SUA CONEXÃO

domingo, 13 de setembro de 2009

A PRIMAVERA CHEGANDO !

A primavera chega aos pratos do Rio

Saiba como usar as flores para incrementar o seu cardápio

Salada tailandesa. Foto: Divulgação/Sérgio Pagano

Uma das maneiras mais charmosas de celebrar a primavera é incluir flores comestíveis na dieta. Elas agradam não só pelo sabor, mas também pela beleza que imprimem aos pratos. Mas, antes de preparar o cardápio, é preciso se informar sobre quais podem ser consumidas e como devem ser preparadas. Segundo a nutricionista do Vigilantes do Peso, Sônia Almeida, floretes de brócolis e couve-flor são boas pedidas. Ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, elas incrementam qualquer cardápio. Usadas em diversas preparações, as florzinhas da cebolinha-verde (nirá), além do endro ou aneto também oferecem benefícios à saúde.

Quanto às flores ornamentais, nem todas são comestíveis, adverte Sônia. Segundo ela, pode-se inovar na cozinha usando as flores de capuchina, abobrinha, abóbora, nastúrcio, rosa, begônia, borago, calêndula, amor-perfeito e violeta — com exceção da africana — que muitas pessoas têm em casa.

— O consumo de flores não atrapalha quem está em processo de emagrecimento, pois cada 100g de pétalas comestíveis têm, em média, 40 calorias — ressalta a nutricionista.

Sônia enfatiza ainda que as pétalas são ricas em vitaminas A e C, e em minerais como ferro, cálcio e potássio, mas alerta:

— Os caules e os pistilos (órgão feminino das flores) devem ser desprezados, pois podem causar alergias.

Algumas culinárias privilegiam as flores em seus pratos, como a cozinha árabe, que utiliza muito a rosa em cremes e mousses. A flor de abobrinha ou da abóbora é usada com recheio de queijo ou empanadas. Já o nastúrcio, o amor-perfeito e o borago são ótimos para colorir as saladas. E violeta, usada também em saladas, aparece em bolos ornamentais.

A nutricionista do Vigilantes do Peso alerta ainda que as flores comestíveis não são as mesmas compradas em floriculturas. Para ser usada na culinária, a flor deve ser cultivada por produtores especializados, sem uso de agrotóxico ou outros tratamentos químicos que possam prejudicar a saúde.

Salada tailandesa
Vigilantes do Peso (Rende 8 porções de 2 pontos cada)


Ingredientes

4 xíc. agrião lavado e escorrido

2 xíc. de cenoura em tiras

2 xíc. de pepino em tiras

2 xíc. de broto de feijão

1 ovo

2 claras de ovo

1/2 c.c. de azeite

2 xíc. de tofu firme em cubos (400g)

1 c.s. de cebolinha picada

Molho

2 c.s. de leite de coco light

2 c.s. de água

1 c.s. de molho de soja

1/2 c.c. de tiras de casca de limão

1 dente de alho amassado

4 c.s. de amendoim torrado

flores comestíveis à gosto


Modo de fazer
1. Arrume as folhas de agrião sobre uma travessa.

2. Numa panela grande, misture a cenoura e o pepino com o broto de feijão. Regue com 2 c.s. de água e
leve ao fogo. Deixe cozinhar por 5 minutos, só para quebrar a consistência de cru. Reserve.

3. Numa tigela, bata ligeiramente o ovo e as claras. Aqueça uma frigideira antiaderente grande, coloque o azeite e despeje o ovo. Cozinhe em fogo baixo até dourar. Vire e deixe dourar. Retire, espere amornar e corte em tiras. Misture com as hortaliças e distribua sobre as folhas. Enfeite com tofu e polvilhe a cebolinha.

4. Prepare o molho. Numa tigela, misture os ingredientes do molho e regue a salada na hora de servir. Enfeite com as flores. Informações nutricionais / porção: 105 calorias, 8g de proteína, 7g de carboidrato, 6g de gordura, 2g de fibras.

Receita publicada no livro “Favoritas”, da Coleção Cozinha Light, do Vigilantes do Peso
(www.vigilantesdopeso.com.br ou 0800 726 6167).

Nenhum comentário:

Postar um comentário