SUA CONEXÃO

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Policiais procuram armas e esconderijos de traficantes no Cantagalo e no Pavão-Pavãozinho, na Zona Sul do Rio

Taís Mendes - O Globo e arquivo

Um policial faz a segurança durante a ocupação dos morros Cantagalo e Pavão-Pavãozinho: serão seis UPPs até o fim do ano / Foto: Márcia Foletto - O Globo

RIO - O governador Sérgio Cabral confirmou, em entrevista à rádio CBN, na manhã desta terça-feira, que mais duas comunidades de Copacabana, na Zona Sul do Rio, terão Unidades de Polícia Pacificadora: o Morro dos Cabritos e a Ladeira dos Tabajaras. O jornal O GLOBO antecipara a informação nesta terça-feira, baseado em fontes do governo.

- Ainda teremos mais duas comunidades em Copacabana, e, com isso, vamos chegar a mais de 130 mil pessoas livres no seu cotidiano da presença do poder paralelo seja a milícia, no caso do Batam, seja o tráfico, no caso da Babilônia, do Chapéu-Mangueira, do Dona Marta, Pavão-Pavãozinho e dessas duas comunidades que já estão apontadas hoje que também já estamos com operações.

Segundo Cabral, a equipe de segurança optou por iniciar pelas comunidades mais difíceis, que seriam Pavão-Pavãozinho e Cantagalo.

- Nós sabíamos que enfrentaríamos problemas porque se trata de uma área muito rentável para o tráfico. Há quem diga em R$ 200 mil a R$ 300 mil por semana. Evidentemente, saberíamos que haveria resistência.

O governador garantiu ainda que comunidades da Zona Norte também receberão UPPs.

- Eu posso garantir que nós temos uma estratégia, você não pode também abandonar o asfalto. Quando há a pacificação nas comunidades há uma repercussão direta para o morador da favela, mas também uma repercussão direta no entorno. Vai chegar à Tijuca, posso garantir que vai chegar. Vai chegar à Zona Norte de uma maneira geral: na região da Leopoldina. Você tinha um gargalo de entrada de recrutamento na PM. Resolvemos esse gargalo, e vamos aumentar o número de salas de aula, que é o maior gargalo: área de tiros, área de enfrentamento, área de treinamento de enfrentamento, área de treinamento físico. Onde há problemas é na área físicas de sala de aula. Nós conseguimos dar uma solução à la UPAs 24 horas e CVTs, que é um conceito americano de pré-fabricado. Nós vamos ter 1.500 homens prontos a partir de abril. Começamos em janeiro com 2.000 homens. Esses também prioritariamente vão para UPPs.

Ainda na entrevista à CBN, Cabral disse que o modelo das UPPS veio para ficar:

- Estão todos entendendo o que significa isso (as UPPs). É um novo modelo. Um modelo que veio para ficar. Nós vamos chegar nas grandes comunidades, comunidades com mais de 50 mil habitantes, onde são várias favelas. O fato de você já ter mais de 110 mil pessoas livres é uma conquista extraordinária. Eu acho que nós podemos chegar no mínimo ao dobro de habitantes livres do poder paralelo no ano que vem.

Agentes procuram armas e esconderijos

Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do 19º BPM (Copacabana) e da Companhia de Cães mantêm a ocupação dos morros Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, na Zona Sul do Rio, as comunidades, enquanto agentes do Batalhão de Choque patrulham o entorno. O Bope e a Cia de Cães vasculham a mata a procura de armas, já que na segunda-feira, durante a ocupação , os policiais perceberam rastros e buracos abertos na vegetação. Esta manhã, agentes apreenderam numa casa uma pequena quantidade de DVDs e CDs piratas, além de material de gravação. A ocupação é por tempo indeterminado e vai garantir a instalação de uma UPP.

A madrugada foi tranquila nas duas favelas. Os serviços nas comunidades, como coleta de lixo, moto-táxi e obras do PAC funcionam normalmente nesta terça. Os moradores estão saindo para trabalhar normalmente.

As escolas e os serviços públicos, como coleta de lixo, funcionam normalmente. Durante a madrugada, não houve tiroteio.

Que comunidades devem ser as próximas a receber a Polícia Pacificadora?

Veja mais imagens da operação no Cantagalo e Pavão-Pavãozinho

Dois suspeitos foram presos. Um era menor e foi liberado. O outro é Anderson Araújo de Medeiros, o Nem, que foi condenado por tráfico de drogas, estava em liberdade condicional e não voltou para a prisão. A operação deixou um morto, que estava com uma pistola e duas granadas.

De acordo com o comandante do 19º BPM (Copacabana), tenente-coronel Rogério Seabra, a UPP será inaugurada até o Natal e ocupará a sede do Grupamento de Policiamento de Áreas Especiais (Gepae), no Espaço Criança Esperança, no alto do Cantagalo. A Polícia Militar informou que ficará nas comunidades o tempo necessário para garantir a segurança e instalar a UPP.

Confira ainda:

Mapas mostram onde ficam as favelas ocupadas pela polícia

Conheça as comunidades com UPPs

Nenhum comentário:

Postar um comentário