SUA CONEXÃO

sábado, 14 de novembro de 2009

A FORÇA DO LEITE !

ADOLESCENTES PRECISAM DE MAIS CÁLCIO PARA EVITAR OSTEOSPOROSE DEPOIS...


Marcela Barrozo sabe da impotência do leite na dieta. Foto: Luis Alvarenga. Figurino: Ágatha. Beleza: Blue Beauty


Um dia elas acordam e decidem que não bebem mais leite. Preocupadas com a balança, muitas adolescentes têm cortado o alimento do cardápio. Mal sabem que acabam de se tornar fortes candidatas à osteoporose anos mais tarde. Médicos alertam que é entre os 9 e os 20 anos que formamos cerca de 80% da quantidade de osso que teremos por toda a vida. E o leite é o maior aliado nessa fase. Rico em cálcio, ele fortifica e aumenta a produção da massa óssea.

Por questões hormonais, parte desse osso, fatalmente, se perderá na maturidade — especialmente depois da menopausa. Essa perda, porém, pode não fazer muita falta, se a massa óssea reunida na adolescência for substancial.

A atriz Marcela Barrozo, a Ludmila da novela “Bela, a feia”, da Record, tem feito direitinho sua “poupança”:

— Bebo um copo de leite com achocolatado todos os dias no café da manhã. Às vezes, tomo outro à noite. Além disso, como iogurte e queijo.

Reforço deve começar aos 6 anos

No Brasil, 17 milhões de pessoas sofrem com a osteoporose, que já é considerada a doença do milênio. Seu crescimento é impulsionado pelo aumento do número de idosos no mundo, mas também pela diminuição do consumo de leite.

A osteoporose é um problema maior para as mulheres, por terem uma estrutura óssea 30% menor que a dos homens e sofrerem com disfunções hormonais causadas pela menopausa. A prevenção passa pelo aumento da ingestão de cálcio e a prática regular de exercício físicos, que estimula a produção óssea.

Segundo o reumatologista Rubem Lederman, membro da Fundação Internacional da Osteoporose (IOF) e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Osteoporose, uma dieta rica em cálcio para crianças a partir de 6 anos pode ajudar a torná-las imunes à doença.

— Hoje, não adianta mais tratar o problema, mas sim preveni-lo. A osteoporose que, por exemplo, era uma
doença de idosos, agora está sendo tratada na pediatria — afirma Lederman.

O importante é consumir doses diárias de leite e derivados, que além de serem ricos em cálcio, contêm também vitamina D, que ajuda o organismo a absorver melhor a substância.

E para isso ninguém precisa “dar mole” com a dieta. Para manter o “corpinho” e não sofrer mais tarde, é indicado consumir leite e iogurte desnatados e substituir o queijo amarelo pelo branco, recomenda o chefe da nutrologia do Hospital do Fundão (UFRJ), José Egídio Oliveira.

Outra dica importante é tomar um copo de leite antes de dormir, já que o organismo absorve melhor o cálcio durante a noite.


Boas fontes de cálcio

Recomendação para as adolescentes: 1.000 mg de cálcio por dia. Saiba quais alimentos podem ajudar:

- Leite - 1 copo (260ml)
Integral - 909mg
Desnatado - 124mg
De cabra - 200mg
Condensado - 262mg

- Queijo - fatia de 100g
Minas - 685mg
Prato - 1.023mg
Parmesão - 1.357mg

- Brócolis - porção de 100g de flores cruas - 400mg

- Feijão branco - porção de 100g - 476mg

- Amêndoas - porção de 100g - 254mg

Nenhum comentário:

Postar um comentário