SUA CONEXÃO

domingo, 6 de dezembro de 2009

HEXA CAMPEÃO ! É PRECISO DIZER MAIS ALGUMA COISA ?


Flamengo vence o Grêmio e é hexacampeão brasileiro


Ronaldo Angelim comemora o gol do título do Flamengo - Foto: Guilherme Pinto/Extra

RIO - Foi suado, no sufoco, com jeito de decisão. Mas depois de ver o sonho do título quase escapar, os 84 mil torcedores que lotaram o Maracanã neste domingo puderam soltar o grito esperado por 17 anos: Flamengo hexacampeão brasileiro. Com um gol do zagueiro Ronaldo Angelim, o time da Gávea venceu o Grêmio por 2 a 1 e conquistou pela primeira vez o título nacional na era dos pontos corridos ( confira como foi o jogo, lance a lance ).

O Grêmio abriu o placar, e David empatou ainda no primeiro tempo. Mas durante uma hora e dez minutos a taça esteve nas mãos do Internacional, que goleou o Santo André por 4 a 1 no Beira-Rio e terminou com o vice-campeonato, com 65 pontos, dois a menos que o Flamengo. A angústia da torcida rubro-negra só terminou com o gol de Angelim, aos 24 minutos do segundo tempo. O São Paulo, que goleou o Sport (4 a 0) foi o terceiro colocado, com os mesmos 65 pontos do Inter, mas uma vitória a menos.

Além do título, o Flamengo também tem o artilheiro da competição, o que não acontecia desde 1982, quando Zico foi o goleador na campanha do bicampeonato rubro-negro, com 20 gols. Dessa vez, a honra coube a Adriano, que não teve boa atuação no jogo decisivo, mas terminou como goleador ao lado de Diego Tardelli, do Atlético-MG, ambos com 19 gols.

Grêmio desfaz dúvida sobre entrega e quase estraga festa do Fla

Apesar de toda a polêmica durante a semana, de que poderia fazer corpo mole para evitar um eventual título do rival Inter, e mesmo com apenas três titulares em campo, o Grêmio começou melhor a partida e dominou os primeiros dez minutos. O Flamengo, parecendo ansioso, errava muitos passes, e aos poucos a empologação da torcida foi diminuindo. A primeira chance real saiu aos 12, em ótimo lançamento de Aírton que Adriano, no mano a mano com a marcação, não soube aproveitar.

O que era apreensão virou susto aos 21 minutos: após escanteio da direita, Róberson aproveitou desatenção da defesa e, da pequena área, tocou no canto direito de Bruno. Quase ao mesmo tempo, no Beira-Rio, Alecsandro abriu o placar para o Inter contra o Santo André, deixando o Colorado na liderança.

A torcida rubro-negra teve de esperar até os 29 minutos para enfim comemorar: Petkovic cobrou escanteio da direita, Aírton tocou de cabeça e Adriano escorou para David chutar no canto direito de Marcelo Grohe, empatando o jogo. Mas ainda faltava virar a partida para conquistar o título. Mesmo com o gol, o Flamengo não acordou em campo, e continuava errando muitos passes até o fim do primeiro tempo. O único chute a gol foi de Adriano, cobrando falta à direita da área para boa defesa de Marcelo Grohe.

Pet sai aplaudido pela torcida no segundo tempo

Foto: Alexandre Cassiano

O segundo tempo começou com o Flamengo um pouco mais animado. Aos três minutos, Adriano cabeceou rente à trave direita do Grêmio. Três minutos depois, Marcelo Grohe fez grande defesa em cabeçada de Aírton, no canto direito. O goleiro voltou a trabalhar aos dez, em chute de longe de Willians.

O tempo passava e os jogadores do Flamengo já demonstravam impaciência em campo. Até que saiu o gol do título - e do alívio. Aos 24 minutos, Petkovic cobrou escanteio da esquerda na pequena área, e Ronaldo Angelim se antecipou a Marcelo Grohe para marcar de cabeça. Autor do cruzamento dos dois gols, Pet deixou o campo aplaudido pela torcida minutos depois, substituído por Fierro.

O final do jogo foi emocionante. Recuado, o Flamengo passou a levar sufoco do Grêmio, que quase empatou aos 31 minutos: Bruno rebateu para a pequena área um cruzamento de Lúcio mas Maílson, com pouco ângulo, chutou para fora. Mas aos poucos o time carioca se tranquilizou em campo e conduziu o jogo até o apito final.



Nenhum comentário:

Postar um comentário