SUA CONEXÃO

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Maria Clara Serra -
Dicas de verão


Divulgação

Um dias muito quentes, uma boa opção para as refeições é um refrescante e nutritivo sanduíche. É possível preparar sanduíches leves, práticos e que alimentam sem comprometer o plano de emagrecer ou de se manter magro.

- Os sanduíches podem substituir qualquer refeição do dia satisfatoriamente, desde que você escolha ingredientes nutritivos e varie na escolha dos mesmos. A escolha dos ingredientes é que determina a qualidade da alimentação - ressalta a nutricionista do Vigilantes do Peso, Sônia Almeida.

Veja as dicas do Vigilantes do Peso para montar seu sanduíche:


Pães - São fontes de carboidratos e podem ser mais nutritivos se você selecionar os integrais e enriquecidos com sementes.

Embutidos – São fontes de proteínas. Para que os sanduíches não fiquem calóricos dê preferência aos frios light de aves, presuntos magros, rosbife sem gordura, atum em conserva de água light e o kani kama.

Queijos - São fontes de cálcio e a variedade é grande. Escolha os queijos brancos light, como a ricota, cottage, queijo minas e mussarela light. Se optar por queijos de sabor forte como gorgonzola, a vantagem é que se reduz na quantidade: esfarele e misture com requeijão, que dá um bom sabor.

Folhas e legumes - São fontes de vitaminas e minerais. Use e abuse no sanduíche, pois eles contribuem com sabor e nutrientes, dão volume e ajudam a saciar a fome. Algumas opções: espinafre, alface, brotos, agrião, aipo, cogumelos, milho, picles em conserva de água, pimentão, tomate e cebola.

Frutas – São fontes de vitaminas e minerais, dão sabor e volume aos sanduíches. Use em fatias: maçã, pêra, abacaxi, ameixa a gosto. Dê um toque doce ao sanduíche com frutas secas como a ameixa, damasco, passas picadas e misturadas ao requeijão light.

Temperos - São fontes de minerais e dão sabor aos recheios. Experimente ervas frescas como a salsa, cheiro verde, manjericão e hortelã. Dilua os molhos concentrados e salgados como o shoyo e inglês. Use com moderação a mostarda e catchup.

Manteiga - Substitua a margarina ou a manteiga por ricota, requeijão light ou geleia diet para reduzir a gordura saturada.


Fonte: Vigilantes do Peso: www.vigilantesdopeso.com.br ou 0800 726 6167.

Nenhum comentário:

Postar um comentário