SUA CONEXÃO

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

BONECA LACTENTE CHEGARÁ NO BRASIL ANTES DO NATAL

Boneca lactente chega às lojas com polêmica na Espanha

Boneca lactente chega às lojas com polêmica na Espanha

"Criança com a boneca "

Bebê Glotón (Bebê Comilão), a nova boneca lactente espanhola que permite à criança imitar os gestos da mãe amamentando o filho, chegou às lojas da Espanha nesta semana com uma grande polêmica internacional.

O brinquedo de 50 centímetros inclui uma espécie de miniblusa que deve ser vestida pelas crianças para simular os seios e permitir o encaixe da boca do boneco, que repete os movimentos e ruídos da sucção.

As instruções seguem o exemplo real da amamentação: colocar o bebê para arrotar depois de mamar (o boneco também emite o barulho), trocar de seio se ele chorar, indicando que continua com fome, e acariciar a barriga para aliviar problemas de indigestão.

A ideia da companhia espanhola Berjuan, fabricante da boneca, foi apoiada pela Fedalma (Federação Espanhola de Associações Pró-Lactância Materna) que considera o brinquedo "uma forma de educar as meninas sobre a importância da amamentação", disse à BBC Brasil a secretária-geral da Fedalma, Eulália Torres.

"Quem sabe isso não ajuda a mudar mentalidades? Talvez os problemas diminuam cada vez que uma mulher abra um sutiã para dar o peito a seu bebê num espaço público se o ato for cada vez mais natural", disse Torres, ressaltando que 30 instituições dão aval ao projeto.

Críticas

Mas, para outras associações o boneco promove a sexualidade precoce e pode incitar o aumento dos índices de gravidez infanto-juvenil.

"Amamentar é um ato maravilhoso e sempre é preciso ampliar este conceito, mas nos parece completamente desnecessário e inapropriado permitir que uma criança imite este gesto porque pode ter conotações sexuais equivocadas", disse à BBC Brasil o presidente da Fundação Lar e Família, instituição conservadora de tradições familiares, Rafael Lozano.

O slogan da polêmica campanha publicitária do Bebê Glotón: "Não deverias esperar ter peitos para poder alimentar o teu bebê", desagradou instituições além das fronteiras espanholas.

Como o brinquedo também será vendido na Inglaterra, a polêmica chegou também na Associação Real de Parteiras do Reino Unido (Royal College of Midwives), que questionou a necessidade de oferecer um brinquedo que ensine a amamentar.

Em declaração à imprensa inglesa, a porta-voz da associação, Janet Fyle, disse que "deve haver outras maneiras alternativas de educar as nossas filhas para que vejam como normal o ato de amamentar um bebê".

A boneca

"A boneca "

Naturalidade

A empresa responsável pelo brinquedo já esperava a polêmica e chegou a modificar o desenho original depois das primeiras críticas recebidas, quando o projeto foi citado pelos jornais espanhóis no último mês de junho.

Na espécie de blusinha que a criança deve usar para brincar com o boneco foram colocadas flores onde antes havia reproduções de seios.

"O que queremos é que o ato de amamentar seja visto com mais naturalidade, sem escandalizar ninguém. Se as crianças copiam os hábitos dos adultos, porque não copiar um que é saudável e natural? É um brinquedo e nos parece divertido e educativo," disse à BBC Brasil o diretor de vendas da Berjuan, Cesar Bernabeu.

Segundo as previsões da companhia espanhola, que ainda está em negociações com distribuidores, o boneco poderá chegar ao mercado brasileiro até o Natal.

Na Espanha, o Bebê Glotón está sendo vendido por 39 euros (cerca de R$ 120), em versões de roupas cor-de-rosa e azul.

Os quatro primeiros exemplares já têm donas. Eles foram enviados ao Palácio Real como presentes para as netas do Rei Juan Carlos.

A Casa Real Espanhola não comentou a notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário