NEUROCIÊNCIA E CONSCIÊNCIA
UMA VISÃO UNIFICADORA
Pela primeira vez na história humana temos condições científicas para entender a natureza da consciência, e sua relação com as práticas de educação saúde, e espiritualidade.
É a consciência um fenômeno emergente dos processos cerebrais, ou é o cérebro que é um fenômeno emergente da consciência?
Como pode a consciência surgir no universo?
Desde o século XVII, a questão da consciência foi sendo progressivamente relegada a um plano secundário. Graças às modernas pesquisas realizadas no campo das Neurociências, Física Quântico-Holográfica, Teoria da Informação Quântica, Teorias da Auto-organização, Psicologia Transpessoal, Inteligência Artificial e Filosofia da Mente, a consciência tornou-se na atualidade o principal tema de estudo e discussão da ciência.
A consciência não é um problema científico qualquer, mas uma questão que nos interessa muito de perto, pois é a nossa própria consciência que queremos entender. A compreensão de sua natureza pode nos conduzir a uma nova visão de nós mesmos, e de nosso lugar no universo.
Desenvolvemos um novo modelo acerca da natureza da consciência, a Teoria Holinformacional da Consciência, fundamentado em recentes conquistas da Física Quântico-Holográfica, que permite compreendermos o universo como um processo-evento informacional quântico-holográfico gerador de consciência, do qual a mente humana é parte integrante, participativa e interativa.
Durante o desenvolvimento e complexificação do Cosmos, evidenciamos um processo de auto-organização do Código Cósmico nos códigos informacionais básicos que in-formam nosso universo:
código nuclear organizador da matéria-energia,
código genético organizador da vida,
código neural organizador da mente, e
código holográfico organizador da consciência e da interconectividade não-local cérebro-universo.
Este fluxo universal de informação, ou seja, esta ordem transmitida de modo significativo e inteligente através de todos os níveis de complexidade do universo, modela os processos auto-organizadores inteligentes geradores de inteligência e aprendizagem na mente humana.
Esta nova Teoria Holoinformacional acerca da natureza da consciência é potencialmente capaz de resolver o antigo dualismo mente/matéria que vem se arrastando desde Descartes, no século XVII, e de unificar as neurociências com as abordagens psicoterapêuticas transpessoais, a parapsicologia, e as tradições espirituais, fundamentando uma nova visão holística da consciência mais abrangente e transdisciplinar.
Nesta teoria holoinformacional da consciência os fenômenos transpessoais, parapsicológicos, paranormais e mediúnicos são entendidos como parte da própria estrutura informacional-energética do universo, e a espiritualidade compreendida como o fluxo de informação quântico-holográfica que religa o cérebro e a consciência humana ao Cosmos, à nossa fonte primordial. Esta visão transpessoal pode ser encontrada meu livro Ciência Espiritualidade e Cura- Psicologia Transpessoal e Ciências Holísticas, Editora Qualitymark
Facilitador: Dr. Francisco Di Biase
Data: 31 de outubro e 01 de novembro de 2009 (sábado e domingo)
Horário: 09:00 às 18:00
Local: INAp - Praia do Flamengo, 278 / Grupo 21 - Rio de Janeiro
Investimento: 2 X R$220,00 ou R$ 400,00 à vista
Informações e Inscrições:
(21) 25... / 2551-7647
inap@pnl.med.br / www.pnl.med.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário