SUA CONEXÃO

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

2 CAÇAS PELO PREÇO DE UM ! E AÍ MR PRESIDENTE DEZENOVE DEDOS !

O Brasil vai poder comprar dois (caças) pelo preço de um', diz ministro sueco

Publicada em 17/09/2009 às 13h35m

Catarina Alencastro

O presidente da Companhia Saab no Brasil, Bengt Jahër, e o secretário de Defesa da Suécia, Hakan Jevrell, participam de entrevista coletiva sobre as negociações com o governo brasileiro para compra de 36 caças de combate - Agência Brasil

BRASÍLIA - O vice-ministro da Defesa da Suécia, Hakan Jevrell, e o representante da Saab Bengt Javer, fabricante de caças naquele país, apresentaram nesta quinta-feira uma proposta de venda de aeronaves ao governo brasileiro. A Suécia aposta no melhor preço, metade do apresentado pelos concorrentes franceses e americanos, e no compartilhamento de tecnologia para que a brasileira Embraer e a Sueca Saab fabriquem o caça Gripen NG também para países da América Latina e no resto do mundo. (Vote: que caça o Brasil vai comprar?)

" O Brasil vai poder comprar dois caças pelo preço de um "

- Acredito que temos um preço forte. O Brasil vai poder comprar dois (caças) pelo preço de um - disse o ministro sueco.

De acordo com o representante da Saab, as duas empresas juntas integrariam sistemas utilizando os melhores equipamentos que existem no mercado, o que daria ao Brasil liberdade de escolha para fabricar a aeronave que melhor atende às suas necessidades.

- O Grippe NG é o único que dará autonomia para a geração de caças. Oferecendo independência em vez de dependência. A Suécia está procurando um parceiro e esse parceiro é o Brasil - disse Jevrell.

A norte-americana Boeing, com o caça F-18 Super Hornet; a sueca Saab, com o Gripen NG; e a francesa Dassault, com o Rafale, são as finalistas do programa F-X2, que selecionará o novo caça da FAB.

Jobim: governo só terá decisão sobre caças após o dia 21

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, reafirmou nesta quinta-feira que só vai ter uma posição sobre as propostas para compra de caças após o dia 21 de setembro, prazo final para que França, Estados Unidos e Suécia apresentem as propostas.

- Só vai saber ( sobre a escolha) depois do dia 21. É preciso verificar se aquilo que foi afirmado pelo presidente Sarkozy ( da França) , de que seria feito um preço competitivo etc. Vai depender do que acontecer depois, até o dia 21. Tem que olhar e aí é problema da Aeronáutica examinar isso. Vamos aguardar. O tempo responderá.

Na semana passada, durante as comemorações do Dia da Independência , Lula divulgou nota conjunta com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, anunciando a abertura de negociações para a compra do Rafale.

O anúncio foi amplamente visto como uma vitória do caça francês na disputa, mas, no dia seguinte, o Ministério da Defesa brasileiro divulgou comunicado garantindo que a concorrência não estava finalizada e que os três finalistas poderão entregar propostas melhoradas até 21 de setembro.

Na quarta-feira, em audiência pública na Comissão de Relações exteriores e Defesa do Senado, Jobim confirmou a preferência do governo brasileiro pelos caças franceses (Rafale) e que só dependia da transferência de tecnologia.

Um pouco mais tarde, o presidente Lula afirmou que a escolha do novo caça) ainda estava indefinida . Ele disse ainda que não há previsão para a decisão final e pediu que seja evitado o "chutômetro" nessa questão

Um dia antes, executivos da Boeing Company afirmaram, em SP, que o Brasil não teria "carta branca" de seu país para, no futuro, conseguir vender caças como os que pretende adquirir para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Detalhes da proposta sueca não estão fechados

A proposta que será entregue a Jobim ainda está sendo detalhada, mas significaria que 40% do trabalho de produção dos caças seria feito no Brasil.

A Suécia também promete instalar um centro, com laboratório, para testar o sistema a ser integrado no Brasil em parceira com a Suécia. Neste centro haveria simuladores e todo o equipamento necessário para integração de armamento, sensores, computadores, software e radares.


NOTA: QUERO VER O QUE O DEZENOVE DEDOS VAI DIZER, OU MELHOR DIRÁ ASSIM:

Ô COMPANHEIRO, EU NÃO SABIA DE NADA ! KKKKKKKKKKKK

Nenhum comentário:

Postar um comentário