SUA CONEXÃO

sábado, 24 de outubro de 2009

ADMINISTRE UMA FARMACINHA EM CASA

Como administrar uma farmacinha doméstica

Saiba o que é bom ter em casa e como guardar os medicamentos de forma prática e segura

Glycia Emrich


Foto: Getty Images

Local seco e seguro e vistorias periódicas para verificar o que venceu: aprenda a guardar seus remédios

Além dos remédios que você precisa usar diariamente para algum tratamento específico recomendado pelo seu médico, é sempre bom ter em casa alguns coringas na hora de um acidente corriqueiro. Uma dor de cabeça simples, a queimadura na hora de fritar a cebola, o galo na testa, uma azia chata. Para aliviar e não ter que sair de casa às três da manhã em busca de um simples esparadrapo, é bom organizar seu cantinho de primeiros socorros e não sofrer mais com essas pequenas intempéries.

O local ideal
A frase “mantenha em local seguro e seco” já é bem conhecida de quem repara nos produtos que possui em casa. E para os remédios não é diferente. Antes de pensar em que gaveta, caixa ou armário vai colocar, a busca inicial é para um lugar afastado de umidade. Depois, é hora de escolher o mais apropriado para você. E o mais seguro, claro!

“Os remédios podem ser guardados no banheiro, na cozinha, no roupeiro ou no closet. Não existe um lugar fixo. O cuidado a se tomar é saber quem terá acesso a essa farmacinha, para evitar acidentes e intoxicações. Crianças e pessoas com dificuldades mentais ou de memorização podem facilmente se intoxicar com remédios”, explica a home organizer Ingrid Lisboa.

A caixinha salva vidas
Não dá para deixar todos os remédios perdidos no seu armário, misturados com produtos de beleza ou, para quem guarda na cozinha, com utensílios e apetrechos para cozinhar. Aqui a dica é providenciar uma caixinha ideal para os seus medicamentos. “O ideal é providenciar uma caixa com tampa, transparente ou de cor lisa, na qual caibam todos os remédios (caso sejam poucos) ou categorias de remédios, caso a pessoa tenha muitos frascos. Quem tem 20 tipos de xarope, por exemplo, precisa ter uma caixa só pra eles. Já quem tem alguns xaropes, antitérmico, curativo, entre outros poucos itens, precisa de uma caixa só”, explica a home organizer.

Outra forma é separar os remédios que não estão disponíveis em caixinhas de papel, apenas em cartelas, num recipiente menor. E todo o aparato de primeiros socorros, como esparadrapos ou algodão, num lugar separado dos demais medicamentos. “É ruim procurar no meio da caixa aquelas cartelinhas de comprimido para dor de cabeça que ficam soltas. É importante separar um lugar só para esse tipo de remédio, que geralmente não acompanha caixa e nem bula. Materiais para acidentes domésticos, como fita micropore e gaze, podem ser guardados separados. Em caso de acidente, você pode ter o kit à mão, sem ter que perder tempo procurando no meio da bagunça”, conta o farmacêutico Daniel Tremembé.

Separar e verificar o que já tem
Depois de escolher o cômodo da casa e as caixinhas necessárias para armazenar o que você precisa, é hora de verificar o que você já tem disponível em casa e consultar o prazo de validade de todos os medicamentos. É comum guardar por muito tempo um remédio que não tem mais utilidade e esquecer de jogá-lo fora após o vencimento.

“Quem guarda muitos remédios em casa deverá ter um pouco de paciência e executar a tarefa até o fim. Somente assim você se livrará do risco de tomar um remédio vencido numa emergência, como uma febre do filho de madrugada, pois é muito comum as pessoas tomarem primeiro o remédio, depois olharem a embalagem”, garante Ingrid. E não esqueça que a data de validade encontra-se na embalagem externa e, geralmente, indica o mês e o ano. “O remédio vence sempre no último dia do mês indicado” explica o farmacêutico.

E fique atenta para não jogar fora as bulas que acompanham os medicamentos. Parte fundamental de qualquer tratamento, é nela que você encontra todas as informações necessárias sobre a composição, efeitos colaterais e posologia. “Alguns remédios precisam ser guardados na geladeira e até no freezer. A indicação do melhor lugar para armazená-lo sempre estará na bula”, conta Daniel. E caso você ou alguém da sua casa ingira uma dosagem maior que a recomendada, é lá que você buscará informações de como proceder.

Sem bagunça
Se você utiliza um mesmo medicamento diariamente, deixe-o a frente para evitar uma grande bagunça. Seu parceiro ou filho passou mal e você levou a caixa para o quarto? Assim que administrar a medicação, guarde-a novamente no local de origem. “A única forma de não deixar os remédios bagunçados é com disciplina. Cada vez que uma pessoa utilizar algum remédio, deve devolvê-lo à farmacinha em seguida. Não se pode ter dois lugares para um coisa só. Portanto, deve-se atentar também para que sempre se coloque a farmacinha no local de origem. Daí todos sempre saberão onde ela está”, garante a home organizer.

Itens de emergência
Alguns remédios podem ser obtidos sem prescrição médica e, com muita cautela, podem fazer parte da sua farmacinha. Geralmente são aqueles encontrados na parte central da farmácia, vendidos em cartelas: remédios para dores de cabeça, febre, cólica, azia, enjoo e até para o fígado. Para acidentes e curativos, é bom ter sempre água oxigenada, álcool em gel, algodão, gaze, fita micropore, soro e uma tesoura sem ponta.

Mas é importante não esquecer que o ideal é que todos os medicamentos disponíveis sejam obtidos após consulta médica, para evitar intoxicações e alergias desconhecidas. Na hora de organizar o seu cantinho, tenha sempre muito cuidado. “O Sistema Nacional de Intoxicações mostra que as intoxicações por medicamentos no país tem crescido, notadamente as intoxicações por medicamentos isentos de prescrições, que não necessitam de receita médica e que, portanto, são comprados livremente nas farmácias", alerta o diretor-presidente da Anvisa Dirceu Raposo.

Previna-se e cuide de você e de sua família sempre com responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário