SUA CONEXÃO

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

LULA FALA NA ONU : Ô CUMPANHEIRO !

Na ONU, Lula pede reforma do sistema financeiro mundial.

NOVA YORK - O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta quarta-feira, durante abertura da 64ª Assembleia Geral da ONU, que o Brasil "já saiu da breve recessão e 2010 será um ano muito promissor". Lula, no entanto, disse que para a economia continuar crescendo de maneira sustentada é necessário "reformar o sistema financeiro mundial".


O fato de ter sido "evitado um colapso total do sistema", disse Lula, não significa que mudanças estruturais não são necessárias. "Ainda não há uma clara disposição para enfrentar, no âmbito multilateral, as graves distorções da economia global", disse para a plateia, formada por representantes dos 192 países que são membros das Nações Unidas.

Lula disse que, um ano após a crise financeira mundial, os países ainda resistem em regular os mercados e se abrigam em medidas protecionistas.

AFP

Lula discursa na abertura da 64ª Assembleia da ONU

"A maioria dos problemas de fundo não foi enfrentada. Há enormes resistências em adotar mecanismos efetivos de regulação dos mercados financeiros", disse. "Há sinais inquietantes de recaídas protecionistas", advertiu o presidente.

Ele advogou ainda, como em outras ocasiões, a reforma dos organismos multilaterais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, medida que também aponta resistência por parte da comunidade internacional.

Lula reivindicou os países pobres e em desenvolvimento aumentem seu poder nas instituições multilaterais, para torná-las mais democráticas e adaptá-las ao mundo atual. "Apenas agências internacionais mais democráticas e representativas serão capazes de abordar problemas complexos, como reorganizar o sistema monetário internacional", afirmou.

Ressaltou também que o Conselho de Segurança da ONU, o principal órgão de decisão das Nações Unidas e no qual o Brasil reivindica um assento permanente, "não pode continuar funcionando sob a mesma estrutura imposta depois da Segunda Guerra Mundial".

Lula também alertou para a "paralisia" da Rodada de Doha, que prentende liberalizar o comércio internacional.

Quanto à saída do Brasil da crise, disse que o País não fez mágica e sim preservou o sistema financeiro da especulação e reduziu a vulnerabilidade externa

Ele voltou a defender a presença do Estado na economia. "(O que faliu) foi a doutrina absurda de que os mercados podiam auto-regular-se, dispensando qualquer intervenção do Estado, considerado por muitos um mero estorvo", disse.

AFP

Em discurso na ONU, Lula diz
que Brasil saiu da crise









Clima

O presidente brasileiro voltou a cobrar uma atuação maior dos países ricos no combate às mudanças climáticas.

"Todos os países devem empenhar-se em realizar ações para reverter o aquecimento global."

E prometeu que, mesmo com a descoberta do pré-sal, "o Brasil não renunciará à agenda ambiental para ser apenas um gigante do petróleo".

Honduras

Sobre Honduras, Lula disse que a comunidade internacional quer que o presidente deposto Manuel Zelaya seja restabelecido imediatamente no poder.

"A comunidade internacional pede que Zelaya regresse imediatamente à presidência de seu país", afirmou Lula, acrescentando que é preciso permanecer alerta para assegurar a inviolabilidade da embaixada brasileira na capital de Honduras.

"A menos que exista vontade política, vamos presenciar outros golpes como o que depôs o presidente constitucional de Honduras", advertiu Lula.

(Com informações da Reuters, Agência Estado e Efe)

NOTA:MAS ELE SEMPRE DIZ QUE NÃO SABE DE NADA DOS ROUBOS PRATICADOS PELOS COMPARSAS DELE E DA PRIMEIRA DAMA QUE SÓ SABE GASTAR DINHEIRO DO POVO SEM AJUDAR O ZÉ POVÃO BABACA QUE VOTARAM NESSE DEZENOVE DEDOS !

Leia mais sobre Lula

Nenhum comentário:

Postar um comentário