O Windows 7 está entre nós
Sistema já está à venda em lojas de todo o país. Acompanhe nosso especial e saiba o que lhe espera antes de se decidir a migrar.
Rafael Rigues
Após três anos em desenvolvimento, e um extenso período de testes onde foi avaliado por mais de 8 milhões de pessoas em 113 países, o Windows 7 chegou às lojas a partir das 00:00 desta quinta-feira, dia 22 de Outubro. Segundo a Microsoft, quatro mil pontos de venda em todo o Brasil irão comercializar seu produto.
A expectativa, como em toda nova versão do Windows, é grande. E para complicar as coisas, o "7" tem um duro trabalho à frente: reverter a imagem negativa deixada por seu antecessor, causada por problemas de desempenho, compatibilidade com hardware e software e usabilidade, entre outros.
Mas a Microsoft promete que desta vez as coisas serão diferentes. O desempenho foi substancialmente melhorado a ponto do sistema rodar bem em netbooks, coisa da qual o Windows Vista não é capaz. Várias mudanças na interface gráfica melhoram a usabilidade e facilitam tarefas corriqueiras como se conectar a uma rede wireless. Aliás, o lema oficial desta versão é "Incrivelmente Simples".
"O grande marco no desenvolvimento desta versão foi que ouvimos as sugestões dos usuários", disse Darren Huston, vice-presidente corporativo de produtos online e para o consumidor da Microsoft. "Eles diziam: deixem as coisas mais simples, quero um PC que não falhe trave, quero fazer mais coisas com meu PC, mas elas precisam ser mais fáceis”.O consumidor doméstico encontrará nas prateleiras das lojas três diferentes versões do Windows: Home Basic, Home Premium e Ultimate, cada qual com diferentes recursos e faixas de preço, que vão de R$ 329 a R$ 669. Desta vez não há versões de "upgrade", tradicionalmente mais baratas.
Quem preferir comprar um PC novo com o sistema pré-instalado terá várias opções. Segundo Osvaldo Barbosa, diretor de Online e Consumo da Microsoft no Brasil, já há 148 modelos no mercado nacional, de diversos fabricantes, certificados para rodar o novo sistema e que começam a chegar às lojas a partir de já.
Mas, como em toda nova versão do Windows, as dúvidas na cabeça dos usuários são muitas e vão das tradicionais questões sobre os requisitos de sistema ("Meu PC vai rodar o 7?") até a complicada situação do upgrade: "Comprei um micro novo com o Vista no mês passado. Posso atualizar de graça?" (a resposta é: "depende").
Para resolvê-las, criamos uma série de matérias especiais sobre o Windows 7. Nelas, você vai conhecer o que o Windows 7 traz de novo, saber nossa opinião sobre ele, tirar suas dúvidas e conhecer vários modelos de PCs, já nas lojas, que trazem o sistema pré-instalado.
Esperamos que, com isso, você possa formar uma opinião sobre o Windows 7 e decidir se migra já ou espera mais um pouco. Não é necessário ter pressa: a Microsoft promete continuar oferecendo suporte ao Windows Vista, na forma de correções de bugs e de falhas de segurança, até 2012. Provavelmente até lá, no ritmo atual, já estaremos falando do Windows 8.
Leia mais sobre o novo Windows
» Veja o que há de novo no Windows 7
» Tire suas dúvidas sobre o Windows 7
» Análise: Com 7, Microsoft simplifica o Windows
» 10 máquinas com o Windows 7
Nenhum comentário:
Postar um comentário