SUA CONEXÃO

sexta-feira, 31 de julho de 2009

OPERAÇÃO OWARI COM 73 INDICIADOS

Polícia Federal conclui o inquérito da Operação Owari, com 73 indiciados

A ação resultou nas prisões de 42 pessoas em Dourados, Ponta Porã, Naviraí e Campo Grande
Redação TV Morena
  • Reprodução
    Sizuo Uemura é acusado de chefiar a máfia que fraudava licitações em vários municípios do Estado

A Polícia Federal concluiu nesta quinta-feira (30) o inquérito da Operação Owari, com 73 pessoas sendo indiciadas acusadas de participarem de uma esquema fraudulento de licitações, que seria comandado pelo empresário Sizuo Uemura, de Dourados. A ação resultou nas prisões de 42 pessoas em Dourados, Ponta Porã, Naviraí e Campo Grande.

O inquérito segue agora para o Ministério Público Estadual que vai verificar se existe a necessidade de novas investigações e tem o prazo de até 30 dias para denunciar os acusados a Justiça. Em seguida, o juiz analisará os documentos e decide se acata ou não a denúncia.

Apesar de concluída, a investigação da Polícia Federal segue em segredo de Justiça. O inquérito que será encaminhado ao Ministério Público Estadual vai apontar de que forma cada um dos acusados cometeu crimes como sonegação, formação de quadrilha, agiotagem, corrupção, fraudes e crime contra o sistema financeiro e a ordem econômica. As provas são baseadas em escutas telefônicas autorizadas pela Justiça.

Nos últimos dois anos, a PF monitorou os suspeitos, o que resultou nas 42 prisões. Além da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União, outros órgãos do governo federal se juntaram nos últimos dias as investigações. Um deles é a Receita Federal, que está cruzando dados para provas as fraudes contra os cofres públicos ou revelar indícios de crimes praticados pela quadrilha.

Para a Polícia Federal, a quadrilha pode ter movimento mais de R$ 20 milhões nos últimos dois ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário