sábado, 31 de outubro de 2009
INSTALANDO PENSAMENTOS POSITIVOS
:: Graziella Marraccini :: Esta semana, vou acrescentar mais alguns esclarecimentos a respeito desta técnica maravilhosa chamada EFT - Emotional Freedom Techniques, ou Técnica de Libertação Emocional. Nas últimas semanas, muitas pessoas fizeram contato comigo pedindo-me esclarecimentos e, nas consultas, percebi que a maioria delas quer eliminar uma dor, um mal-estar físico, uma patologia que a medicina tradicional não conseguiu extinguir com os remédios da indústria farmacêutica. Muitas vezes esses tratamentos acabam acarretando até mesmo efeitos colaterais penosos e causam dependência. No caso das sabotagens originadas por baixa auto-estima, as coisas se complicam ainda mais. As pessoas que recebi em meu consultório com esses problemas psicológicos me perguntam se a EFT elimina de uma só vez todos esses problemas. Na realidade, a técnica de EFT o faz de maneira muito eficaz e definitiva e é muito mais rápida do que qualquer sessão de psicanálise ou tratamento psicológico. No entanto, existe um porém, que vou tentar explicar. Se alguém deseja eliminar sua baixa auto-estima, por exemplo, não basta somente usar a frase de preparo (1a. fase da Receita de Base da técnica) repetindo para si mesmo: "Apesar de eu ter esta baixa auto-estima me aceito profunda e completamente" ao mesmo tempo em que esfrega o 'ponto doído' conforme ensinado. Esta frase tentará enviar para o cérebro a seguinte mensagem: "elimine minha baixa auto-estima"! Porém, esta noção é muito vaga para o cérebro que funciona como um computador e só trabalha direito quando recebe informações precisas. A baixa auto-estima pode ter várias ramificações ou fatores subjacentes como, por exemplo: rejeição pela mãe, abuso ou violência por parte do pai, abandono ou destruição do lar, insegurança, trauma na escola, etc. etc.
Por essa razão, cada uma dessas 'ramificações' precisa ser abordada individualmente e eliminada completamente antes de se passar para a próxima. No intuito de eliminar uma praga 'maior', devemos também atacar as pragas pequenas que, embora menos evidentes, são subjacentes ao problema principal que, no nosso exemplo, é a 'baixa auto-estima'. Na aplicação da EFT, a PERSISTÊNCIA e o FOCO são primordiais para obter-se um bom resultado, mas também a investigação das causas subjacentes tem uma importância capital. Aliás, persistência e foco não são primordiais em tudo o que fazemos? Não precisamos ser persistentes para ter sucesso em qualquer campo de nossa vida? Então, por que geralmente somos imediatistas e corremos atrás de soluções milagrosas e instantâneas? Por que estamos sempre com pressa e queremos aquela "pílula milagrosa"?
É verdade -eu mesma constatei-, que na maioria das vezes a técnica de EFT tem efeito quase milagroso! Uma cliente me disse: "Mas eu não acredito que essa técnica vá fazer efeito comigo porque eu sou muito cética"! Respondi: "Experimente! Depois você me contará o resultado". A EFT funciona mesmo nas pessoas céticas, porém ela precisa ser persistente. À medida que a pessoa segue aplicando a técnica e obtendo os resultados, irá se entusiasmando e obterá o desfecho esperado. No caso de eventos psicológicos, devemos eliminar o maior fator contribuinte da dor e da doença, focalizando os eventos específicos que podem ter desencadeado as reações emocionais negativas e interrompido a energia de um determinado meridiano de nosso corpo. Energia interrompida = dor ou doença. Portanto, não devemos esquecer que nosso empenho é primordial para alcançar a cura. Não espere do terapeuta EFT que ele faça milagres! Você é que fará o seu "milagre pessoal"!
Eu comparo esse trabalho de 'eliminação das emoções negativas' com uma espécie de faxina que fazemos em nossa mente, do mesmo modo que, de vez em quando, fazemos uma faxina nos arquivos de nosso computador porque ele se tornou lento e 'travado'. Ou, ainda, quando vendemos ou doamos um sofá velho que entulhava nossa sala para dar lugar a um sofá novo, mais moderno e bonito. Não dá para trazer o sofá novo antes de eliminar o velho! Nossas travas físicas (dores ou doenças) são decorrentes da quantidade de emoções negativas que entulham nosso cérebro de coisas velhas e inúteis, impedindo o fluxo energético do corpo. Portanto, eliminamos o velho para dar lugar ao novo.
Por esta razão, quando iniciamos uma terapia de EFT, começamos 'fazendo a faxina', eliminando todos os pensamentos negativos antes de instalar em seu lugar os pensamentos positivos. Uma substituição de arquivos só é possível se fizermos uma limpeza geral! Vou dar um exemplo que o manual de Gary Craig ensina.
Uma pessoa que queira emagrecer, pode encontrar dificuldades em fazê-lo por causa dos sabotadores internos. Por exemplo:
- se eu perder peso vou gastar dinheiro em roupas novas;
- se eu perder peso vou precisar de uma plástica e não tenho dinheiro;
- se eu perder peso fulana vai ficar com inveja de mim;
- se eu perder peso não serei mais convidada pelos amigos do boteco, etc. etc.
Nós temos em nossos arquivos, centenas de 'desculpas' para sabotar nossa louvável intenção de obter uma melhor silueta. Por isso é importante que, antes de fazermos uma afirmação positiva, tenhamos em mente todas as sabotagens que estão por trás dessa nossa 'conversa interior'. A partir desses pensamentos negativos que você pode listar, terá a pista para iniciar a sua faxina geral! Elimine os itens da lista, um por um, e obterá uma boa limpeza. Depois da casa limpa você poderá introduzir, então, as novas afirmações positivas. O seu cérebro estará mais apto a receber novas informações positivas depois da 'varredura'!
O fator 'casa suja' é uma das razões pelas quais as afirmações contidas nos livros de auto-ajuda nem sempre dão resultado. O fato é que elas não levam em conta a necessidade da faxina anterior que pode ser feita facilmente e rapidamente com a técnica de EFT! Os sentimentos negativos guardados em nosso arquivo podem ser eliminados com a técnica, porque ela alia à PNL (Programação Neuro-Lingüística) a técnica do estímulo dos meridianos, emprestada da acupuntura. Quando afirmamos algo positivo que desejamos obter, devemos observar tudo o que de negativo surge em nossa mente e eliminá-lo definitivamente, restabelecendo o fluxo energético, coisa que fazemos através da 'acupuntura sem agulhas'. Os pontos estimulados na "Receita Básica" da EFT são aprendidos facilmente numa só sessão, seja no consultório com o terapeuta, ou numa palestra de duas horas, por exemplo. A EFT foi desenvolvida para que você mesmo expresse a sua crença negativa (pensamentos, emoções, dores) e a dissolva através das batidas que estimulam os meridianos. Conforme explicado, quando se afirma algo de positivo, a pessoa precisa observar quais 'pensamentos negativos' irão surgir para sabotar a ação de eliminação.
Aproveito para pedir para as pessoas que moram em São Paulo (ou nas cidades próximas) que me escrevam expressando o desejo de participar de uma palestra sobre Astromedicina e EFT. Conhecendo o número aproximado de pessoas interessadas, nós, do STUM, estaremos programando uma palestra em São Paulo para ensinar essa técnica maravilhosa a todos vocês! Com duas horas de estudo e pouco material didático você poderá mudar sua vida para melhor, eliminando todos os pensamentos negativos causadores de seus bloqueios, dores, doenças e, além disso, ajudar as pessoas que ama!
Acredite, essa técnica funciona mesmo!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário