SUA CONEXÃO

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

DOIS TERREMOTOS ATINGEM VANUATU NO PACÍFICO !



Dois terremotos atingem Vanuatu; alerta de tsunami é emitido...


PORT VILA - Dois fortes terremotos atingiram nesta quarta-feira a região de Vanuatu, no oceano Pacífico, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O primeiro tremor, com magnitude de 7,8 graus na escala Ritcher, foi seguido por outro, de 7,3 graus. Um alerta de tsunami foi emitido para as ilhas do Sudoeste Pacífico e Papua Nova Guiné, e cancelado horas depois.


O epicentro do primeiro tremor foi a 373 quilômetros norte-noroeste de Santo, em Vanuatu, e a 33 quilômetros de profundidade, afirmou a agência americana. O segundo abalo, que ocorreu 15 minutos, teve seu epicentro situado a 330 Km de Luganville, na ilha de Espírito Santo.

Vanuatu é um arquipélago de 82 ilhas, situadas a Leste da Austrália. Não há informações sobre vítimas e danos. A polícia da capital de Vanuatu, Port Vila, disse não ter sentido o tremor.

Todo o oeste do Pacífico, incluindo Austrália, Nova Zelândia, Indonésia e as nações de Samoa Americana e Samoa (atingidas na semana passada por um tsunami que matou mais de 170 pessoas) também foram colocadas em alerta para tsunamis. O Havaí ficou em "estado de atenção".

Desastres

Além do terremoto em Vanuatu, nesta quarta-feira um tremor de 6,7 graus na escala Richter atingiu as Filipinas, mas não gerou alertas de tsunami. Ao mesmo tempo, a passagem do tufão Melor no Japão destruiu casas, danificou o sistema de transporte e deixou 18 feridos.

O tufão atingiu a ilha de Honshu com ventos de aproximadamente 150 km/hora e provocou tempestades e enchentes. Centenas de escolas estão fechadas por medida de precaução e diversos voos e serviços ferroviários foram cancelados ou suspensos.
Leia mais sobre terremoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário