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quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Google permite que sites de notícias limitem acesso a conteúdo gratuito


RIO - O Google permitirá que empresas jornalísticas que trabalham com conteúdo pago limitem o número de artigos gratuitos que poderão ser acessados por internautas utilizando sua ferramenta de busca. A concessão segue diversas críticas de empresas de mídia em relação às práticas do Google - principalmente a News Corp, de Rupert Murdoch - que argumentam que o gigante da internet lucra dando acesso a sites de notícias. (Leia também: Microsoft e News Corp negociam aliança contra o Google )

Em um post publicado no blog oficial do Google no fim da noite de terça-feira, o diretor de produtos Josh Cohen disse que a companhia atualizou seu programa "Primeiro Clique Grátis" (First Click Free) para que editores possam limitar o acesso a seus artigos a não mais de cinco por dia. Após esse número, o usuário precisaria se registrar ou pagar uma assinatura pelo produto.

"Se você é um usuário do Google, pode ser que comece a ver páginas de registro quando clicar mais de cinco vezes nos artigos de um mesmo site de notícias que usa o "Primeiro Clique Grátis", disse Cohen no post.

O Google tem um serviço chamado " Google News" que agrega notícias da maioria dos sites jornalísticos do mundo, permitindo uma busca mais focada. O site fornece títulos e resumos das notícias, com links para o conteúdo original. O internauta pode também definir quais os seus temas preferidos (como tecnologia, esporte ou cultura) eles aparecerão com maior destaque na página.

" O bom jornalismo é uma commodity cara "

Murdoch disse na terça-feira, durante uma conferência em Washington D.C., que as empresas deveriam cobrar por conteúdo e proibir agregadores de notícias como o Google de "se alimentar dos duros esforços e investimentos alheios". A declaração foi dada durante um workshop de dois dias promovido pela Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, em Washington, para avaliar os desafios que as empresas de mídia estão enfrentando e identificar como o governo pode ajudar o setor. (Leia também: Rupert Murdoch quer retirar notícias de seus jornais da busca do Google )

- O bom jornalismo é uma commodity cara - disse ele, que participa de um workshop promovido pela Comissão Federal de Comércio dos EUA. - Os críticos dizem que as pessoas não pagarão (pelo acesso ao conteúdo on-line), eu acredito que vão.

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