SUA CONEXÃO

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

DISSEMINANDO OS COSTUMES - TERERÉ

PARAGUAI - DISSEMINANDO OS COSTUMES
O Tereré e o Mate!!!



Origem 100% paraguaio para a Região do Mar del Plata e todo o Mundo!

São bebidas de infusão da planta Erva-Mate ( ILEX PARAGUAIENSIS ) originária dos indígenas guaranis que habitavam o Paraguai desde a época pré-colombiana.

O Tereré é a a bebida mais tradicional e popular do Paraguai, em conjunto com o mate que também é servida na zona do Rio da Prata (Argentina, Uruguai e no sul do Brasil, estado do Rio Grande do Sul, com o nome de chimarrão). Se você alguma vez já consumiu algo semelhante, com certeza eres um privilegiado, pois tiveste a oportunidade de experimentar um pouco do costume de um povo maravilhoso, los hermanos paraguayos.

Maneiras de consumir a Erva-Mate.

O TERERE: Excelente para refrescar nos dias mais quentes, ou curtir em uma praia. É a infusão da Erva-Mate com água bem gelada, para prepará-la coloca-se a erva em um recipiente especial denominado GUAMPA e com uma bomba, assim delicia-se esta maravilha. Ou ainda para a geração saúde(ou ainda os hipocondríacos), pode-se aderir ervas medicinais e aromáticas (desde que consumíveis), como a hortelã, boldo e uma infinidade de outras ervas, a gosto do freguês.

Existem também a sua disposição ervas com diversos sabores já preparada com ervas naturais.

Como sou um errante, nas minhas andanças também obtive alguns probleminhas para adquirir a erva, mesmo porque é muito difícil encontrá-la nos tradicionais mercados brasileiros. Assim, pode-se fazer uma busca dos fornecedores através de sites de buscas tradicionais, como o GOOGLE, ou se preferir mande-me um e-mail para uma indicação satisfatória.

Finalizando, a melhor maneira de consumir o tereré é em companhia dos amigos, uma roda de amigos, bons papos, que o diga a galera da pensão da Dona Laura (SJC - SP), mesmo quem nunca tomou uma guampada de tereré adere rapidamente aos encantos desta maravilha refrescante. Não faça alusão a erva maligna, o tereré é sim, para a geração saúde!!!

O MATE: Para esta bebida efetua-se a mesma operação já indicada, com a diferença de que a água deverá estar em ponto de ebulição, pode-se colocar diversos produtos naturais como erva-cidreira,camomila, etc. Para dar um toque todo especial ao sabor.

Eu particularmente não consumo o mate, pois prefiro um téres bem gelado!!!

Também em alguns lugares pode-se encontrar uma variedade muito gostosa do mate, o mate-doce, preparado com mel ou açúcar queimado, coco branco ralado e leite quente. Uma delícia! (que gordinho..ehehehe)

O CHÁ DE ERVA-MATE: como seu nome indica é uma bebida quente preparada com base de erva-mate, açúcar queimado a base de carvão em brasa, agregando ainda água bem quente, coando-se a infusão, obtendo uma bebida doce de excelente sabor e aroma. Pode ser acompanhado com leite a gosto. Não vale usar adoçante, os índios na época pré-colombiana não usufruíam desses apetrechos..eheheheh...

Guampas e bombas

Existem de diversos materiais, meu preferido é a guampa de palo santo, uma madeira aromática e muito resistente. Igual ao da figura ai em cima, ganhei de presente do meu amor!!! Valeu princesa!!!
Também existem os fabricados de chifre de vaca, são os mais preferidos para o tereré.

Para os mais exigentes são fabricados sob medida em prata ou com detalhes em ouro. Extremamente sofisticados. Também podem se conseguir os lapidados artesanalmente, inclusive com o nome do proprietário.

As bombas são fabricados geralmente de alpaca, também existem bombas exclusivas fabricadas em prata, ouro, e inclusive com figuras do símbolo da familía, iniciais, ou até de pedras preciosas incrustadas.

A Erva-Mate

A erva-mate, ( ILEX PARAGUAIENSIS ) , é uma espécie de arbusto, originário da América do sul, legado das antigas tribos guaranis, quem possuiam vastos conhecimentos da mediciana natural. A suas propriedades são atribuidas o de ser um excelente diurético e digestivo. Assim como o de estimulante leve parecido com o cafe. O povo paraguaio também é chamado de raça, devido a sua rusticidade se isso tem alguma coisa a ver com o seu desempenho sexual, ai já é outro papo. Por favor não tirem conclusões antecipadas.

A Erva-Mate ou Ylex paraguariensis é uma planta nativa da região do Paraguai e é a única erva medicinal que leva o nome do Paraguai. É originária da região Oriental do Paraguai de ambos os lados da Serra del Amambay e Maracajú, em lso departamentos de Itapúa , San Pedro, Guairá, Amambay e Alto Paraná. Quem se recorda dos livros de história, poderá ainda lembrar-se da fazenda Santa Virgínia, Cia Mate Laranjeira. Inclusive a malha ferroviária desemboca em Ponta-Porã, onde era feito a colheita da erva. Pólo de desenvolvimento da época.

É substancialmente regional da herança Tupí-Guaraní, já que eles a utilizavam em forma de chá e logo depois da conquista e da colonização, os jesuítas generalizaram seu cultivo nos seus redutos, arraigando assim as tradições e costumes do nosso povo. Refiro-me ao nosso povo, pois sou originário dessa região.

É 100% natural, produz-se em forma totalmente ecológica, a Erva-mate não recebe nenhum tratamento químico em nenhuma de suas fases de produção e processamento. Atua como estimulante natural por seu conteúdo de mateína; não produz hálito, e é a mais saudavel das bebidas. É energética: O uso da erva-mate ativa a vida cerebral, excita o aparelho locomotor e demais funções do organismo, devido a sua qualidade tonificante. Sendo um suplemento diurético e dietético (não engorda). Possui propriedades digestivas e laxativas.

É uma planta rica em vitaminas, segundo estudos, com os do Instituto Pasteur da França. Contém ácido Pantotenico que compreende o complexo da vitamina B1,B2, vitamina E, A e C praticamente todas as vitaminas indispensáveis para a vida.

Composição Média (100 grs.) Valor Mínimo Valor Máximo Valor Médio
Umidade 5,36 9,80 8,17
Proteínas 8,30 13,45 10,89
Carboidratos 9,70 14,18 12,04
Amido 2,56 6,63 4,55
Glicoses 1,30 6,14 3,84
Fibras 14,96 19,95 16,96

Composição Mineral (100 grs) Valor Mínimo Valor Máximo Valor Médio
Cinzas 6,310 7,780 6,910
Cloro (g) 0,082 0,160 0,116
Enxofre 0,082 0,168 0,125
Fósforo (g) 0,074 0,214 0,120
Cálcio 0,597 0,824 0,668
Magnésio (g) 0,134 0,484 0,337
Potássio (g) 1,181 1,554 1,350
Sódio (g) 0,000 0,003 0,002
Ferro (mgs) % --- 94,000 59,900
Cobre (mgs) 0,600 1,600 1,260
Magnésio (mgs) 30,200 183,000 133,180

Fonte: http://www.terere.com.py

Nenhum comentário:

Postar um comentário