SUA CONEXÃO

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Maria Clara Serra -
Para fazer do verão um aliado


Solange Gomes corre na areia para manter a boa forma. Foto: Ricardo Leal/Photo Rio News


Faltam 22 dias para a chegada da estação mais esperada do ano. As academias já estão lotadas. Afinal, quem não quer desfilar o corpinho sequinho na praia? Mas para aqueles que não se planejaram, uma boa notícia: o verão pode ser um ótimo aliado para se conquistar a boa forma. Calor, dias bonitos e nenhuma disposição para comidas pesadas, além da energia trazida pelo sol, são os pontos fortes da estação. O EXTRA ouviu nutricionistas e personal trainers e montou um guia com os esportes mais concorridos nas areias, e as comidinhas de praia que vão ajudá-la a ficar de bem com o biquíni.

A nutricionista Sônia Almeida, do Vigilantes do Peso, diz que é preciso selecionar o que se come na praia e sugere trocar salgados, sanduíches com maionese e sorvetes ao leite por frutas:

— O ideal é levar seu próprio lanche para a praia. Frutas são sempre uma boa opção, pois são fontes rápidas de energia. Maçã e banana são mais fáceis de transportar, mas precisam ser consumidas em no máximo duas horas.

Modelo e musa da escola de samba Imperador do Ipiranga, de São Paulo, Solange Gomes aproveita os dias de sol para correr na praia:

— Eu amo correr, e dou mais ênfase no verão, pois quero ficar mais seca. A areia endurece as pernas e o bumbum, mas só dá para correr antes das 9h e no fim de tarde. Com o calor, aumento também meu consumo de água e tomo suco de laranja com mamão pela manhã.

A melhor dica para aproveitar bem o verão é levantar cedo da cama e se exercitar, usando o fim de tarde para atividades agradáveis ao ar livre. Com a mudança de hábitos, não se pode descuidar da alimentação. Só assim, você terá disposição de sobra para curtir cada dia de sol.

A nutricionista Sônia Almeida chama a atenção para a necessidade de se fazer de três a quatro refeições leves por dia, reduzindo o excesso de sal, açúcar e bebidas alcoólicas. Na hora das compras, leve para casa mais frutas, legumes, verduras e cereais integrais, e beba muita água.

Os esportes praticados na praia também são uma boa pedida. Do frescobol ao vôlei, há muitas opções para manter a forma.

DICAS DE VERÃO

- Para aproveitar o sol e perder uns quilinhos, o personal trainer João Lisboa recomenda trocar a cadeira de praia por uma caminhada. Em meia hora, você pode perder 140 calorias.


- Se for comprar o lanche na praia, escolha água de coco em vez de refrigerante. Troque o picolé de chocolate (111 calorias) pelo de fruta light (40 calorias).


- Pratique esportes na areia. Boas opções são o futebol, o vôlei e o futevôlei. Em 30 minutos de prática, você queima em média 250, 120 e 200 calorias, respectivamente.


- Cuidado com os molhos prontos, queijos, frios e frutos secos nas saladas.


- Privilegie as frutas e legumes bem coloridos, que favorecem o bronzeamento e protegem dos raios ultravioletas.

- No fim de tarde, faça um passeio de bicicleta pela orla. Em meia hora, você pode perder até 150 calorias. Para fazer do verão um aliado

Nenhum comentário:

Postar um comentário