SUA CONEXÃO

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

PEDAÇO DE PÃO DÁ CURTO EM ACELERADOR DE PARTÍCULAS

PARECE NO BRASIL MAS NÃO É !

EFE - v1

GENEBRA - O acelerador de partículas do Laboratório Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN) começará a trabalhar em meados deste mês, como estava previsto, apesar de um pequeno incidente causado nesta semana por um pedaço de pão que caiu sobre seu transformador elétrico.

Getty Images
LHC no Laboratório de Pesquisa Nuclear







Uma porta-voz do CERN informou, nesta sexta-feira, à Agência Efe que na terça-feira passada "um pedaço de pão, que achamos que era levado por um pássaro, caiu sobre o transformador elétrico do acelerador".

Isso provocou um curto-circuito no equipamento, que fica na superfície - ao contrário do acelerador em si, que está situado em um túnel circular de 27 quilômetros sob a fronteira entre França e Suíça -, causando o aquecimento de dois de seus setores.

Além disso, o incidente provocou uma interrupção do sistema de resfriamento do acelerador de partículas, acrescentou a porta-voz, a qual destacou que os dois setores afetados já foram resfriados até sua temperatura operacional.

Segundo porta-vozes do CERN, o incidente não alterou os planos para iniciar novamente, por volta de meados de novembro, o Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), o maior acelerador de partículas já construído.

O LHC ficou mais de um ano parado devido a uma grave avaria que ocorreu dez dias depois de começar seus trabalhos em setembro de 2008.

Após o vazamento do incidente do pedaço de pão, o CERN quis minimizar o ocorrido e lidou com a situação com bom humor.

Em um curto comunicado emitido nesta sexta-feira sobre o assunto, intitulado "Incidente Pão-Pássaro no LHC", o CERN explica que "o pássaro saiu ileso, embora tenha perdido seu pão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário