SUA CONEXÃO

terça-feira, 30 de março de 2010

APRENDA A ACABAR COM OS PULGÕES E FAZER ADUBO ORGÂNICO E UTILIZAR HUMUS DE MINHOCA.


Lila de Oliveira

Como faço para produzir adubo orgânico em casa?

Foto: Getty Images

O húmus de minhoca é o adubo mais facilmente assimilável pela planta

Você pode utilizar restos de legumes, verduras ou mesmo de lápis apontado. Outras opções são serragem, papel picado e esterco de animais, exceto os domésticos, pois eles podem ter adquirido zoonoses. É importante que, no caso de alimentos, eles não tenham sido cozidos, já que pode haver restos de sal ou gordura.

Em um balde de plástico com perfurações laterais, protegido da chuva e do sol, posicione camadas das matérias orgânicas citadas. Irrigue com cuidado para a água não vazar. Uma proporção aproximada de duas partes de material seco para uma de material úmido garante que não se sinta um odor desagradável. A cada 20 dias, misture o material e utilize-o para plantar entre o 60º e o 90º dia.

O que devo fazer para acabar com pulgões e cochonilhas?

Pulgões e cochonilhas são pragas que têm o poder de destruir os vegetais. Eles se instalam em plantas que já apresentam problemas de nutrição e metabolismo, pois se apropriam de substâncias incompletas. A solução é ter plantas sempre bem adubadas e irrigadas. O uso de venenos não resolve o problema, é apenas paliativo.

Quais as vantagens de utilizar o húmus de minhoca?

O húmus de minhoca é o adubo mais facilmente assimilável pela planta. Isso porque ele é o excremento da minhoca que se alimentou da matéria orgânica decomposta. Como se trata da fase final da compostagem, os minerais já estão disponíveis para serem absorvidos pela planta.

Consultoria:

Adalberto de Souza Júnior, engenheiro agrônomo e paisagista da Faculdade Cantareira
Rua Marcos Arruda, 729, Belém – São Paulo (SP)
Tel: (11) 2790-5900

Nenhum comentário:

Postar um comentário