SUA CONEXÃO

domingo, 4 de outubro de 2009

MAIS UMA VIOLÊNCIA NO RIO DE JANEIRO - A OLIMPÍADA ESTÁ CHEGANDO

violência

Ônibus mudam itinerário após saques na Linha Amarela

Alunos da UFRJ entram no 485 na Ilha do Fundão. Foto: Pablo Jacob / Extra

Os seguidos ataques a ônibus na Linha Amarela, na altura do Complexo da Maré, levaram as empresas Breda e Auto Diesel a alterar o trajeto das linhas 485 (Penha-General Osório) e 945 (Penha-Pavuna). Agora, a 485, por exemplo, seguirá direto pela Avenida Brasil, forçando os moradores da Maré que usam o ônibus a andar cerca de um quilômetro. Na última terça-feira, um veículo que fazia o itinerário foi sequestrado por traficantes e levado para dentro da Vila do João. Os 35 passageiros foram saqueados e o motorista, ameaçado com uma arma na cabeça.

E não só as empresas de ônibus decidiram evitar fugir da Linha Amarela: estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão, alteraram sua rotina em função dos assaltos. Muitos estão procurando alternativas para não pegar as linhas que trafegam pela via expressa. Para quem não tem opção, a ideia é deixar em casa os objetos de valor. Dinheiro, só o necessário para a passagem e um lanche.

— Muitos não têm essa opção. Eu, por exemplo, já havia alterado minha rotina. Passei a pegar um ônibus para o Centro e o metrô até a Tijuca. Agora, com esses assaltos, é que não passo mesmo por lá — disse a estudante de Nutrição Juliana Gualter.

Ingrid Pinheiro. Foto: Pablo Jacob / Extra

A estudante de microbiologia Ingrid Pinheiro, de 21 anos, pega todos os dias a linha 634 (Del Castilho-Fundão), a mesma que teve um ônibus sequestrado e incendiado há duas semanas no mesmo local do ataque de anteontem.

— Por pouco, não estava dentro dele — disse.

Em comunidades do site de relacionamentos Orkut, os estudantes também estão demonstrando o descontentamento com a frequência dos assaltos. Muitos admitiram que não passam mais pela Linha Amarela.

Gerente operacional da Breda, Onofre Junior afirmou que, por enquanto, a linha 485 vai evitar a Linha Amarela. A ideia da direção da empresa é alertar a Polícia Militar sobre a necessidade de se aumentar a segurança no local.

Reforço de policiamento na Linha Amarela. Foto: Pablo Jacob / Extra



O relações-públicas da PM, major Oderlei Santos, disse que o reforço já está sendo feito naquele trecho da Linha Amarela. Segundo ele, pessoas suspeitas estão sendo revistadas nos pontos de ônibus. A concessionária Lamsa afirmou em nota que “colabora com a doação de viaturas e cabines à Polícia Militar para auxiliar no patrulhamento da Linha Amarela”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário