SUA CONEXÃO

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

CADÊ O PC ?




MSI Wind Top AE1900: "Cadê o PC?"
Parecendo mais um monitor widescreen de 19 polegadas, PC "tudo em um" tem poder de processamento suficiente para o dia-a-dia e tela sensível toque

Rafael Rigues

"Nossa, que monitor bonitinho! Mas cadê o PC?". Esta é uma reação bastante comum de uma pessoa ao ver o Wind Top AE1900, um PC "tudo em um" (categoria conhecida no exterior como "All in One") recém-lançado no Brasil pela MSI. A reação seguinte é de espanto, quando ela descobre que o "monitor" na verdade é o PC completo.

É verdade: placa-mãe, memória, disco rígido, drive de DVD, leitor de cartões, tudo o que fica normalmente instalado em um gabinete em separado está montado atrás do monitor, em um arranjo elegante com apenas 5 cm de espessura. Mesmo com uma grande tela widescreen de 18.5 polegadas, o Wind Top ocupa espaço mínimo na mesa.

O design é atrante: o ponto principal é a tela, cercada por uma borda branca com o logo da MSI, por sua vez cercada por uma borda de acrílico transparente. Sobre a tela fica uma webcam de 1.3 MP, que faz boas imagens. Na lateral direita estão o gravador de DVD (montado "em pé"), leitor de cartões (3-em-1: SD, MMC e Memory Stick, além de variantes) e duas portas USB. Na esquerda ficam os controles (liga/desliga, volume, brilho da tela, etc).

Por fim, atrás há um mínimo de conectores: duas portas USB (para ligar teclado e mouse), conector para a fonte de alimentação, entrada para microfone e saída para caixas de som externas (embora ele já tenha microfone e alto-falantes integrados). Mouse e teclado são USB, com fio: o mouse é um modelo óptico com dois botões e scroll, e o teclado tem algumas teclas multimídia, mas nada exagerado. Ambos são brancos, acompanhando o design da máquina.

Por dentro, o Wind Top é modesto: o hardware é basicamente o mesmo de qualquer netbook encontrado no mercado: um processador Intel Atom de 1.6 GHz, 1 GB de RAM, HD de 160 GB, vídeo integrado Intel, rede sem fio (802.11 b/g/n) e rede cabeada Gigabit Ethernet. Até mesmo o adaptador de força é idêntico ao usado nos notebooks.

Com esta configuração, a máquina não vai ganhar nenhum prêmio em desepenho. Porém, acreditem, é mais do que o suficiente para o uso básico: navegar na internet, assistir DVDs, organizar as fotos da família, ouvir música. E quanto aos jogos? Ela não vai rodar os games "da moda" como Crysis, Need for Speed ou FIFA Soccer, mas se sai bem quando o assunto são os jogos casuais, com títulos como o divertidíssimo "Plants vs. Zombies" ou o puzzle "Zuma", ambos da PopCap Games.

Apesar de enorme, o monitor LCD tem resolução "baixa" se comparada a PCs com telas do mesmo tamanho: são 1366 x 768 pixels. Ainda assim ela se qualifica como uma tela de alta definição, e mostra boas cores com bom ângulo de visão, o que torna o Wind Top uma boa escolha como um PC para entretenimento.

Arriscamos rodar alguns vídeos em alta definição, e o resultado foi variado: alguns rodaram sem problemas, outros "engasgavam" frequentemente. Tudo depende do aplicativo (player) e formato do arquivo. Não consideramos isso um defeito porque a máquina não foi feita para esta tarefa. Rodar vídeo em alta definição requer ou um processador mais poderoso (como um Core 2 Duo) ou uma placa de vídeo (GPU) para ajudar, ambos itens ausentes no Wind Top.

É na tela que está um dos principais destaques do micro: ela é sensível ao toque. Cada toque é considerado como um "clique" do mouse naquela posição. Embora não haja suporte a gestos elaborados, como no iPhone, dá para se divertir um bocado. A MSI instala junto com o sistema operacional (o Windows XP Home) uma interface customizada, que simplifica a operação do micro usando apenas toques na tela e mostra bem este recurso: há até alguns joguinhos otimizados para tirar proveito deste recurso.

A próxima versão do Windows, o Windows 7, terá melhor suporte a telas sensíveis ao toque, e funções especiais que só poderão ser usadas em micros equipados com este recurso. Instalamos uma versão de pré-lançamento (RC) do sistema no Wind Top, e ela rodou muito bem: a diferença de desempenho em relação ao Windows XP foi mínima, e a tela de toque foi automaticamente reconhecida.

Poucas coisas desagradam no Wind Top. A webcam é fixa e seu ângulo de visão não é dos melhores: é preciso de afastar um pouco da tela para que seu rosto apareça inteiro no quadro. Uma webcam móvel, como já existe em alguns notebooks, resolveria o problema. O teclado e mouse com fio quebram um pouco da mágica, uma máquina destas praticamente exige periféricos wireless. Faltou também uma interface Bluetooth, para facilitar a transferência de fotos, vídeos e músicas entre o micro e um celular.

É um erro comparar o MSI Wind Top com máquinas aparentemente similares como o HP TouchSmart PC. Sim, ambas são modelos "tudo em um" com telas sensíveis ao toque, mas chegam a este ponto vindas de caminhos opostos. O modelo da HP é uma verdadeira superpotência multimídia, com quatro vezes mais memória, mais de três vezes o espaço em disco, aceleradora 3D NVidia e um monitor maior, e isto se reflete no preço muito mais alto.

Já o Wind Top foi projetado para ser uma máquina com preço mais acessível e hardware "bom o suficiente" para o dia-a-dia, sem exageros. Por isso custa menos de terço do preço do concorrente, apenas R$ 1.899. Se você faz questão de uma máquina integrada e com um belo design, é uma das opções mais atraentes no mercado nacional.

Serviço
Nome:
MSI Wind Top AE1900
Fabricante: Micro Star International (MSI)
Preço: R$ 2.699
Prós: Quase não ocupa espaço na mesa, monitor grande de alta definição
Contras: Poder de processamento limitado, teclado e mouse com fio

Nenhum comentário:

Postar um comentário