ao terrestre, mas este, ilusório por natureza, não contém a essência da Realidade.” Mahavatar Bábaji O homem mais feliz do mundo não tem riqueza pessoal, vive num mosteiro nos Himalaias e seu sucesso é “apenas” SER FELIZ.

Você tem o poder de se ferir ou de se beneficiar. Se você não decide ser feliz, ninguém poderá fazê-lo feliz. Não culpe Deus por isto! E se decide ser feliz, ninguém poderá fazê-lo infeliz... Somos nós que fazemos da vida o que ela é. Uma forte determinação de ser feliz o ajudará. Não espere que as circunstâncias mudem, pensando falsamente que nelas reside o problema. Ser feliz é estar em sintonia com Deus.Esse poder de ser feliz vem através da meditação.

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário