SUA CONEXÃO

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

FALTA VERGONHA AOS BRASILEIROS

Falta vergonha aos brasileiros

Na década de 1930, quando estava sendo elaborada uma nova Constituição no Brasil, foi perguntado ao grande historiador brasileiro Capistrano de Abreu qual artigo ele gostaria de inserir na nova Carta Magna. Sem titubear, o homem que se recusou a tomar posse na Academia Brasileira de Letras disse que a nova Constituição deveria ter apenas dois artigos, a saber: Artigo Primeiro: Todo brasileiro é obrigado a ter vergonha na cara. Artigo segundo: Ficam revogadas todas as disposições em contrário.

Mais de 70 anos depois, percebemos sem sombra de dúvida que a brincadeira era um aviso. No futuro, a endêmica falta de vergonha na cara dos brasileiros nos levaria ao caos. E não deu outra. Antes de continuar, devemos por obrigação definir o que é vergonha. Segundo o dicionário jurídico de Plácido e Silva, vergonha vem do latim verecundia, de vereri (temor, ter receio, ter pudor). Trata-se da perturbação do espírito, da alma, provocados pelo temor ou receio de que um ato possa acarretar descrédito a nosso respeito, ferir a nossa honra ou dignidade, expondo-nos à desonra, ao descrédito. Quanto maior for o sentimento de honra, de honestidade e de decência, maior o temor da vergonha.

Os últimos acontecimentos relativos à segurança pública no Rio de Janeiro, lançados ao espaço como fumaça de um vulcão que arde nos nossos olhos e nos sufoca, ratificam o que Capistrano de Abreu já havia percebido: falta à maioria dos brasileiros um mínimo de vergonha na cara.

Um cabo e um capitão da PM abordam dois marginais que acabaram de balear um homem indefeso. Segundos depois, os liberam, e ficam com os pertences que, minutos antes, foram surrupiados violentamente da vítima. Não fosse o morto um integrante de uma ONG famosa, talvez todo o episódio ficasse no esquecimento.

Dois dias antes, a PM trava uma batalha no Morro dos Macacos. Um helicóptero com valentes e destemidos policiais socorre feridos. A aeronave é atingida por disparos de armas de grosso calibre, pega fogo e ameaça cair sobre residências. O piloto, um capitão da PM, mesmo no desespero, como confessou em entrevista, consegue levar o helicóptero até um campo de futebol, minimizando, assim, a tragédia que se aproxima. Dois policiais morrem imediatamente, e outro, um dia depois, vítima das imensas queimaduras. No socorro aos tripulantes da aeronave, a pistola do capitão-piloto é furtada. E quem são os suspeitos? Os próprios integrantes da corporação.

Os traficantes que disputam ferozmente o controle dos pontos de venda de drogas nos morros foram anteriormente classificados por "ólogos" abelhudos e abelhudas como vítimas da sociedade, os quais lutavam por mais dignidade. Enquanto a chapa estiver quente, eles, os chamados pesquisadores e especialistas, se encontram calados. Quando o clima esfriar, tenha certeza, eles voltam a aparecer com suas teses anacrônicas e que apenas os favorecem na recepção de verbas públicas.

A OAB não disse uma só palavra sobre a suspeita de que os pombos-correios dos traficantes — que, da cadeia, comandam o tráfico — são integrantes dos seus quadros, e muito bem remunerados. Quando se cogitou a possibilidade de que o pagamento de honorários por pessoas acusadas de tráfico de drogas deveria ter sua origem esclarecida, foi a primeira entidade a se rebelar. Negativo! A defesa de qualquer acusado é sagrada, e a origem do dinheiro que utiliza para isso não interessa, mesmo que todo o numerário esteja sujo de sangue.

Levantou-se recentemente o debate sobre a contribuição dos usuários de drogas no financiamento do tráfico. Lógico que, como todo comércio, este não se encontra imune à lei da oferta e da procura. Quanto mais usuários existir, mais luta para dominar o comércio. É assim que acontece entre as fábricas de refrigerantes, cigarro, carro e roupas. Logo surgiram os enviados do Satanás, defendo o direito de se usar drogas, como se fosse possível existir uma sociedade com regras falsas.

Como podem perceber, falta vergonha à maioria. Falta vergonha aos políticos, que só pensam em si mesmos e nas vantagens que podem usufruir; falta vergonha ao povo na hora de votar; falta vergonha aos usuários de drogas que só pensam em seu prazer proibido; falta vergonha aos que sabem tudo sobre segurança, sem jamais terem colocado o pé em um batalhão ou delegacia; falta vergonha aos que cinicamente aparecem na mídia com soluções mágicas, as quais, sabem, são inviáveis; falta vergonha em todos os lados.

O que não se percebeu até o presente momento é que a falta de vergonha vai nos levar para um buraco sem fundo, a todos, sem exceção.


NOTA: A COMEÇAR PELOS POLÍTICOS, TODOS SAFADOS E SEM VERGONHA NA CARA, MENTIROSOS, ARDILOSOS, LADRÕES DO DINHEIRO PÚBLICO...E VIAJANDO E LEVANDO FAMILIAS INTEIRAS COM O DINHEIRO PÚBLICO, ACOBERTANDO AS FALCATRUAS DE SUPERIORES E INFERIORES DO ALTO ESCALÃO E TAMBEM DO BAIXO ESCALÃO...FALTA DE VERGONHA NA CARA DE UMA FAMÍLIA DO RJ QUE TINHA OFICINA E CARRÃO COM COMPUTADOR DE BORDO ETC E TAL, PERDERAM TUDO POR POLITICAGEM E, AINDA POR CIMA TORCEM POR ESSE CARA DE NOME LULA DA SILVA , ESSE PRESIDENTE QUE TEM A CARA DE PAU NA VERGONHA DO PAÍS !

COMENTEM !

Nenhum comentário:

Postar um comentário