SUA CONEXÃO

terça-feira, 8 de setembro de 2009

BENS TOMBADOS DA BAIXADA FLUMINENSE EM SITUAÇÃO DE ABANDONO

VERGONHA NO RIO DE JANEIRO - BAIXADA FLUMINENSE !

Porto Iguassú. Foto de Luciana Paschoal

Na primeira metade do século XIX, cerca de 70% do café trazido do interior para o Rio escoavam pelo Porto Iguassú. Em seu entorno, localizava-se a Vila de Iguassú, principal povoado da região, cuja sede possuía, além da Igreja de Nossa Senhora de Iguaçu, de 1760, um quartel, uma cadeia e a Câmara Municipal. A movimentação da época cedeu lugar a uma bucólica paisagem. O conjunto urbano teve sua importância histórica reconhecida em 1983, com um tombamento do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). A atividade turística na área, porém, é escassa. Ela é uma das dezenas de bens tombados na Baixada em estado de abandono. Também em Nova Iguaçu, a Fazenda São Bernardino, construída em 1875 e tombada
pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), tem sinais agudos de degradação. A situação se repete no Porto Estrela, em Magé, e na Fazenda São Bento, em Duque de Caxias. Veja fotogaleria com os bens relacionados ao patrimônio histórico.

Inepac e Iphan afirmam que são responsáveis apenas pelo tombamento e pela vistoria dos bens. A manutenção deve ser feita pelos proprietários, em muitos casos as prefeituras do municípios. Institutos e autoridades citam projetos, mas alegam falta de recursos. Enquanto isso, o patrimônio histórico da Baixada continua a sofrer a ação do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário