SUA CONEXÃO

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

MINISTRO NÃO QUER DIZER A VERDADE... COITADO DOS VENTOS E CHUVA ! KKKKKKKKKK

Apagão foi causado por descargas atmosféricas, afirma ministro de Minas e Energia

RIO - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que os órgãos responsáveis pelo setor de energia do país concluíram que o apagão que atingiu 18 estados do país, na noite da última terça-feira, foi causado por descargas atmosféricas, ventos e chuvas muito fortes, que ocorreram na região de Itaberá, em São Paulo.

- Tanto o Operador Nacional do Sistema, como Furnas, Aneel, concluíram que o aconteceu foram descargas atmosféricas, ventos muito fortes em Itaberá, o que provocou curto circuito em três sistemas - disse Lobão, se referindo ao órgãos que integram o Conselho de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

" País vai continuar crescendo. Este foi um episódio que, Deus queira, não ocorrerá mais "

O apagão ocorreu com o desligamento de três linhas de transmissão de energia. Duas das linhas ligam Ivaiporã, na região central do Paraná, a Itaberá, na região sul de São Paulo. A outra liga Itaberá a Tijuco Preto (São Paulo)

O ministro argumentou que no Brasil há as maiores concentrações desses fenômenos atmosféricos.

- O próprio Instituto de Meteorologia nos deu conta de que houve uma concentração muito grande ali na região. O Brasil é onde há maior concentração desses fenômenos e naquela região, mais ainda - disse Lobão.

O gerente de Operação da Operador Nacional do Sistema (ONS), reforçou que foram registradas descargas atmosféricas, ventos e chuvas na região e disse que, diante deste cenário, o sistema de proteção funcionou corretamente ao interromper o fornecimento de energia.

- O grande prejuízo que se tem é interrupção dos suprimento de energia para a população. Prejuízo material não houve, por causa da atuação devida e correta do sistema de proteção do sistema.

Sistema forte

Indagado sobre a vulnerabilidade do sistema, Lobão garantiu que o sistema elétrico brasileiro " não é frágil". Para ele, o que ocorreu foi um incidente.

- Posso tranquilizar o povo que o sistema elétrico brasileiro não é frágil. O sistema é bom. Houve um acidente. Mas é como avião, é seguro, mas acontecem acidentes. Vamos esperar que não corram outros semelhantes . Nós temos três linhas de transmissão, se caísse uma. as outras duas continuariam, se fossem duas linhas, ainda teríamos uma. Mas foram comprometidas as três de uma vez. Em outras países a recuperação desse sistema demoraria dias, e no Brasil a luz voltou em minutos.

Para Edison Lobão, o sistema hoje está de tal forma organizado, que suporta muito mais impactos. O Minsitro de Minas Energia também demonstrou não estar preocupado se o episódio pode afastar investimentos, internos e externos, para infraestrtutura no país.

- País vai continuar crescendo este foi um episódio que, Deus queira, não ocorrerá mais

O ministro ressaltou que o fornecimento foi restabelecido com mais rapidez em alguns estados que em outros. Para Lobão, em três anos já será possível contar com outras usinas, como a de Belo Monte,com capacidade de gerar um pouco mais do que 11 mil megawatts. Estas novas usinas vão garantir a segurança do sistema elétrico. Sobre ação de hackers, o ministro descartou a possibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário