SUA CONEXÃO

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

PARTICIPE PELA LUTA DO ACORDO CLIMÁTICO



Pa
rticipe
tck tck tck é uma campanha criada para todos que querem fazer a diferença e influenciar as decisões dos líderes em relação às alterações climáticas, para que em dezembro de 2009 em Copenhagen se comprometam a tomar ações concretas. O tempo é curto para o planeta, temos que fazer mudanças reais agora, ou as consequências das alterações climáticas vão literalmente lavar muitos de nós. A única regra da campanha tck tck tck é que não existem regras.
O que é a campanha?
O relógio está andando. Em dezembro deste ano, as Nações Unidas se reunirão para decidir sobre a substituição do Protocolo de Kyoto, num acordo que irá determinar o futuro do nosso planeta em relação à crise climática. Hoje as pessoas ao redor do mundo estão morrendo, resultado das alterações climáticas, e sem a nossa ação coletiva, isto irá continuar.
Temos uma oportunidade de parar o relógio.

O que é justiça climática?
Justiça climática é para aqueles que hoje ou amanhã serão vítimas da mudança climática. E isso é para todos. É justiça para as centenas de milhares que morrem todos os anos devido às alterações climáticas, para aqueles cujas comunidades e as economias estão arruinadas pelos ciclones, inundações, secas e plantações devastadas. É justiça para os jovens e as gerações futuras, que enfrentarão maiores catástrofes se algo não for feito hoje. É para todos, porque todos serão afetados, algum dia cada vez mais próximo.
O que vai acontecer?
Desde 1995 muitas conferências sobre o aquecimento global têm acontecido- Kyoto, Bali e Poznan para citar apenas algumas - e tem sido muita conversa e nenhuma ação: as alterações climáticas estão só piorando, mais intensas, mais destrutivas e mais letais. Em dezembro deste ano (7-18 de Dezembro) cerca de 190 estados irão se reunir na capital dinamarquesa para o “2009 United Nations Climate Conference at Copenhagen” (COP15), no qual o próximo grande acordo internacional relacionado às alterações climáticas será decidido, antes do fim do atual Protocolo de Kyoto em 2012.
É hora para o acordo climático
Por mais de cem anos, as pessoas, os governos e as empresas têm emitido gases com efeito estufa na atmosfera, independentemente das consequências. Agora estas consequências estão aparecendo. As alterações climáticas não são mais apenas algo para se preocupar no futuro. É o "aqui e agora" e todos nós estamos pagando um preço elevado: alguns mais do que outros - especialmente os mais carentes, os jovens e aqueles sem voz ao protesto - todos, vítimas inocentes de uma situação cada vez mais alarmantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário