SUA CONEXÃO

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Vitamina E Reduz Mortalidade Dr. Sérgio Vaisman

Um dos mais fortes argumentos que defendem o uso de suplementos antioxidantes em doses elevadas para se conseguir aumento de longevidade em seres humanos foi afirmado por Losonczy e colaboradores numa publicação recente na revista American Journal of Clinical Nutrition.
O estudo se baseou em mais de 11.000 indivíduos idosos que se submeteram a uma pesquisa que consistiu em avaliar os efeitos da vitamina E na mortalidade. Esse estudo concluiu que o uso regular de vitamina E reduziu em 34% o risco de morte de qualquer tipo de causa, mas o mais impressionante foi a redução de 63% nos casos de comprometimento das artérias coronárias. A redução de mortes por câncer se deu 59% menor nos usuários contumazes dessa vitamina também.

Embora essa pesquisa e suas conclusões tenham sido de grande repercussão no meio científico, a mídia não deu muita importância a ela. O que fez os resultados desse estudo terem mais credibilidade foi que, se comparados com o uso de multivitamínicos diários tomados em doses chamadas nutricionais, a estatística de morte foi indiferente enquanto a suplementação com as chamadas “mega-doses”, ou doses antioxidantes, a diferença foi marcante.
Isso pode explicar o por que da posição contrária da Medicina ortodoxa com relação à suplementação vitamínica-mineral antioxidante no que se refere aos benefícios “anti-envelhecimento” pois os mais conservadores consideram que podemos nos nutrir apenas pela alimentação.
Esquecem-se, ou não querem aceitar, que as vitaminas e minerais em doses antioxidantes possuem efeitos protetores contra danos celulares, mantendo nossos sistemas orgânicos mais funcionantes enquanto a alimentação nos fornece doses mínimas, denominadas nutricionais, servind o apenas para que não nos faltem os elementos nutrientes.

Se somos submetidos a agressões diárias do tipo estresse, fumo, álcool, uso de drogas, sedentarismo e poluição ambiental, nosso organismo sofre com mais intensidade e somente doses maiores de suplementos vitamínicos podem nos ajudar a nos defender melhor e isso se reflete, logicamente, na nossa capacidade de viver mais.
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário