SUA CONEXÃO

sábado, 24 de outubro de 2009

FAZER MÓVEIS E TUDO O QUE SE IMAGINAR COM GARRAFAS PET DE REFRIGERANTES !

Meio Ambiente

Na escola, criatividade que ganha forma no lixo

Denivan Santos, Luis Phellipe Silva e Thaysa Lima com uma mesa feita com garrafa pet: exemplo na Baixada. Foto: Gustavo Azeredo / Extra

Dez mil garrafas pet que antes eram jogadas no lixo ou iam parar no Rio Pavuna transformaram-se em um palco para apresentação dos estudantes do Colégio Estadual Murilo Braga, em São João de Meriti. A ideia se concretizou graças à iniciativa do Grupo Verde, integrado por sete alunos do 8 e 9 anos e pela professora de Ciências Carla Neves.

O próximo desafio é fazer uma casa ecológica para servir como sede para as reuniões do grupo. Além da estrutura da construção, toda a mobília será feita de material reciclado. A casa terá ainda captação de água da chuva e aquecimento de água. Cerca de 40 mil garrafas serão utilizadas no espaço, que deve ficar pronto até junho de 2010.

— Criamos o projeto no ano passado. O objetivo principal foi provocar uma mudança no comportamento dos alunos. Eles já estão mais calmos, e também tem diminuído a quantidade de lixo dentro da escola — afirmou a professora.

Os próprios estudantes recolheram as garrafas e as levaram ao colégio. Para estimulá-los, a escola prometeu ao aluno que levasse mais pets uma bicicleta. Este ano, o estudante com a maior participação ganhará um MP4 e a sua turma terá um passeio ecológico.

Tereza Porto com uma poltrona feita com garrafas pet: presente dos alunos do Colégio Estadual Murilo Braga. Foto: Márcia Costa / Divulgação / Secretaria de Educação


Para construir mesas, poltronas e puffs, eles seguem um ritual: selecionam as garrafas, esterilizam, lavam e cortam para fazer os encaixes. Após dominar a técnica, ensinada por um voluntário, os alunos decidiram presentear a Secretária estadual de Educação, Tereza Porto, com uma poltrona feita do material recolhido no lixo.

Thaysa Gil Lima, de 14 anos, conta que, após a participação no Grupo Verde, passou a ter mais consciência sobre o lixo jogado nas ruas.

— Aprendi a preservar o meio ambiente e a não jogar papel no chão. Ando com a camisa do grupo, então tenho que fazer a minha parte, não só na escola, mas também em casa. Observo a coleta de lixo, separo o óleo e peço garrafas aos vizinhos. Minha mãe está orgulhosa de mim — contou a aluna do 8 ano, que, junto com os demais integrantes, ajuda a preservar o Rio Pavuna e a evitar que o lixo vá para a Baía de Guanabara.

Quem quiser doar garrafas pet pode deixá-las no Colégio Murilo Braga, na Rua Roberto Bedran s/n, Centro de São João de Meriti.

3 comentários:

  1. é muito bom passar esse projeto adiante

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso trabalho, maravilhosa iniciativa! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Ola.maravihoso.Será que poderia me mandar o passo a passo do mesa de garrafa pet?gostaria muito de fazer com as crianças da minha rua.Grata.shimamu3@gmail.com

    ResponderExcluir