SUA CONEXÃO

terça-feira, 29 de setembro de 2009

TERREMOTO E TSUNAMI

Tsunami atinge ilhas do sul do Pacífico e destrói vilarejo

SYDNEY - Um forte terremoto de 8 graus na escala Richter que atingiu as ilhas Smoa Ocidental e Samoa Americana, no Oceano Pacífico, provocou um tsunami com ondas de até 3 metros, informaram agências do governo norte-americano nesta terça-feira. Segundo a BBC, pelo menos um vilarejo teria sido destruído pelas ondas e há relatos de mortes.


Autoridades de Samoa Ocidental disseram que ainda não é possível determinar quantas pessoas morreram ou ficaram feridas no tsunami, pois as informações ainda estão sendo checadas.

"Posso confirmar que há danos, posso confirmar que há mortos e posso confirmar que há vítimas", disse uma porta-voz da polícia. "Não posso dizer nada mais no momento." Mase Akapo, do Serviço Nacional de Meterologia da vizinha Samoa Americana, disse que ao menos 14 pessoas morreram.

O epicentro do terremoto foi localizado 190 km a sudoeste da remota ilha do Pacífico. Cerca de trinta minutos após o primeiro terremoto, um segundo tremor de 5,6 graus na escala Richter foi registrado.

Alertas de tsunami foram emitidos para Nova Zelândia, Samoa Americana, Havaí, Papua Nova Guiné e outras pequenas ilhas do Pacífico, de acordo com o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, uma filial da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica. Horas depois, os alertas foram cancelados.

Região do terremoto

Fonte: USGS / Google Maps

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico (PTWC, na sigla em inglês) informou que ondas de 1,57 metros foram registradas em Pago Pago, capital da Samoa Americana (território dos Estados Unidos no Pacífico) e de 0,70 metro em Ápia, capital de Samoa (um país independente).

Na ilha de Samoa Ocidental, alguns residentes disseram à rádio New Zealand terem sentido um forte tremor e foram recomendados pelas autoridades a procurar locais mais altos.

Outros terremotos

Em 2004, um terremoto de magnitude semelhante no Oceano Índico gerou um tsunami que matou dezenas de milhares de pessoas na Ásia.

Em julho de 1998, um terremoto de 7 graus na escala Richter causou um tsunami que matou até 2 mil pessoas em Papua Nova Guiné, na mesma região do Pacífico.

Leia mais sobre terremoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário