SUA CONEXÃO

sábado, 4 de julho de 2009

SURF


Prática do surfe

O surfe ou surf deriva-se do inglês surface. O esporte ocorre na superfície da água, onde o atleta deve manter o equilíbrio em uma prancha fazendo manobras sobre ou dentro de tubos formados por ondas.

Considera-se como autor do surfe os habitantes da ilha de Uros, no Peru, que há 450 anos desafiavam o oceano Pacífico em balsas de palha, essas seriam antecessoras da prancha.

Antes, o surfe era limitado aos havaianos. Através de Duke Kahanamoku o surfe apareceu para o mundo, sendo que as primeiras pranchas para o esporte foram talhadas em peroba por ele e por George Freeth no início do século XX, no Havaí. Kahanamoku viajou pelos EUA, Austrália e Europa para difundir a cultura do povo havaiano, o que inclui a prática do esporte.

O surfe popularizou-se na costa oeste dos Estados Unidos da América, na década de 1950, quando se tornou uma mania entre os jovens, principalmente nas praias da Califórnia. As pranchas de poliuretano, mais resistentes e flexíveis, surgiram nos anos de 1950.

O primeiro torneio internacional foi realizado em 1953, no Havaí. Durante as décadas de 70 e 80 o esporte se propagou por todo o mundo, dando início ao profissionalismo e a campeonatos.

No Brasil, o esporte começou a se popularizar em 1952, quando um grupo de cariocas começou a descer as ondas em Copacabana, com pranchas de madeirite.

Em 15 de Julho de 1965, foi fundada a primeira entidade de surfe do país, a Federação Carioca. Passou a ser reconhecido como esporte pelo Conselho Nacional de Desportos em 1988.

Freqüentemente, o surfe é considerado como um dos esportes radicais, devido seu aspecto criativo.

É um esporte que trabalha todos os grupos musculares do corpo, o desenvolvimento da resistência cardiovascular e melhora a postura. Uma hora de surfe corresponde ao gasto energético de 300 Kcal.

Por Patrícia Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário