SUA CONEXÃO

sábado, 4 de julho de 2009

YOGA


Yoga: meditação

O Yoga é oriundo da Índia, considerado como com uma antiga filosofia de vida, é muito utilizado até os dias atuais para colocar em forma corpo e mente.

Yoga significa união, integração entre corpo, mente e emoções, propiciando à pessoa agir conforme seus pensamentos e sentimentos, uma vez que proporciona concentração, relaxamento, percepção interior, clareza de pensamento e desenvolvimento da flexibilidade.

Existem diferentes modalidades de Yoga. As técnicas mais utilizadas são: Ásanas, Pránáyamá, Yoganidra, Meditação.

Os efeitos do Yoga podem ser sentidos desde as primeiras semanas. Muitos deles são sentidos na prática inicial, como a flexibilidade que é aumentada e o stress diminuído a partir da primeira sessão. As dores nas costas decorrentes de má postura, assim como as dores de cabeça ou da coluna oriundas de tensão podem ser eliminadas imediatamente.

Os ásanas (técnicas corporais) oxigenam o cérebro, devido às posições invertidas, promove a consciência corporal, a coordenação motora e o alongamento muscular.

Os pránáyámas (exercícios respiratórios) controlam as emoções, aumentam a capacidade pulmonar e fornecem energia vital.

Para alcançar esses efeitos, o Yoga precisa ser praticado regularmente. Realizado com empenho esse favorece uma qualidade de vida melhor, livre das conseqüências da tensão.

Os exercícios são simples e respeitam o ritmo próprio de cada pessoa.

Duas aulas de Yoga por semana produzem um bom resultado em médio prazo. Se praticado três a quatro vezes por semana, estimula, fortalece e energiza o corpo mais rápido.

Por Patrícia Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário