SUA CONEXÃO

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

WINDOWS 7 - VEJA SE VALE A PENA



O Windows 7 está entre nós
Sistema já está à venda em lojas de todo o país. Acompanhe nosso especial e saiba o que lhe espera antes de se decidir a migrar.

Rafael Rigues

Após três anos em desenvolvimento, e um extenso período de testes onde foi avaliado por mais de 8 milhões de pessoas em 113 países, o Windows 7 chegou às lojas a partir das 00:00 desta quinta-feira, dia 22 de Outubro. Segundo a Microsoft, quatro mil pontos de venda em todo o Brasil irão comercializar seu produto.

A expectativa, como em toda nova versão do Windows, é grande. E para complicar as coisas, o "7" tem um duro trabalho à frente: reverter a imagem negativa deixada por seu antecessor, causada por problemas de desempenho, compatibilidade com hardware e software e usabilidade, entre outros.

Mas a Microsoft promete que desta vez as coisas serão diferentes. O desempenho foi substancialmente melhorado a ponto do sistema rodar bem em netbooks, coisa da qual o Windows Vista não é capaz. Várias mudanças na interface gráfica melhoram a usabilidade e facilitam tarefas corriqueiras como se conectar a uma rede wireless. Aliás, o lema oficial desta versão é "Incrivelmente Simples".

"O grande marco no desenvolvimento desta versão foi que ouvimos as sugestões dos usuários", disse Darren Huston, vice-presidente corporativo de produtos online e para o consumidor da Microsoft. "Eles diziam: deixem as coisas mais simples, quero um PC que não falhe trave, quero fazer mais coisas com meu PC, mas elas precisam ser mais fáceis”.

O consumidor doméstico encontrará nas prateleiras das lojas três diferentes versões do Windows: Home Basic, Home Premium e Ultimate, cada qual com diferentes recursos e faixas de preço, que vão de R$ 329 a R$ 669. Desta vez não há versões de "upgrade", tradicionalmente mais baratas.

Quem preferir comprar um PC novo com o sistema pré-instalado terá várias opções. Segundo Osvaldo Barbosa, diretor de Online e Consumo da Microsoft no Brasil, já há 148 modelos no mercado nacional, de diversos fabricantes, certificados para rodar o novo sistema e que começam a chegar às lojas a partir de já.

Mas, como em toda nova versão do Windows, as dúvidas na cabeça dos usuários são muitas e vão das tradicionais questões sobre os requisitos de sistema ("Meu PC vai rodar o 7?") até a complicada situação do upgrade: "Comprei um micro novo com o Vista no mês passado. Posso atualizar de graça?" (a resposta é: "depende").

Para resolvê-las, criamos uma série de matérias especiais sobre o Windows 7. Nelas, você vai conhecer o que o Windows 7 traz de novo, saber nossa opinião sobre ele, tirar suas dúvidas e conhecer vários modelos de PCs, já nas lojas, que trazem o sistema pré-instalado.

Esperamos que, com isso, você possa formar uma opinião sobre o Windows 7 e decidir se migra já ou espera mais um pouco. Não é necessário ter pressa: a Microsoft promete continuar oferecendo suporte ao Windows Vista, na forma de correções de bugs e de falhas de segurança, até 2012. Provavelmente até lá, no ritmo atual, já estaremos falando do Windows 8.

Leia mais sobre o novo Windows
» Veja o que há de novo no Windows 7
» Tire suas dúvidas sobre o Windows 7
» Análise: Com 7, Microsoft simplifica o Windows
» 10 máquinas com o Windows 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário