SUA CONEXÃO

sábado, 1 de agosto de 2009

Mantenha seu jardim bonito o ano todo



Para isso, bastam alguns cuidados básicos, como regar, podar, adubar e dar muito amor...

Katia Deutner

Não importa a estação do ano, mas sim a atenção que você dispensa ao seu jardim. Rega, poda, adubação e muito amor fazem com que ele floresça e fique bonito durante o ano inteiro. “Plantas são ornamentos vivos, que necessitam de cuidados constantes. É como a gente, que precisa cortar a unha. Qualquer desleixo significa zebra”, brinca o paisagista Roberto Riscala, de São Paulo.

E o especialista tem toda a razão: não retirar galhos secos, matinhos que cismam em crescer no meio das flores ou jogar água demais faz com que você vá matando aos poucos suas plantas. Selecionamos alguns dos cuidados que você deve ter para manter o jardim sempre bonito. Veja se está fazendo tudo certo.

O que e onde plantar
Observe o que vai plantar. “Vivemos em um país com grande variedade climática. Uma espécie típica de clima quente não se desenvolverá bem no sul do país. O ideal é utilizar as de sua região”, ensina a arquiteta paisagista Sumara Vilas Boas, de Salvador.

Descubra o tipo de solo fazendo um teste com as mãos. Pegue um pouco da terra, umedeça-a ligeiramente e aperte entre os dedos. O arenoso deixa a sensação de rugosidade. Este solo é pobre em nutrientes e necessita de adubo vegetal bem decomposto e de folhas secas ou palha ao redor da planta para suprir essa carência. Plantas que se dão bem: aquilea, jasmim, abutilon e strelitzia.

Se a amostra que tem nas mãos for pegajosa, escorregadia e dura quando secar, o solo é argiloso. Apesar de ser rico em minerais, as raízes encontram dificuldade para crescer e romper a barreira dura que a terra forma. Para evitar isso, use adubo vegetal e canteiros elevados. Plantas que se dão bem: rosas e gerânios.

Por fim, o lodoso ou barrento é o melhor tipo de solo. No teste, deixa na mão uma sensação de talco molhado. Quase todas as espécies vão bem nesta terra, que necessita apenas de cuidados básicos.

Alimento para as plantas
“A adubação depende da espécie cultivada e do tipo de adubo. De uma maneira geral, recomendo fazer o orgânico a cada 30 dias. Mas atenção: a terra deve ser imediatamente irrigada após”, explica a arquiteta paisagista Luciana Brandão, de Curitiba.

“Sempre que puder, opte pelos orgânicos como o húmus de minhoca, esterco de gado, farinha de osso e torta de mamona”, acrescenta Sumara Vilas Boas. Adubo químico só de seis em seis meses, alerta Roberto Riscala. “Jogue bastante água depois para dissolver o produto e não matar a planta.”

Tome cuidado também com a rega. Água demais prejudica, aparecendo a podridão e aumentando as doenças. “Pouca, faz a planta murchar e morrer. Use o bom senso. O melhor é regar o jardim diariamente, pela manhã cedo ou no final da tarde”, ensina a paisagista Isabela Conrado, de Salvador. Já vaso requer menos água.

Quanto à poda e a limpeza, elas são feitas periodicamente, mas não se tiver flor ou fruto. “Eu recomendo as podas no inverno, quando as plantas adormecem, assim terão mais energia na estação seguinte para brotarem”, indica Luciana Brandão. Seu jardim agradece!


Consultoria
Roberto Riscala, telefone: (11) 3044-4049
Sumara Vilas Boas, tel: (71) 9609-3333
Isabela Conrado, tel: (71) 9916-0389
Luciana Brandão, tel: (41) 9985-2707 Leia mais sobre: jardinagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário