SUA CONEXÃO

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Bandidos reagem à ocupação de favela e incendeiam ônibus em Copacabana

RIO DE JANEIRO – Um ônibus foi incendiado no final da tarde desta terça-feira em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. De acordo com a Polícia Militar, bandidos atearam fogo no veículo na avenida Nossa Senhora de Copacabana, na altura da rua Joaquim Nabuco. Segundo a corporação, o crime é uma reação à ocupação dos morros do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, iniciada ontem para a instalação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).

Bombeiros do quartel de Copacabana foram ao local do incêndio e controlaram as chamas. Ninguém ficou ferido no ocorrido, já que o ônibus da linha 127 (Copacabana-Rodoviária) estava parado e vazio.

Segundo a Guarda Municipal, o trecho da avenida Nossa Senhora de Copacabana entre as ruas Joaquim Nabuco e Rainha Elizabeth está interditado ao tráfego. Cerca de 13 agentes estão na região orientando os motoristas. O ônibus incendiado já foi retirado e funcionários da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) limpam o local.

Mais cedo, também em Copacabana, um grupo de criminosos assaltou uma lanchonete na rua Djalma Ulrich. Policiais estavam no local e iniciaram uma perseguição aos assaltantes. Na altura do Posto 2, houve troca de tiros e os criminosos jogaram uma artefato explosivos contra os PMs.

Ninguém ficou ferido na explosão, mas um assaltante acabou baleado. Ele foi encaminhado para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, zona sul. Outro assaltante acabou preso e foi levado para a 13ª DP (Ipanema), que registrou a ocorrência.

Unidade de Polícia Pacificadora

A ocupação dos morros do Cantagalo, em Copacabana, e Pavão-Pavãozinho, em Ipanema, marcou o início da instalação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) nas comunidades.

Durante a ação, dois supostos traficantes foram presos e uma pistola e duas granadas foram apreendidas. Um filhote de jacaré foi encontrado por soldados do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) no alto do morro Pavão-Pavãozinho e levado para o jardim zoológico.

Nesta terça-feira, em entrevista a rádio CBN, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, anunciou que mais duas UPP´s serão instaladas na zona sul da capital fluminense. As novas unidades ficarão na Ladeira dos Tabajaras e no Morro dos Cabritos, em Copacabana.

“Vamos chegar a mais de 130 mil pessoas livres no seu cotidiano da presença do poder paralelo seja a milícia, no caso do Batan, seja o tráfico, no caso da Babilônia, do Chapéu-Mangueira, do Dona Marta, Pavão-Pavãozinho e dessas duas comunidades”, disse Cabral.

De acordo com o governador, o modelo das UPP´s também está previsto para chegar às comunidades da Tijuca e de outros bairros da zona norte do Rio. “É um novo modelo. Um modelo que veio para ficar. Nós vamos chegar nas grandes comunidades, comunidades com mais de 50 mil habitantes, onde são várias favelas”, garantiu.

Assista ao vídeo sobre a operação no Rio:

Leia mais sobre: violência


Contador de notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário